Autor Tópico: Como conviver bem com vários ambientes gráficos?  (Lida 7936 vezes)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Como conviver bem com vários ambientes gráficos?
« Online: 09 de Fevereiro de 2010, 23:49 »
Ola todos.
Uso o Ubuntu Studio 9:10, que vem com o Gnome como ambiente gráfico.
Instalei um pacote de vários ambientes gráficos:
- Kde;
- Openbox;
- Lxde.

e pergunto:
Como conviver bem com vários ambientes gráficos?
Preciso de algumas dicas, para evitar problemas com a duplicação de atalhos e icones.

No meu caso o Lxde, esta tendo um bom comportamento, tem somente alguns atalhos duplicados.
No caso do KDE, me parece instável, o menu esta muito dificil de usar, muito dificil de selecionar algo, quando tem um aplicativo aberto na tela.
E alguns aplicativos parecem congelar na tela.

Como primeira norma que penso ser útil, é de só instalar programas novos pelo Gnome, exceto alguns aplicativos que são exclusivos dos outros ambientes.
O que mais devo fazer para que tudo fique em harmonia.
Existem algumas regras que devemos seguir?
Que cuidados devo ter?
Se excluir alguns atalhos duplicados posso ter problemas?
Ou para deixar cada ambiente do seu jeito, tenho que editar os atalhos em cada ambiente? ou posso ter problemas fazendo isto?
Pois a estrutura (sistema, administração, aplicativos etc.) de cada ambiente é diferente, tem com padronizar?
Estou pensando em usar o padrão do gnome.
Como o linux oferece esta diversidade de opções, quero sempre ter vários ambientes gráficos, e penso até em instalar mais outros ambientes.
Ou o uso de vários ambientes pode comprometer o desempenho do micro?, pois alguma coisa pode ser carregada a mais?

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: Como conviver bem com vários ambientes gráficos?
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2010, 22:18 »
Opa rapaz, esse assunto me interessa e ja tenho a primeira dica:
tenha um usuário para cada ambiente gráfico: eu, por exemplo tenho o usuário marcos que usa o gnome e quando instalar o KDE vou criar o usuário markos com privilegios de administração eu tinha também um desktop do xfce e usava junto com o gnome no mesmo usuário porque alguns colegas nossos disseram que os dois ambientes gráficos se harmonizam bem embora eu tivesse um problema com o cairo-dock e o xfce estivesse ficando pesado e inchado como o gnome, pretendo instalar o lxde(Lubuntu-desktop) e ainda vou saber se é melhor ter esse ambiente em outro usuário ou se ele é compatível com kde ou gnome. Mesmo parecendo desnecessário e ainda digo a escola do ambiente gráfico deve ser feita na tela do GDM, ou seja, o gnome é quem "entrega" o ambiente gráfico para o usuário. Boa aventura e mantenha contato.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline Xterminator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.279
    • Ver perfil
Re: Como conviver bem com vários ambientes gráficos?
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 07:24 »
Experimente aprender a lidar com os arquivos .desktop.
existe uma opção nele que serve para isto.

OnlyShowIn=

OnlyShowIn=GNOME <--só no gnome
OnlyShowIn=GNOME;LXDE <--no gnome e no lxde, mas não no kde nem no xfce

as opções válidas estão em.
http://standards.freedesktop.org/menu-spec/latest/apb.html

Acho que é a forma mais Inteligente.


Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Como conviver bem com vários ambientes gráficos?
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 10:37 »
As duas dicas são boas.
Obrigado.
Vamos aguardar para ver se tem mais dicas.