Autor Tópico: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t  (Lida 5439 vezes)

Offline gedimar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Olá à todos,
Eu instalei o ubuntu 9.10 no meu notebook acer aspire 4810t-8645, mas não estou conseguindo utilizar minha webcam nem meu microfone. eu já testei vários mensageiros instantâneos como o amsn, o emesene, o galaxium, o empathy e  o skype, destes apenas com o skype a pessoa que estava conversando comigo consegui ver a minha imagem e ouvir uma chiadeira.Foi tudo o que eu consegui.
só pra adiantar, já tentei configurar o alsa mixer e o gnome alsa mixer, é tudo que eu encontrei de solução que eu consegui acompanhar.
Fico no agurado, e desde já obrigado,

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #1 Online: 30 de Dezembro de 2009, 20:52 »
sobre o som sugiro ver o tópico do Tota sobre o pulseaudio, que já vem por padrão no Ubuntu 9.10 - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56641.0.html

qto sua webcam:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=5352.0
https://answers.launchpad.net/ubuntu/+faq/785

Acho que é só uns ajustes p/ vc.
Dei uma olha pelo Google na configuração do seu notebook, c/ pl. de vídeo Intel - http://shopping.uol.com.br/notebook-acer-aspire-4810t-8645-intel-core-2-solo-14-1-4ghz-4gb-320gb_1918822.html
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gedimar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2009, 23:59 »
olá rjbgbo,
eu segui a sua dica pra tentar, resolver o problema do meu som, ( sendo que o problema resume-se apenas ao microfone) segundo a dica do tota, deve-se instalar o pulse audio, me parece ser um centralizador das configurações do som do ubuntu
mas infelizmennte (à menos que eu naum esteja conseguindo configurá-lo corretamente) tudo o que eu consegui foi aumentar ou diminuir a chiadeira, do meu som, quando gravo algum arquivo dde som ou quando uso o som no skype, além disso o pulse áudio, é um programa que tem apenas alguns recursos à mais do que os que já vem no ubuntu 9.10. mexi bastante nas suas configurações mas nada de conseguir capturar a minha voz, apenas aquela chiadeira.
quanto ao meu vídeo, eu segui uma dica pra instalá o cheese pra ver se ela tava funcionando, e com o cheese eu consegui usá-la.
mas com o amsn naum deu de jeito nenhum.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #3 Online: 31 de Dezembro de 2009, 07:33 »
gedimar, sobre o amsn, tente o emesse, ele também tem suporte somente a vídeo assim como o amsn, e é mais fácil.
veja que te falei que o pulse audio, já vem como padrão no Ubuntu 9.10

faça o seguinte, pelo terminal, digite lspci e digite aqui o resultado p/ vermos tua pl. de som.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gedimar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #4 Online: 31 de Dezembro de 2009, 22:47 »
gedimar@gedimar-laptop:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Memory Controller Hub (rev 07)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:02.1 Display controller: Intel Corporation Mobile 4 Series Chipset Integrated Graphics Controller (rev 07)
00:1a.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #4 (rev 03)
00:1a.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #5 (rev 03)
00:1a.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #2 (rev 03)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 1 (rev 03)
00:1c.1 PCI bridge: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) PCI Express Port 2 (rev 03)
00:1d.0 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #1 (rev 03)
00:1d.1 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #2 (rev 03)
00:1d.2 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #3 (rev 03)
00:1d.3 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB UHCI Controller #6 (rev 03)
00:1d.7 USB Controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) USB2 EHCI Controller #1 (rev 03)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev 93)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation ICH9M-E LPC Interface Controller (rev 03)
00:1f.2 IDE interface: Intel Corporation ICH9M/M-E 2 port SATA IDE Controller (rev 03)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) SMBus Controller (rev 03)
00:1f.5 IDE interface: Intel Corporation ICH9M/M-E 2 port SATA IDE Controller (rev 03)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) Thermal Subsystem (rev 03)
01:00.0 Ethernet controller: Attansic Technology Corp. Device 1063 (rev c0)
02:00.0 Network controller: Intel Corporation Wireless WiFi Link 5100

