Autor Tópico: Roda um notebook  (Lida 5482 vezes)

tecnokm

  • Visitante
Roda um notebook
« Online: 10 de Maio de 2006, 12:05 »
Ola, Pessoal!

sou novato do Forum aki. desculpa, sou surdo.

Ubuntu 6.06 pode rodar um notebook que configuração é :

Pentium 266Mhz
HD 4.1 Gb
Memoria 96Mb RAM

ele será funcionar??? me resposta por favor

kleber

cassianovf

  • Visitante
Não vejo porque não
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2006, 14:19 »
Tenta rodar num live CD se rodar se rolar tem tudo pra funcionar instalado. Tenho ele instalado no meu note e ta rodando bem.

Darcamo

  • Visitante
Roda um notebook
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2006, 23:13 »
Esse notebook é realmente bem modesto. Acho que o Ubuntu não deve rodar satisfatoriamente. Eu tinha 192 de RAM e num gostava muito. Era comum ele usar uns 200Mbs de memória swap.

Vc pode testar outros ambientes gráficos mais leves como Fluxbox (é assim que se escreve), o XFCE, etc., mas acho melhor testar com um LiveCD antes como sugerio o cassianovf pra vc não perder tempo instalando e descobrir que não roda bem.
Tenta o Xubuntu.

Offline catitao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2006, 08:56 »
tenta o xubuntu
Vi$ta Business SP1 + Ubuntu 8.10 64Bits

Offline ars351

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #4 Online: 14 de Maio de 2006, 11:39 »
estive com um notebook toshiba satelitte bem antigo.
64 mega de ram, um k6-2 500 com 4 giga de hdd.
bem mais modesto.

baixei o DSLinux e o dizinha linux.

recomendo esses dois, porque são baseados no debian, ou seja, primos meio distantes do ubuntu.
o DSL tem uma interface melhor, mas o dizinha é mais completo.

ambos rodam em livecd também.
Alexandre Ribeiro
ubuntu 5.10 : : linux registered user #103613
hp pavilion dv4000

PESQUISE, depois PERGUNTE

Offline tds

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #5 Online: 14 de Maio de 2006, 12:10 »
no xubuntu (xfce) live cd é recomendado ter pelo menos 128mb de memória pra rodar ele mas você pode baixar a opção por instação em modo texto ou tem o nubuntu (que vem com fluxbox)

xubuntu: cdimage.ubuntu.com
nubuntu; www.nubuntu.org

Offline ionabi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • A Monarquia é inevitável
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #6 Online: 14 de Maio de 2006, 12:29 »
Isso tambem valeria para um notebook com 189 de RAM e HD de 4,60 gigas? Já tentei distros live-cds baseados no Kurumin e nao deu certo. Minhas dúvidas são:

O Dapper será mais pesado que o Breezy?

Se eu colocar Kubuntu ou Nubuntu, poderei ainda usar programas que usam bibliotecas do KDE ou do Gnome (estou pensando em Bible Time e Gnome Sword)?

Quero um particionador gráfico free!!! Os trial não aplicam alterações.

Obrigado


ionabi

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #7 Online: 14 de Maio de 2006, 13:45 »
Citação de: "ionabi"
Isso tambem valeria para um notebook com 189 de RAM e HD de 4,60 gigas? Já tentei distros live-cds baseados no Kurumin e nao deu certo. Minhas dúvidas são:

O Dapper será mais pesado que o Breezy?

Se eu colocar Kubuntu ou Nubuntu, poderei ainda usar programas que usam bibliotecas do KDE ou do Gnome (estou pensando em Bible Time e Gnome Sword)?

Quero um particionador gráfico free!!! Os trial não aplicam alterações.

Obrigado


ionabi


Você quis dizer Xubuntu ou Kubuntu?  Bem, no seu caso, onde o notebook possui uma configuração "anêmica" :) , não vai adiantar muito instalar um XFCE ou Fluxbox e depois instalar programas do KDE ou Gnome. Pois é necessário carregar as bibliotecas do KDE e do Gnome para rodar esses programas!

O Dapper está mais rápido que o Breezy, mas não diria mais "leve". Ele ainda consome muito recurso da máquina, se formos levar em consideração uma configuração pobre.
O fato é que as Distribuições modernas, com as facilidades que os usuários finais aguardam, precisam de mais de 256MB de RAM, processador de mais de 1GHz e HDs de pelo menos 20GB. Isso para uma instalação padrão! Não instalem o Dapper com menos de 5GB de espaço no HD!  De  novo estou levando em consideração uma instalação padrão. No meu caso que instalei o Gnome e KDE e mais alguns programas que estamos acostumados a usar aqui em casa, o Dapper sozinho já ocupa 4,2GB! Instalei o novo SUSE 10.1 e depois de uma isntalação padrão com KDE (e alguns programas do Gnome) ele ja ocupa 3GB!

Eu aconselharia pra você uma instalação Server do Debian Sarge com XFCE. Já usei aqui na minha Máquina e vi em Notebooks antigos, e posso garantir, é muito, mas muito rápido mesmo, além de leve. O problema é que você vai ter que se virar pra fazer várias cosias até ter o sistema da menira que você quer.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline ionabi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
  • A Monarquia é inevitável
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #8 Online: 14 de Maio de 2006, 14:46 »
E o que seria uma instalacao server do Debian Sarge? Ela é possível a partir do cd do Debian.CDD.BR? E quais seriam as limitações até que ficasse do jeito que eu quero?

Obrigado

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Roda um notebook
« Resposta #9 Online: 14 de Maio de 2006, 20:26 »
Citação de: "ionabi"
E o que seria uma instalacao server do Debian Sarge? Ela é possível a partir do cd do Debian.CDD.BR? E quais seriam as limitações até que ficasse do jeito que eu quero?

Obrigado


Bom, se não me engano dá pra fazer a instalação server no Debian-BR-CDD. Só não tenho certeza se é da mesma maneira que no Debian Sarge.

É assim, você baixa só o primeiro CD do Debian 3.1 r2. Na hora de escolher os pacotes para inslação do Debian, você  não marca nada! Daí ele vai instalar somente o básico pra você. Sem a parte gráfica  inclusive (isto inclui a ausência do X e de um gerenciador de janelas). Estando dentro do Sarge (isso tudo em modo texto), altere o sources.list dele, pode ser com o apt-setup mesmo ou manualmente se quiser. Se conecte na Internet (é bom ter ADSL ou estar em rede pra isso), atualize a lista de pacotes. Depois parta para instalação do X, de um gerenciador de Janelas e de Login de sua escolha e todos os programas que você quiser. Alguns instalam apenas o X e um gerenciador de janelas, depois usam a parte gráfica para instalar o restante.
Depois dá um StartX e cruze os dedos pro X subir de primeira, pra mim funcionou perfeitamente, engraçado que fazendo a instalação padrão do Debian, o X deu Pau! Se tudo deu certo, parabéns, você terá um sistema veloz e leve, mas ainda vai ter que criar atalhos e configurar Menus do XFCE se optar por ele. Outra coisa, o Debian é muito, mas muito estável, mas não têm os últimas versões de programas ou dos gerenciadores de janelas por causa disso! Ele prima pela estabilidade do sistema, não pela facilidade ou por possuir o que há de mais novo.

Esse é o preço que se paga para ter um sistema leve e rápido! Você vai ter que aprender a se virar! Não vai ter as caisas "mastigadas" pra você!

Té+
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2