Autor Tópico: O Netbook da Acer e o Ubuntu 9.10  (Lida 4255 vezes)

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
O Netbook da Acer e o Ubuntu 9.10
« Online: 14 de Fevereiro de 2010, 22:36 »
Finalmente o preço do micro chegou no patamar do aceitável: R$ 1.200,00 - é o Acer Aspire One. A tela tem 10 polegadas, mas brilha bem mais que a tela do iPhone, mesmo sem a fonte. Ele não tem leitor de CD, e por isso pesa apenas 1 kg. Com autonomia de 2 horas (ou até 3 horas, depende do uso), ele traz como interface o famoso Windows XP.

Comprei esse netbook com a intenção de estudar a rede do Ubuntu. Foi um completo desastre, mas como já perdi o Ubuntu um monte de vezes, eu fiquei menos amador: consigo reinstalar sem afetar o Windows. O Windows sim que é um desastre na hora de reinstalar.

O problema do Ubuntu é o mesmo do Windows. Todas as máquinas são diferentes. Para tentar montar a rede, tentei utilizar o netbook com o meu velho Tablet tx2075br da HP, o seu touchscreen não funciona há mais de um ano. O Ubuntu e o netbook da Acer se deram muito bem, conseguiu instalar a conexão sem fio na Internet sem precisar de nenhum driver restrito. Já no Tablet, o Ubuntu pediu um driver da famigerada Broadcom e mais um outro para melhorar a resolução na tela, o Nvidia ou coisa parecida.

Para botar o Ubuntu no netbook contei com a ajuda de uma peça de museu, um leitor externo de DVD da IBM, ele é barulhento e muito lento, mas conseguiu instalar o Ubuntu ao lado do XP, depois que configurei o BIOS para ler primeiro o CD e depois o HD. Creio que é possível instalar de outra maneira, usando um Ubuntu já instalado no micro e criar uma imagem num pendrive, isso ainda não tentei fazer.

Mas se você está bem longe do roteador e não tem saco para ir até lá para instalar o driver wireless na Internet através do cabeamento, aqui vai uma boa dica: No menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic, você seleciona Configuração > Repositório, e lá você marca a opção de obter a instalação dos drivers que estão no CD. Feito isto, você seleciona Sistema > Administração > Drivers de Hardware, e lá você seleciona o driver da Broadcom (é claro, isso se você tiver um tablet tx2075 da HP). Essa é a maneira inteligente de instalar a Internet sem fio, sem precisar da própria Internet (a falta dessa opção é que me fez desistir da OpenSuse há muito tempo atrás).

Depois da instalação, eu recomendo um texto desse fórum para configurar o seu Ubuntu:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58376.0.html

Mas atenção: o Ubuntu usa cálculos diferentes para particionar o HD. No Tablet, onde tenho dezenas de aplicativos pesados que dão suporte ao iPhone, o Ubuntu só usou uma partição de 30 gb. No netbook da Acer, ele devorou a metade do HD, 70 gb. Claro que você tem a opção de apagar o Windows e deixar tudo para o Ubuntu. Mas, no meu caso, que fui muito infeliz com o Samba, acabei desestabilizando o Ubuntu das duas máquinas ao mesmo tempo, preciso do XP para me conectar na rede local. Por isso, para mim, a melhor opção é dual boot.

O Ubuntu é ótimo para quem só precisa de editor de texto, planilha, apresentação, mp3 player, Internet e dvd player. Mas para quem usa o banco de dados do porte do MS Access e a velha conhecida rede Windows, o melhor é ter os dois ao mesmo tempo, até encontrar alguém que lhe ensine como montar um banco de dados e uma rede local sem fio através do Ubuntu sem detoná-lo.

------------------- PS
Pessoal, desculpe a minha redação. O texto ficou muito ruim: o texto parece desabonar o netbook da Acer e o Ubuntu, quando a intenção era de aplaudir. Além de usuário amador, também sou cronista amador.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 23:00 por Frank K Hosaka »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: O Netbook da Acer e o Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 22:42 »
@Frank

Quanto ao ms access, não tem jeito, tem que usar o windows (ou tentar rodá-lo precariamente via WINE). Agora montar rede, o que quer dizer? Se for compartilhar com outra máquina windows, basta usar o samba. Quanto à rede sem fio, eu instalei o Ubuntu 10.4 (anteriormente era a versão 9.04) no Acer Aspire One da minha esposa (ssd 8 GB / tela 8.9) e no modo 'live' (usb) ele já ativava o adaptador wireless e se conectava ao meu roteador wireless sem problemas. Não vejo qual a dificuldade maior em usar o Ubuntu com esse netbook. ;)

Danpos.

Offline Frank K Hosaka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: O Netbook da Acer e o Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2010, 22:48 »
Desculpe a minha redação, mas tentei dizer que a relação do netbook da Acer e do Ubuntu é a melhor. Eu não precisei fazer absolutamente nada, o Ubuntu fez tudo sozinho. Quanto ao Samba, eu sei que ele funciona, mas eu sinceramente preciso de mais suporte. Estou acostumado com o Windows que vê a rede como uma mão dupla, mas tentativas que fiz com o Samba, tudo indicava que só poderia ter um servidor e um monte de clientes. Foi uma semana dura para mim, apanhei muito com o Samba. Não quero menosprezar o trabalho do Samba, eu só quis dizer que apanhei muito e até perdi o Ubuntu, outra vez. Há muita coisa nessa área que ainda não consigo enxergar. Há muitos exemplos que executo e não funcionam, e eu fico sem saber o que fazer. De teimoso, eu tento utilizar as linhas seguintes, e aí é que o Ubuntu fica instável.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2010, 22:53 por Frank K Hosaka »

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: O Netbook da Acer e o Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 15 de Fevereiro de 2010, 00:08 »
@Frank

OK, entendido. Com relação ao samba, eu também tive problemas, os quais foram resolvidos com a instalação do system-config-samba: sudo aptitude install system-config-samba. Ele instala uma GUI que você configura quem/é/quem nos sistemas linux/windows e o programa faz os ajustes nos scripts necessários.

Danpos.