Autor Tópico: Alterar senha de usuario que foi esquecida (resolvido).  (Lida 8706 vezes)

Offline Wallace Dias

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Alterar senha de usuario que foi esquecida (resolvido).
« Online: 18 de Fevereiro de 2010, 17:21 »
Caros amigos,
sou iniciante neste sistema operacional (SO), tenho uma máquina com o Ubuntu 9.10 e Windows 7, já que nem todos de casa estão dispostos a sair do windows.
Solicitei que um amigo formatasse o computador e instalasse os dois sistemas num dual boot. Ele garante que não registrou uma senha na instalação do Ubuntu, que inicia diretamente num usuario com meu nome. No entanto quando acesso a internet pelo Ubuntu, ele solicita a atualização, através de um Gerenciador, mediante a senha do usuario.
Gostaria de ajuda para resolver este problema, pois tenho alguns plugins que são necessários para alguns sites e não estou tendo acesso pois não tenho a senha.
Desde já agradeço, e aguardo uma resposta.
« Última modificação: 01 de MAR?O de 2010, 13:42 por Wallace Dias »

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida.
« Resposta #1 Online: 18 de Fevereiro de 2010, 17:46 »
Não sabia que era possível instalar sem colocar senha (Ubuntu).
Bom, faça o seguinte:
Na hora da inicialização, entre no modo recovery.
Se não me engano ele te dará um shell com poderes de root.
Nessa hora, digite:
Código: [Selecionar]
passwd seu_loginDai ele vai pedir para você registrar uma nova senha.

Claro, isso tudo só será possível caso, entrando no modo recovery, você tenha um shell como root, se não, vou ter que pesquisar no google pra saber e estou meio sem tempo.

Boa sorte
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Hoegen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida.
« Resposta #2 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 15:33 »
como Bred disse nao sabia que era possivel instalar o ubuntu sem uma senha ..  mas como estava formatando uma maquina aqui em casa aproveitei e fiz um teste e realmente deu que deveria digitar uma senha foi impossivel instalar sem por uma senha ... pelo fato da senha do usuario principal ser a mesma do root se realmente nao funcionar o que o Bred disse  ..  tenta isso
1. Reinicieo)
2. Quando estiver no grub, selecione o kernel que sempre usa e aperte 'e'
3. Selecione a linha 'kernel ...' e aperte 'e'
4. No final da linha, remova o 'ro'
5. Inclua 'rw init=/bin/bash' e 'Enter'
6. Aperte 'b'

O sistema irá iniciar em modo texto já com permissão de root. Aí você executa:
# passwd nomedousuario

Depois de mudar a senha é só reiniciar.

(OBS é meio arriscado mas é unica coisa (eu acho) a se fazer se ter que reinstalar o sistema  ..
[]s
Diga Não ao windows  e SIm a software livre !!!!!

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida.
« Resposta #3 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 15:39 »
Acredito que o caso em questão é que foi configurado p/ o Ubuntu, depois de instalado com senha, fosse inicializado sem a requisição da mesma.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida.
« Resposta #4 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 15:48 »
Só para ilustrar existe na sessão dicas e truques=> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26815.0.html

Offline bred81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 971
  • HAN?!
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida.
« Resposta #5 Online: 19 de Fevereiro de 2010, 16:13 »
Então, as duas maneiras funcionam.
=)

Só uma coisa:
A senha que colocamos, na instalação não é a senha do root.
Para colocarmos senha para o root, devemos digitar:
Código: [Selecionar]
sudo passwd root[/b].
A senha que colocamos é para o nosso próprio usuário. O que o Ubuntu faz é não definir uma senha para root, mas dar permissão para executar o sudo com o usuário que criamos ao instalar o sistema.
O que o Mario foi fazer no pscicólogo?
- Ele estava passando por uma fase difícil...

Offline Kleyton Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Einstein : SUCESSO = PRAZER + MUITO TRABALHO
    • Ver perfil
Re: Alterar senha de usuario que foi esquecida (resolvido).
« Resposta #6 Online: 03 de Setembro de 2010, 18:11 »
retirado do Blog: http://linuxnakbca.blogspot.com/2010/09/como-recuperar-senha-root-esquecida-no.html


Podemos nos encontrar na situação de perda ou esquecimento da senha de superusuário ou root que tínhamos criado na instalação do Ubuntu: agora não se pode administrar o sistema.

No título do tutorial está escrito "recuperar”, mas realmente o que vamos a fazer é "trocar a senha", porque a maioria das preguntas que me fizeram foi assim. Portanto, isso melhorará na hora da busca.


Vamos à ação:
1)Ao iniciar o computador (na tela do GRUB), selecionamos iniciar em modo recovery (ou modo de recuperação).
Nota: para os que iniciam o Ubuntu diretamente (sem partição no HD), sem poder ver a tela do GRUB: depois de carregar a placa-mãe ,aperte Esc, se não funcionar aperte shift para entrar no menu do GRUB.
No menu do Grub que aparece, escolha recovery mode (modo de recuperação)

2)No submenu que aparece, escolha "netroot" (para colocarmos como superusuario sem senha. )
Agora, troque sua senha executando no Terminal o comando:
sudo passwd teu_nome_usuario

3)Tecle Enter e escreva sua nova senha. Não se verá nada na tela, mas não se preocupe porque na realidade está escrevendo

4)Aperte enter e volte a escrevê-la


5)Reinicie o computador com o comando:
sudo reboot

Aperte enter e reinicie seu Computador de forma normal, com seu nome de usuário e a nova senha.

E com isto já solucionamos o problema !

Nota 1: Não esqueça de anotar ou, melhor ainda, gravar na cabeça a senha para que não passe outra vez por essa situação.
Nota 2: Isso é, para mim, uma falha do Ubuntu que tem priorizado a "COMODIDADE" para os usuários esquecidos à "SEGURANÇA".
Uma opção é desabilitar a opção "netroot". Porém,  "netroot" também é muito útil para resolver problemas do nosso sistema quando não podemos acessar a ele, como por exemplo, quando falha as X(gráfica), quando tentamos instalar algum driver ou criar el archivo /etc/X11/xorg.conf para configurar as X (muito comun) ...etc
« Última modificação: 03 de Setembro de 2010, 18:13 por Kleyton Lopes »
Kleyton Lopes -> Sucesso= Trabalho+Prazer (Einstein)