Autor Tópico: Playstation 3 rodará Linux, afirma Sony.  (Lida 4604 vezes)

CoraxX

  • Visitante
Playstation 3 rodará Linux, afirma Sony.
« Online: 13 de Maio de 2006, 16:30 »
Espia a matéria

 :arrow: Playstation 3 rodará linux, afirma Sony
12/05/2006 às 17:37:51 por Fabio Fonseca


Em mais um aparente ato de esquizofrenia da empresa, foi noticiado no site japonês Impress Watch que o PS3 rodará “nativamente” linux. Além disso, o desenvolvimento caseiro de games será apoiado pela companhia.

A notícia pode parecer estranha para muitos devido aos vários atritos entre a Sony e desenvolvedores independentes no PSP. Em uma briga de gato e rato, para cada nova atualização de firmware lançada para bloquear o funcionamento de aplicações não autorizadas pela Sony, uma horda de programadores lança novas versões de seus softwares para continuarem compatíveis com o sistema operacional do aparelho.

É difícil dizer se isto será uma oportunidade para os programadores de jogos caseiros continuarem seu trabalho no PSP, mas suas técnicas poderão brilhar no Playstation 3. Nas palavras de Izumi Kawanishi, executivo da empresa, o aparelho servirá como plataforma de aprendizado para desenvolvedores que se interessam em aprender as técnicas necessárias para programar em um console de nova geração. Entretanto, não haverá qualquer tipo de suporte técnico e o programador deverá buscar auxílio na internet ou com colegas.

Ainda não foi dito se os jogos produzidos no Linux para PS3 poderão ser distribuídos livremente ou por algum meio aprovado da Sony - ou se haverá alguma espécie de comunidade oficial, a exemplo do Linux para PS2. Não há notícias sobre portabilidade para outras versões do Linux ou se poderá ser feita a transferência de jogos por memory cards.



Fonte: http://www.gametv.com.br/story.show.chain?story.id=2250


Alguem se habilita a criar jogos pro PS3?