Bom aí está o resultado do lspci, (muito interessante esse código),
Mas eu já testei vários mensageiros instantâneos, como o amsn, emesene, kopete, mercury, galaxium, empathy, e o skype (destes apenas com o skype, a pessoa que estava falando comigo conseguiu ver a minha imagem e ouvir uma chiadeira ao invés da minha voz, e com os controles de áudio e do pulse aúdio, a única coisa que eu consegui foi aumentar ou diminuir a chiadeira). Uma coisa que eu esqueci de contar é que o amsn e o emsene até reconhece minha webcam, quando eu a configuro nas opções do programa (posso até ajustar as condições de brilho, luz e tals), mas durante as conversas em nenhum dos mesengers o meu contato conseguiu ver minha imagem (com o amsn, eu consegui ver, mas o meu contato não, além do mais, com o vídeo do amsn habilitado, quando eu tento digitar qualquer coisa, o amsn fecha sem mais nem menos) já o emesene, apesar de reconhecer a minha cam, durante a conversa ele nem consegue reconhecer.
A situação está complicada, pois eu, instalei o ubuntu no ímpeto sem ao menos ter certeza se o meu hardware funcionaria normalmente.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #5 Online: 01 de Janeiro de 2010, 11:30 »
gedimar, ñ posso te precisar, porque agora ñ estou tc do notebook, mas parece que tua pl. de som - 00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller (rev 03) - é a mesma que a minha.
E por aqui tá tudo, legal até o microfone interno funcionou.

Te sugiro pesquisar no Google, sobre ela referente ao ubuntu 9.10, fiz e achei uns links.
E me veio 2 obs. qual versão vc instalou a 32 ou 64bits do Ubuntu, eu sempre prefiro a 32bits apesar de ter processador de 64bits.
Outra coisa, o pulse audio, virou o padrão do Ubuntu, agora, notei que vc fala do alsa-mixer, vc instalou ele? Tente desinstalar, aqui no meu desktop instalação limpa do karmic koala, ñ tem nada de alsa-mixer instalado por padrão, e sequer instalei na minha problemátca pl. de som Sis, e que desde a versão 9.04 passou a ativar meu microfone, pelo menos pela webcam.
também sete a configuração padrão toda do som p/ o pulse audio, se vc quiser manter o alsa-mixer.

Sobre esses programas de msg eletrônicas, lembre que emessene e o amsn, só tem suporte a vídeo, inclusive a amsn é um pesadelo mesmo p/ configurar isso.
O Empathy, só pelo protocolo usado no Gtalk/Gmail.

Citar
A situação está complicada, pois eu, instalei o ubuntu no ímpeto sem ao menos ter certeza se o meu hardware funcionaria normalmente.
Veja esse link - http://ubuntuforum-br.org/index.php?PHPSESSID=kg7u9nr2j97upsobtu8t3ajci4&topic=50624.msg292604;topicseen#msg292604

Infeliz/ o Linux pode ser um pouco assim, qdo a gente começa. Precisamos pesquisar um pouco. Mas depois vem a recompensa. E depois teu hardware tem grife p/ Linux. Veja que os mais experientes em Linux, preferem hardware baseado nas plataformas Nvidia (chipset, pl. de vídeo) e o tudo Intel (meu notebook é assim, comprado a dedo). Qdo começei a usar ele, tive uns problemas no microfone interno e na pl. de rede na rede s/ fio (essa facil/ resolvida numa pesquisa no Google, era só instalar um pacote), ainda na versão 8.10.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gedimar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #6 Online: 03 de Janeiro de 2010, 12:59 »
Bom rjbgbo, posso estar enganado, ma o alsamixer vem instalado com o ubuntu, a única coisa que eu fiz foi instalar a interface gnome pra ele, (pra testar vc pode digitar alsamixer no terminal), e fiz o teste naquele link que vc me passou e realmente, meu controlador de áudio deveria funcionar normalmente.

