Autor Tópico: Reparticionar Partição Principal  (Lida 1929 vezes)

Offline Jarraum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Reparticionar Partição Principal
« Online: 06 de Janeiro de 2010, 15:38 »
Seguinte, estou com um problema de espaço na partição principal, meu hd tem 80 gigas, e a partição do SO Ubuntu 8.04, está com apenas 7 ggas, e tá começando a faltar espaço, principalmente por ter mais de 1 usuário, só que como fazer para reparticionar a partição principal?

Como fazer pra desmontar e ampliar esta partição?
Detalhe que estou sem leitor de cd, mas estou tentado fazer um xubuntu com boot pelo pen drie, se este for a forma mais simples pra reparticionar.
Sera que aumentando esta partição, ira afetar algo no SO?
agradeço a ajuda.
valeu

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Reparticionar Partição Principal
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2010, 10:13 »
Pra mudar o tamanho da partição do sistema vc tem que dar boot com o cd ou um pen drive do Ubuntu com o programa GParted, pois a partição não pode estar montada na hora de redimensionar a mesma. Vc tem que criar primeiro um espaço não-alocado (ou não particionado) e depois colocar esse espaço na partição do Linux. Por exemplo, digamos que vc tenha (dual boot) no seu hd de 80GB uma partição de 40GB para o Windows com espaço livre de uns 15GB; vc pode tirar, digamos, 10GB desse espaço livre e transformá-lo em espaço não-alocado e que depois vc pode inserir na partição do Linux que vc quer aumentar. Tudo isso é na base do Redimensionar Partição do programa GParted.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Jarraum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: Reparticionar Partição Principal
« Resposta #2 Online: 11 de Janeiro de 2010, 13:25 »
certo, só tenho então que conseguir criar o LivePenDrive, pois meu leitor de cd não
obrigado