Autor Tópico: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10  (Lida 6827 vezes)

Offline wribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:52 »
A versão 3.6 do Firefox foi lançada em 21/Jan com uma série de novidades e aprimoramentos.
Já está disponível para download no portal do Mozilla, mas para o Ubuntu, a recomendação é de que aguardemos as atualizações disponibilizadas pela Canonical.
A pergunta é: alguém sabe quando isso vai ocorrer?
 :-\
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 12:13 por wribeiro »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 27 de Janeiro de 2010, 11:53 »
Favor tirar a caixa alta do seu texto.

E a resposta deve ser: Quando sair o 10.04 LTS, pois a Canonical (acertadamente) não muda versão de software dentro de nenhuma versão do Ubutnu.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline wribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:23 »
Favor tirar a caixa alta do seu texto.
A caixa alta na palavra quando era apenas um grifo. Ok, foi substituído.

E a resposta deve ser: Quando sair o 10.04 LTS, pois a Canonical (acertadamente) não muda versão de software dentro de nenhuma versão do Ubutnu.
A Canonical altera sim a versão de diversos programas dentro da mesma versão do SO, até mesmo versões do kernel. Felizmente a organização dos pacotes permite essa flexibilidade, o que é extremamente benéfico para os usuários.
O que talvez possa existir é um tempo para a adequação dos novos pacotes e alguma maturação do release dentro do Karmic em ambiente de testes por precaução.
A pergunta permanece: alguém sabe quando o Firefox 3.6 estará disponível no Ubuntu 9.10?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:31 »
Desculpe, mas não altera não. Ela faz atualizaçẽes de segurança, mas dentro de uma mesma versão. Tipo assim, o Firefox que veio no 9.10 foi o 3.5.5 (não lembro exatamente qual) e já esta no 3.5.7, mas não vai ao 3.6.

O kernel é a mesma coisa. Veio o 2.6.31.16 e já esta no 2.6.31.18, mas não vai ao 2.6.32.

E quando quiser dar enfase em alguma coisa use negrito, itálico, sublinhado e etc.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2010, 12:56 »
Se quiser usar a versão 3.6, baixa o pacote do site da Mozilla, descompacta em alguma pasta e executa o arquivo firefox.

Offline wribeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:03 »
Não atualizar versões de software significa não poder contar com os recursos do 3.6 até abril/2010 ?
Penso que isso é algo a ser revisto, os usuários precisam de mais agilidade. Agora entendo a política de lançar 2 versões do Ubuntu por ano, menos que isso seria insuportável!

Bem, pra quem quiser se aventurar e instalar o Firefox 3.6 por conta própria é só seguir os passos do link abaixo:
http://www.ubuntugeek.com/how-to-install-firefox-3-6-in-ubuntu-karmicjauntyintrepidhardy.html
Importante: será instalado o último release disponível (3.6.x) em versão beta, não a versão estável (3.6), logo há que ser ter muito cuidado.
Fiz isso em uma máquina virtual, deu certo. Instalou a versão 3.6.1pre, com o nome Namoroka (estranho, mas funciona)

Boa sorte!



Offline novogaroto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 27 de Janeiro de 2010, 13:47 »
Eu usei o ubuntizilla para atualizar para a versão 3.6,que tá rodando super bem no meu computador,
  o único problema e que até agora não consegui fazer o java funcionar nessa versão do firefox.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 27 de Janeiro de 2010, 14:11 »
Esse tipo de posição da Canonical para mim mostra seriedade na forma como ela trata o Ubuntu. ficar fazendo atualizações maiores e que podem influenciar outros pacotes pode trazer alguma instabilidade ao sistema.

Esta forma de trabalhar, junto a existência das versões LTS são muitas vezes motivos preponderantes que fazem empresas escolherem o Ubuntu como plataforma para desktops.

Eu até instalei aqui o Firefox 3.6 (ainda não testei), e executei os seguintes passos:

  • 1o.) Faça download do Firefox
  • 2o.) Descompacte o arquivo baixado:  
    Citar
    tar jxvf firefox-3.6.tar.bz2
  • 3o.) Mova a pasta que acabou de descompactar para /usr/share renomeando-a para Firefox36. Para isso será necessário usar o sudo:
    Citar
    sudo mv firefox /usr/share/firefox36
  • 4o.) Acertando os plugins:  
    Citar
    cd /usr/share/firefox36; mv plugins   plugins_OLD; ln -s /usr/lib/firefox/plugins
  • 5o.) Criando um atalho para o novo firefox (aqui também será necessário usar o sudo):  
    Citar
    sudo gedit /usr/share/applications/firefox36.desktop
  • 6o.) Conteúdo do arquivo editado no item anterior:  
    Citar
    [Desktop Entry]
    Version=1.0
    Name=Firefox 3.6
    Comment=Navegue pela internet com o Firefox 3.6
    GenericName=Web Browser
    Exec=/usr/share/firefox36/firefox %u
    Terminal=false
    X-MultipleArgs=false
    Type=Application
    Icon=firefox-3.5
    Categories=GTK;Network;
    MimeType=text/html;text/xml;application/xhtml+xml;application/xml;application/vnd.mozilla.xul+xml;application/rss+xml;application/rdf+xml;image/gif;image/jpeg;image/png;
    StartupWMClass=Firefox
    StartupNotify=true
  • 7o.) Salve o arquivo e teste o atalho em Aplicações > Internet > Firefox 3.6