Mas como assim, O amsn e o emesene só tem suporte à video? naum tem suporte à som? E existe algum messenger que de suporte completo à àudio e vídeo?

Nossa, se isso não existir, isso é uma enorme perda para o linux, dessa forma realmente ficaria muito difícil conquistar os usuários menos experientes em linux e que usam o outro sistema operacional.

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #7 Online: 03 de Janeiro de 2010, 20:41 »
Oi gedimar, bom saber que seu hardware foi bem reconhecido pelo Linux, através da vistoria Debian
Acabei de chegar dos últimos festejos de fim de 2009, estou bem cansado e nem estoou no notebook tudo Intel, mas vou tirar um print das telas de som e postar aqui p/ vc.

Qto a 2ª parte, sobre os msg eletrônicos e sua afirmação de ser um problema esse ñ suporte a som em softwares como o amsn e emessene de dificultar a conquista de novos adeptos, eu discordo.
E acho que assim que vc conseguir dominar o ajuste dessa sua pl. de som, poderá explorar mais o Ubuntu.

Então, existem vários softwares de msg eletronica no Linux, acho que galaxium tem - http://d3kfox.wordpress.com/2009/01/23/adeus-amsn-ola-galaxium/

Mas é o seguinte, veja o Empathy, o msg eletrônico padrão do Ubuntu, a partir da versão 9.10, em substituição ao Pidgin.
Por detrás dele, está o telepathy - http://telepathy.freedesktop.org/wiki/
Como vc verá lá um projeto audacioso, c/ cias do porte da Google envolvidas a gerar uma intercomunicação entre esses protocolos.
Te sugiro procurar pelo Google e se informar sobre o Xmpp, que é padrão do Gtalk, vai ser adotado pelo Facebook, talvez do Skipe, e do Aol, redes Voip, etc..
No Karmic Koala o empathy, está total/ funcional em áudio e imagem pelo protocolo Xmpp, c/ as redes Gtalk e Jabber, sendo que ambas usam o Xmpp.

Colega, o Linux, softwares e protocolos, o suporte a periféricos, inegavel/ evoluiu demais pós Ubuntu.
Ainda á coisa p/ melhorar sim, mas vale apostar. Eu aposto.

Por ex, nesse caso do protocolo de msg eletrônicos, imagina de Facebook, Skype, Aol, se juntarem ao Xmpp, que tem muito da Google por detrás, o msn vai ficar parado, isolado? Dúvido, vaidade tem limite.

Acontece, que no Brasil msn e orkut, viraram padrões, mas um dia também o Icq, foi padrão e perdeu seu posto p/ o msn, assim como fez o Internet Explorer c/ o Netscape, e está hj o Firefox fazendo c/ o IE.

Esse fim de semana mesmo testemunhei, o sufoco que vários primos estavam passando c/ o Windows e são meros usuários básicos, que só querem ter o direito de usar o msn e orkut. E dor de cabeça deles... Até mexi c/ todos qualquer dia vou lá e tacar Linux naquilo tudo. kkkkk

Ñ sou bobo em termos de pc e nem falo mal do Windows, mas o avanço do software, protocolo livre ñ tem como ser contido mais. O Linux é muito real hj em dia, dê uma passeada no fórum.
Sincera/ eu acho que vale a pena testar e ñ ficar buscando comparativos as vezes s/ real/ sequer dar uma chance ao mundo do software livre.

