Autor Tópico: Adobe Reader 9.3 no Windows 7  (Lida 4740 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Adobe Reader 9.3 no Windows 7
« Online: 02 de Fevereiro de 2010, 00:46 »
Hoje de manhã, no fórum Religião Terra, o professor indicou Os Lusiadas para a leitura, ele sugeriu vários links, e eu peguei logo o primeiro, http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1870

Mas o Adobe Reader 8.3 no Windows 7 não conseguiu abrir o arquivo. Pensei que se tratasse de incompatibilidade, assim desinstalei e instalei o Adobe 9.3 para o Windows 7. Mas o problema persistiu.

O Ubuntu também não conseguiu abrir o arquivo. Fiz um novo download, agora com o Firefox. O Ubuntu conseguiu abrir o arquivo com o seu Visualizador de Documentos, e assim pedi para ele copiar o arquivo no Desktop do Windows. E lá, o Adobe Reader conseguiu abrir o documento, sem maiores problemas.

Esse é um bom exemplo de como o Ubuntu pode ajudar o Windows a ser mais produtivo, aonde o Windows falhar, peça socorro para o Ubuntu. Bem melhor seria se pudesse ficar apenas com o Ubuntu e esquecer o Windows: o problema é que o Windows é passagem obrigatória para eu converter o .pdf em .txt, e de lá converter em arquivo Stanza para finalmente ler Os Lusíadas de forma mais confortável na pequena tela do iPhone.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Adobe Reader 9.3 no Windows 7
« Resposta #1 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 12:59 »
meio estranho isso, como estou s/ poder acessar meu desktop em dual, ñ dá p/ eu testar isso no windows.
mas talvez possa esse .pdf ter sido feito numa versão ñ compatível c/ a versão do adobe reader usada por vc no windows.

qto a conversão de .pdf p/ .txt no ubuntu faça uma pesquisa no google, de cara achei uns 2 links. só ñ pesquisei do .txt p/ o stanza.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Adobe Reader 9.3 no Windows 7
« Resposta #2 Online: 02 de Fevereiro de 2010, 22:21 »
Seguindo a sugestão de procurar um conversor pdf para txt no Ubuntu, encontrei a página http://shibuvarkala.blogspot.com/2008/11/howto-convert-pdf-to-txt-in-ubuntu.html

Primeiro, ele orienta a instalar o aplicativo

$ sudo apt-get install poppler-utils

Depois ele dá um exemplo de sua utilização:

$ pdftotext abc.pdf xyz.txt

Mesmo que eu use o Windows há mais de vinte anos, a verdade é que a cada nova versão eu fico perdido com a estrutura dos arquivos. O Ubuntu é um caos. Assim, apelei para o velho DOS:

$ dir

Ele fez uma listagem das pastas e dos arquivos, e tudo me levou a crer que tudo o que vejo na Pasta Pessoal é o que antigamente chamávamos de Diretório Raiz. Ou seja, o exemplo da utilização do comando pdftotext faz sentido. Só que o resultado é pior do que o Stanza tentar importar diretamente do pdf. O melhor resultado é pedir para o Adobe do Windows exportar como txt, depois o Stanza importa o texto. Não há uma versão Stanza para o Linux, e no mundo do Windows tanto o Adobe Reader (versão de consulta) bem como o Stanza são aplicativos gratuitos. Ou seja, para quem tem um iPhone 3G é obrigatório ter o Windows ou o Mac - no mundo do Linux, há milhares e milhares de páginas tentando conectar o Linux no iPhone, eu tentei pegar uma delas, e o comando "mount" e "deb" não funcionam. Enfim, uma pesquisa leva a outra, e isso consome muito, mas muito tempo, e isso que faz o Windows atrativo: R$ 400,00 é muita grana, mas para quem já perdeu vários fins de semana no Google e nos fóruns do Linux, começa a se dar conta que a Microsoft não é tão malvada como muitos pintam por aqui.