Autor Tópico: Retirar exibição de kernel antigo do boot no grub 1.97.  (Lida 2790 vezes)

Offline isabelgobbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 154
  • aprender Linux +command line + segurança redes
    • Ver perfil
Retirar exibição de kernel antigo do boot no grub 1.97.
« Online: 01 de Janeiro de 2010, 08:57 »
Oi gente.

Eu queria ficar com o menu de boot só com o último kernel, modo recovery desse kernel e um mem. teste (eu tenho 2 mem. teste, um com 500 e alguma coisa e não sei qual é o certo), tenho mais o Xp  que eu  já coloquei para inicializar com ele (minha irmão usa meu Desktop além do notebook dela e nem quer ouvir falar em Linux), já aumentei o timeout para dar tempo de de mudar onde entrar no boot.

O que irrita é aquela lista crescente de kernel antigo mais o modo recovery do kernel antigo, além de ter dois mem. teste e  nem sei qual é o certo.

Não sei se dá para fazer isso naquele arquivo do .grub que se usa ao invés do menu.lst.

Sei que depois tem de fazer update-grub no terminal.

Já li alguns tutorias mais a burrinha aqui já andou fazendo tanta besteira que sem ajuda especial não quero  mexer e detonar o sistema.

Além de velha e meio newbie tem muita coisa que leio e não entendo direito, isso aconteceu nos tutoriais sobre esse grub 1.97.

Ainda não sei o que significa splash nem inode também.

Dicas boas eu agradeceria muito, mão não fiquem me  enviando para ler tutorial complicado ??? :-[ :'(.

Obrigada desde já, mesmo que ninguém responda.

« Última modificação: 01 de Janeiro de 2010, 09:01 por isabelgobbo »
Isabel ,Desktop: MB Asus 85B-Plus,Processador Intel Core i5-4430, 1º HD Sata II Seagate 500 GB,2º HD Sata II 500GB, Vga GeForce 9500GT, 4 GB DDR3-1600, ODD Opticart, Fonte Corsair VX 450W, Monitor AOC LED 22", Gab. Cooler Master 450 Silencio, Ubuntu 18.10 64 , Win. 7 Pro 32 bits; Debian 7.1, 32 bits

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Retirar exibição de kernel antigo do boot no grub 1.97.
« Resposta #1 Online: 01 de Janeiro de 2010, 17:23 »
Entre no Synaptic, pesquise pela versão do kernel antigo e desinstale tudo dele.

Cuidado para não desinstalar o kernel atual também.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Retirar exibição de kernel antigo do boot no grub 1.97.
« Resposta #2 Online: 01 de Janeiro de 2010, 18:09 »
Se você quer remover definitivamente os kernels antigos e não apenas retirá-los da lista do grub, faça como o clcampos falou, ou seja, vá no menu Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic e na janela que abrir procure pelos pacotes referentes aos kernels antigos e depois clique neles com o botão direito do mouse e escolha a opção remover completamente (isso com cada um dos pacotes que estão instalados, o quadrado verde na frente do nome indica que aquele pacote está instalado no seu sistema) depois disso é só clicar no botão Aplicar do Synaptic para que eles sejam removido. Depois disso o grub irá mostrar só o kernel mais recente instalado, além do seu windows.

Para ficar mais claro suponhamos que vc tenha aí as seguintes versões de kernel:

2.6.31-13-generic
2.6.31-14-generic
2.6.31-15-generic
2.6.31-16-generic


então os nomes de pacotes que vc teria de procurar no Synaptic para remover seriam os:

linux-image-2.6.31-13-generic
linux-headers-2.6.31-13
linux-headers-2.6.31-13-generic

linux-image-2.6.31-14-generic
linux-headers-2.6.31-14
linux-headers-2.6.31-14-generic

linux-image-2.6.31-15-generic
linux-headers-2.6.31-15
linux-headers-2.6.31-15-generic



Como disse antes, depois de selecionar todos e marcar para remoção completa, basta clicar no botão Aplicar do Synaptic que ele irá remover estes pacotes aí e de quebra atualizar seu grub. Lembre-se de ter cuidado e não mandar ele remover o kernel em uso ou algumas de suas dependências ok.


Particularmente gosto de deixar sempre pelo menos um kernel anterior ao mais atual, pois vai que o kernel mais novo não funciona adequadamente ou ocorre algum erro posterior nele (algum corrompimento) e então eu tenho um kernel antigo de reserva para entrar no sistema e resolver o caso. Agora apesar de deixar um kernel antigo instalado no meu sistema, eu retiro ele do grub fazendo exatamente com explico aqui neste link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg328355.html#msg328355

mas para que vc não tenha que ficar alterando o arquivo grub.cfg toda vez que instala uma nova versão do kernel (principalmente aqueles valores de tempo de espera e de qual sistema operacional ser o padrão caso a pessoa no tempo de espera não escolher um para entrar) veja o que o usuário Nossile  falou neste link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg328373.html#msg328373


PS: veja este link aqui também que é muito bom sobre o assunto grub2:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,58947.0.html
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 12:14 por alarcon »

clodoaldops

  • Visitante
Re: Retirar exibição de kernel antigo do boot no grub 1.97.
« Resposta #3 Online: 03 de Janeiro de 2010, 17:41 »
Eu uso o StartUpManager desde o ubuntu 8.04 p/ configurar meu boot.
Vc pode instala-lo pelo synaptic
Despois vc abre o programa e escolhe qual SO será o primeiro a abrir, escolhe qto tempo de espera
E na aba avançado vc seleciona qtos kernels ficam expostos no boot , e pode desativar o mentest e recovery
Eu deixo apenas um kernel e o vista no meu nobo.
http://www.guiadohardware.net/dicas/startup-manager.html