Bom 2010 p/ vc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline gedimar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 16
    • Ver perfil
Re: Não consigo usar webcam e microfone interno no meu notebook acer aspire 4810t
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2010, 00:16 »
Hehehheh, bom 2010 pra vc também rjbgbo
Bom, muito obrigado pelo auxílio, sua opinião e suas informações contribuíram para o meu aprendizado e axo que posso encerrar esse tópico por aqui
por favor, não me entenda mal por eu ter expressado a minha opinião de forma um tanto impulsiva, pois a última coisa que eu quero é jogar a responsabilidade em cima dos desenvolvedores e ficar esperando que exista um sistema perfeito que atenda aos meus caprichos,

Eu também concordo com vc com relação ao crescimento do software livre e tals, só pra acrescentar um pouco mais, podemos incluir o Moblin da Intel e o Chrome OS como uma grande conquista ao linux, por conseguir os dois maiores gigantes da informática como aliados, pois o Chrome está para a internet, e a Intel está para a produção de hardware assim como a Microsoft está para a distribuição de Sistema Operacional!!!!!

Mas, apesar de eu ter aprendido muitíssimo no meu primeiro ano de experiência com linux, gostaria de pontuar que nós não podemos deixar a comparação de lado (e eu não estou falando isso por mim, pois sou professor de informática em uma escola da rede pública de Brusque SC, e justamente por usar linux em nossos 15 computadores, tenho a responsabilidade de aproximar os alunos, e os outros professores do pinguim de maneira indolor). Pois sempre temos que ter em mente que fazer diferente não é o mesmo que não fazer, e é nesse ponto que, humildemente, eu entendo que o linux deixa a desejar, não acho que é correto impor a mudança dos padrões, e sim direcionar os já existentes para um caminho melhor.  Esse foi o primeiro ano que a minha escola trabalhou com linux, pois recebemos os computadores do proinfo, e depois que eu eu resolvi tirar o linux educacional dos computadores da escola e colocar o ubuntu, eu fiz uma palestra esclarecedora para os meus alunos da escola inteira, sobre as vantagens do linux, que ele é mais seguro, que é mais bonito, que é livre e inclusive falei que eles podiam pedir o cd do ubuntu, que eles receberiam em casa sem custo.  Mas imagina a minha decepção ao, ver que muuuuuuuiiiiiiitttttos alunos pediram o cd do ubuntu (que realmente foi enviado sem custos pra eles!!!), porém que a comunidade da minha escola não tem acesso à internet banda larga, apenas discada. Tenho que te dizer que fiquei muito triste, pra não dizer um pouco decepcionado, quando muitos vinham me perguntar como acessar internet discada no ubuntu. Eu que já tenho alguma experiência em manutenção de computadores e linux, levei vários dias pesquisando e não consegui, imagina eles que estavam acostumados com a relativa facilidade de se realizar o mesmo procedimento no outro SO.
Só Deus sabe o quanto eu tive que pesquisar, sozinho, só eu e meu computador lá na escola, para conseguir os programas necessários para a realização das tarefas mais simples, como converter músicas para mp3, para aprender a usar o gimp, para instalar uma simples impressora OKI... coisas que qualquer usuário, com um pouco de experiência pode fazer no outro sistema operacional.

 Aí alguns usuários mais experientes em linux sempre questionam: "Sim, mas você não pode ter preguiça, você deve pesquisar, na internet, deve buscar compreender o sistema operacional e não apenas ir usá-lo!!!"  Mas uma vez, saliento que não estou falando apenas por mim, e muito mais pelas pessoas que eu vejo que nunca irão ter vontade de ficar horas lendo apostilas ou artigos na internet para poder realizar algumas tarefas relativamentes simples no linux. Não podemos fechar os olhos e esperar que pessoas que usam computador apenas uma ou duas horas por dia, aprendam a usar usar um SO diferente, com a cara que a coragem que nós temos.

A minha transição e aprendizagem com linux foi muito gratificante, porém imensamente dolorosa, e não quero que os usuários finais passem pelo mesmo que eu passei.
Espero que vc entenda o meu ponto de vista, não quero sentar o sarrafo no Ubuntu, ou no linux, pois o Ubuntu é o meu SO, eu não só o uso mas o admiro muito, apenas quero aprender, e compartilhar o pouco que conheço.

Mais uma vez, feliz 2010 pra vc.