Esta dica foi adaptada do tuto do Hamacker: Firefox RC’s no Ubuntu

Algumas ponderações:

  • Se você segui-la fielmente o Firefox será capaz de atualizar assim como é feito no Windows;
  • Alguns complementos que você já tem podem não funcionar corretamente nessa versão;
  • Para os mais pacientes. Muito provavelmente daqui um tempo existirá a opção de instalar o Firefox 3.6 através de algum repositório não oficial (recomendo esperar);
  • Nos padrões normais do linux um vírus, trojan e etc só infectaria o próprio usuário que acessa a internet, porém como o diretório do Firefox (seguindo as dicas) possui direitos de escrita para o usuário que o instalou, algum arquivo malicioso poderia causar problemas de forma mais ampla. Mas entenda que não estou falando de vírus para Linux, e sim algum programa malicioso que fosse infectar o Firefox.
  • Faça por sua conta e risco, e se der errado nem me conte.  :P

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 14:34 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline spycode

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 27 de Janeiro de 2010, 17:26 »
ae galera criei um topico co os pacotes do firefox 3.6 pro ubuntu

não é oficial
mas quebra um galho até la

tai nos topicos dos aplicativos

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,62143.0.html

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 28 de Janeiro de 2010, 00:20 »
[...] a Canonical (acertadamente) não muda versão de software dentro de nenhuma versão do Ubutnu.

Eu pensava (acho que li em algum lugar) que marcando, em Canais de Software, a opção "Atualizações sem suporte (karmic-backports)" faria com que versões novas tipo esta 3.6 do Firefox fossem instaladas. Não é isto que acontece? Se não for, para que serve marcar esta opção de backports?

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Gato Preto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
  • No escuro todo gato é preto.
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 28 de Janeiro de 2010, 07:38 »
[...] a Canonical (acertadamente) não muda versão de software dentro de nenhuma versão do Ubutnu.

Eu pensava (acho que li em algum lugar) que marcando, em Canais de Software, a opção "Atualizações sem suporte (karmic-backports)" faria com que versões novas tipo esta 3.6 do Firefox fossem instaladas. Não é isto que acontece? Se não for, para que serve marcar esta opção de backports?

Um abraço.

Essa foi boa e eu faço a mesma pergunta.
Linux User since 1998
Linux Counter #402810

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:05 »
O @novogaroto disse e eu também recomendo usar o ubuntuzilla, mais seguro e pratico, e ele ainda avisa quando ouver novas atualizações disponíveis!! :)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #12 Online: 28 de Janeiro de 2010, 08:23 »
..........
E a resposta deve ser: Quando sair o 10.04 LTS, pois a Canonical (acertadamente) não muda versão de software dentro de nenhuma versão do Ubutnu.

concordo plena/
mas quem quiser ativar a instalação pelos repositórios por sua conta e risco, segue essa dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-Firefox-3.6-no-Ubuntu
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 08:31 por rjbgbo »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #13 Online: 28 de Janeiro de 2010, 09:33 »
mas quem quiser ativar a instalação pelos repositórios por sua conta e risco, segue essa dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-Firefox-3.6-no-Ubuntu
Vale lembrar que essa versão "Shiretoko" não é compatível com o novo orkut e mais um monte de coisas!!! "pelo menos aqui não foi!! ;D"
Novamente recomendo o ubuntuzilla! :)


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10
« Resposta #14 Online: 28 de Janeiro de 2010, 10:16 »
mas quem quiser ativar a instalação pelos repositórios por sua conta e risco, segue essa dica: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Instalando-o-Firefox-3.6-no-Ubuntu
Vale lembrar que essa versão "Shiretoko" não é compatível com o novo orkut e mais um monte de coisas!!! "pelo menos aqui não foi!! ;D"
Novamente recomendo o ubuntuzilla! :)


[]'s


Alyscom

obrigado pelo conselho
e é por isso que sigo os conselhos técnicos dos mais experientes do fórum, como nesse caso aqui o do clcampos.
ñ sei o que é grds dores de cabeça nas minhas instalações, salvo pequenas coisas facil/ resolvidas ou c/ as devidas atualizações do Ubuntu.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469