Autor Tópico: tem solução esse particionamento?  (Lida 3153 vezes)

Offline luisffaria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
tem solução esse particionamento?
« Online: 06 de MAR?O de 2010, 02:02 »
uso meu note assim:

Instalei primeiro o windows 7, criando 3 partições:

1 - windows
2 - Arquivos (imagens, programas, docs, etc)
3 - Multimidia (musicas e filmes)
4 - Ubuntu.

Acontece que não consigui criar swap na instalação ,tentei de tudo quanto é jeito. Então fui tentar agora pelo gparted e ele diz que não pode criar outra partição primária.

Tem algum solução?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #1 Online: 06 de MAR?O de 2010, 09:52 »
Ola compannheiro luis, num disco rigido vc pode criar somente 4 partiçoes primarias, no seu caso se vc ao criar as partiçoes marcou as 4 como primarias entao nao ha como criar mais uma partição.

A criação da partição de swap e opcional se vc tiver mais de 4gigas de memoria.

sugestao;(se tiver 4g de memoria ou mais e processador com suporte a 64 bits)

1-Windows (primaria)
2-Dados ( para colocar seus documentos, imagens musicas etc e pode ser usada para armazenar dados dos dois sistemas) (primaria)
3-Ubuntu (raiz / ) (primaria)           (Ubuntu 64 bits)
4-Home (/home) seus arquivos do Ubuntu (primaria)

Esse particinamento vai ficar bem limitado, vc  nao vai poder instalar mais nenhum sistema operativo pois as 4 primarias ja estao sendo usadas, outra sugestao e vc criar uma estendida, ai pode criar varias partiçoes logicas dentro da partição estendida.
« Última modificação: 06 de MAR?O de 2010, 09:56 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline luisffaria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #2 Online: 06 de MAR?O de 2010, 19:43 »
Hum...eu tava pensando em juntar mesmo só 1 partição pra arquivos e musicas...mas ai vou ter que formatar tudo...vou deixar pra fazer isso mais pra frente, vou ter que gravar um monte de dvd pra fazer backup =/

Eu tenho 2GB de memória, e uso o win7 64 bits e ubuntu 32 bits.

Só vi pra baixar no site o ubuntu 32 e na hora de instalar também não vi nada sobre 64 bits e já fui instalando. Mas tá beleza, eu sei que nem faz muita diferença mesmo pra mim.

Tentei criar partição estendida também e não dá. O gparted não aceita criar nenhum tipo de partição, nem estendida nas que já existem =/

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #3 Online: 06 de MAR?O de 2010, 20:46 »
Ola, se for esse o caso vc vai ter que deletar uma parição das 4 existentes para o gparted liberar a criação da partição estendida.Coloque aqui o seu esquema de particionamento para termos uma ideia e os usuarios opinarem sobre a melhor forma de aproveitamento. Se o windows estiver na primeira partição e a segunda for a que vc deixou para os seus dados e so refazer o reparticionamento criar a partição estendida e as logicas.(mas teria que reinstalar o Ubuntu)

Tente usar essa instalação sem swap 2g de memoria deve bastar para os seus aplicativos, nao tenho certeza mas da para criar essa swap se necessario dentro do sistema.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline luisffaria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #4 Online: 07 de MAR?O de 2010, 11:11 »
Ai a foto do gparted: http://img203.imageshack.us/img203/1081/capturadeteladevsdagpar.png

quando abro o gparted ele da erro na partição de música e não consigo acessar ela mais pelo linux sem reiniciar. Mas se não fizer isso da pra usar normalmente.

HD 160GB

- Partição 1: windows
- Partição 2: Arquivos (docs, imgs, etc)
- Partição 3: Músicas e Vídeos
- Partição 4: Ubuntu 9.10

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #5 Online: 07 de MAR?O de 2010, 11:21 »

Não dá para usar esses espaços não-alocados com mais de 1 GB para a swap? Já tentou redimensionar a partição do Ubuntu, deixar 1 GB extendido e colocar a partição swap nela?
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline luisffaria

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #6 Online: 07 de MAR?O de 2010, 12:00 »
não dá para usar o espaço alocado, quando tento criar já fala que não pode criar mais partições primárias. Eu separei 12gb pra instalar o linux, escolhi 10gb para o SO e deixei 2gb pra swap, mas depois de criar a partição do linux não consegui criar a de swap mais.

Aquele espaço não alocado de 1.98gb é o que eu tinha deixado para swap

Para eu tirar 1gb da partição do linux eu vou em desmontar no gparted? ou ele vai desativar a partição?

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #7 Online: 07 de MAR?O de 2010, 12:56 »
Ola vc pode usar o live-cd para redimensionar a partição em questao mas, seus dois giga de memoria nao sao suficiente para rodar os seus apicativos? com essa quantidade de memoria da para rodar ate uma maquina virtual normalmente. Faça um teste use o sistema no dia a dia e veja como ele responde as suas necessidades.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: tem solução esse particionamento?
« Resposta #8 Online: 07 de MAR?O de 2010, 13:15 »
não dá para usar o espaço alocado, quando tento criar já fala que não pode criar mais partições primárias. Eu separei 12gb pra instalar o linux, escolhi 10gb para o SO e deixei 2gb pra swap, mas depois de criar a partição do linux não consegui criar a de swap mais.

Aquele espaço não alocado de 1.98gb é o que eu tinha deixado para swap

Para eu tirar 1gb da partição do linux eu vou em desmontar no gparted? ou ele vai desativar a partição?

Nessas partições não-alocadas, dá pra criar uma partição extendida nelas? Na hora que cria uma partição, aparece um popup com as opções de sistemas de arquivos, a label, o ponto de montagem e etc. Nessas opções, tem uma para escolher se a partição vai ser primária ou extendida, daí você escolhe extendida. Depois é só criar uma partição swap dentro dessa partição extendida que acabou de criar. Tenta aí.

Citar
Para eu tirar 1gb da partição do linux eu vou em desmontar no gparted? ou ele vai desativar a partição?

Sim, para particionar alguma coisa no Gparted, tem que desmontar as partições, senão dá problema. Faça isso com um Live CD e não deixe nada montado quando estiver particionando. E lembre-se, faça essa partição de 1 GB extendida, não primária.

Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains