Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« em: 25 de Dezembro de 2009, 12:28 » |
|
Mudei meu ubuntu para um tema escuro, mas as caixas de texto (novo tópico, responder tópico e busca do fórum) ficam com o fundo preto e o texto preto no firefox. Isso não acontece no chrome, que deve ter um css padrão "mais amplo" que o do firefox (espero não ter dito besteira aqui), mas muitos outros sites funcionam normalmente no firefox. Em alguns o fundo fica preto com letra dourada (seguindo o tema que estou usando) e em outros o fundo fica branco com letras pretas. Ou seja, ou esses sites contem em seus arquivos css informações de cor para o fundo e o texto ou não especificam nada para os dois. Já o fórum, este parece especificar apenas a cor do texto de forma que a cor de fundo é herdada do meu tema e acaba ficando tudo escuro sem que eu possa enxergar o que escrevo. Minha sugestão seria também especificar a cor de fundo das caixas de texto como branca para que tudo funcione independentemente do tema do usuário.
O mesmo também vale para os botões (o botão "Pesquisa", por exemplo).
|
|
|
|
|
|
|
|
NPC
Usuário Ubuntu
Deslogado
Bot
|
 |
« Responder #1 em: 25 de Dezembro de 2009, 16:52 » |
|
Em último caso é possível você mesmo configurar o CSS padrão do firefox. Eu nunca tentei, então não sei dizer como faz exatamente, mas de acordo com esse link http://www.mozilla.org/unix/customizing.html você edita o arquivo css e coloca ele na pasta chrome do firefox.
|
|
|
|
|
Googling since 1999.
|
|
|
Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #2 em: 25 de Dezembro de 2009, 20:26 » |
|
Pois é, sei que dá para mudar o CSS padrão do firefox, mas a meu entender isso não deve ser difícil de fazer no próprio fórum (é só a especificação da cor) então fica a sugestão. Como no linux o usuário tem uma liberdade muito maior para mudar a aparência do sistema então acho ainda mais interessante que um fórum sobre linux, no caso o ubuntu, funcione bem independente do tema do sistema do usuário.
De qualquer forma, vou atrás de ver como conserto isso no meu próprio firefox. Valeu pelo link.
|
|
|
|
|
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
Debian é Debian... :)
|
 |
« Responder #3 em: 26 de Dezembro de 2009, 18:06 » |
|
Que beleza, vou comprar um carro e se a cor que eu escolhi não combinar com as ruas por onde eu passo com ele, vou pedir ao prefeito pra pintá-las (as ruas) com uma cor que combine com a cor do meu carro em vez de eu mudar a cor do carro, hehehehe...  Pois é, sei que dá para mudar o CSS padrão do firefox, mas a meu entender isso não deve ser difícil de fazer no próprio fórum (é só a especificação da cor) então fica a sugestão. Como no linux o usuário tem uma liberdade muito maior para mudar a aparência do sistema então acho ainda mais interessante que um fórum sobre linux, no caso o ubuntu, funcione bem independente do tema do sistema do usuário.
De qualquer forma, vou atrás de ver como conserto isso no meu próprio firefox. Valeu pelo link.
|
|
|
|
|
Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
|
|
|
vinicius_aleao
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #4 em: 26 de Dezembro de 2009, 21:40 » |
|
Realmente é estranho isso que você está sugerindo, Darcamo. Mesmo que o fórum bolasse uma solução pra isso, e os outros sites? Esse é uma questão que o navegador deve resolver, e não os sites.
|
|
|
|
|
|
|
|
Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #5 em: 28 de Dezembro de 2009, 01:46 » |
|
Não estou dizendo para o fórum mudar sua aparência para se adequar a temas arbitrários ao bel prazer de quem pedir aqui. O que estou dizendo é que para uma melhor compatibilidade se mudar a cor do fundo deve mudar a cor do texto também e vice-versa. Isso não vai mudar a aparência do fórum, mas apenas garantir que ela seja a mesma independentemente do tema do usuário.
Por exemplo, se o comum (caso nada seja especificado no css) for texto preto com fundo branco e um site muda o fundo para preto ele com certeza vai mudar a cor do texto (para branco por exemplo), pois se não fizer isso a maioria dos usuários não vai conseguir ler nada.
Mas suponha agora que um site mude o fundo para uma cor clara qualquer e o criador queira manter o texto preto. Nesse caso ele poderia simplesmente não especificar nada para a cor do texto achando que assim o texto será preto para todo mundo, mas dependendo do tema do usuário a cor do texto poderia ser uma cor clara e o site não teria a mesma legibilidade que o criador planejou. Por isso que a minha sugestão é também especificar a cor do texto (mesmo que para preto) para garantir que o site sempre terá a aparência correta.
Tenho certeza que deu muito trabalho para deixar o fórum com uma aparência legal e acho um desperdício se ela for mudada de acordo com o tema do usuário apenas porque umas poucas linhas deixaram de ser colocadas no css. Imaginei que seriam só umas poucas linhas no css do fórum e que não seria difícil acrescentá-las, por isso sugeri a mudança. Mas não sei muito de css e criação de sites. Se estou enganado e é muito trabalhoso fazer isso então podem deixar essa sugestão pra lá.
Para finalizar, sei que posso mexer no css padrão do firefox e fiz isso para as caixas de texto. Mas notei que no caso dos comboboxes essa mudanças no css do firefox (css que peguei na internet) acabam mudando um pouco a aparência além da cor.
|
|
|
|
|
|
|
|
NPC
Usuário Ubuntu
Deslogado
Bot
|
 |
« Responder #6 em: 28 de Dezembro de 2009, 19:45 » |
|
Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.
Enfim, a solução mais simples sempre é a melhor: use um tema diferente ou baixe o greasemonkey e crie um script próprio pro forum (eu pensei nisso agora, parece ser uma boa idéia).
|
|
|
|
|
Googling since 1999.
|
|
|
agente100gelo
Usuário Ubuntu
Deslogado
@Ceará
|
 |
« Responder #7 em: 29 de Dezembro de 2009, 13:22 » |
|
Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.
Concordo. Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema.
|
|
|
|
|
Advogado e analista de sistema cearense. Twitter: @glaydson
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
Debian é Debian... :)
|
 |
« Responder #8 em: 29 de Dezembro de 2009, 18:00 » |
|
O bom do Internet Explorer é que não tem essas frescuras de 'temas' (tô falando o IE e não o sistema, mas mesmo com os temas do sistema não há problemas), é aquele mesmo e tá acabado, pra evitar as "excentricidades" (pra não dizer outra coisa) do usuário, hehehe... Só pra deixar registrado, eu não acho que o pedido dele seja absurdo, apesar de achar justo também se o desenvolvedor do forum não ver isso como uma prioridade.
Concordo. Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema.
|
|
|
|
|
Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
|
|
|
Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #9 em: 29 de Dezembro de 2009, 21:26 » |
|
Concordo. Ajuda, se alguém passar o CSS corrigido com a solução do problema. A motivação da minha sugestão foi principalmente garantir a legibilidade independentemente do tema do usuário e como fui o autor do tópico resolvi ao menos tentar. Modificando o arquivo style.css do fórum vi que os itens de interesse são "input, textarea, button", "textarea" e "select". Especificando a cor de fundo para uma cor clara (aquele marrom mais claro de outras partes do fórum, por exemplo) consegui ver o texto normalmente. Só que em especial para o "select", que corresponde aos comboboxes, o visual não fica tão legal quando o visual atual do fórum quando o usuário usa o tema Human. Dessa forma, vi que ao invés de tentar manter o mesmo visual independentemente do tema do usuário seria mais fácil tentar apenas manter a legibilidade que é a motivação original do post. Nesse caso, ao invés de tentar especificar a cor de fundo a abordagem seria comentar ou remover a especificação da cor do texto ("color: #000000;") presente em "input, textarea, button", "textarea" e "select". Com isso tanto a cor de fundo quanto a cor do texto serão herdadas do tema do usuário e o texto será legível. Além disso, essa mudança não prejudicará os demais usuários. Resumindo, a ideia é somente especificar a cor do texto se a cor de fundo também for e vice-versa. Isso não vai garantir uma consistência de visual independentemente do tema do usuário mas isso é um bug do firefox e não do fórum e essa abordagem vai ao menos garantir a legibilidade do texto.
|
|
|
|
|
|
|
|
Alyscom
Usuário Ubuntu
Deslogado
Apenas me dê o feijão!
|
 |
« Responder #10 em: 14 de Maio de 2010, 05:31 » |
|
Crie um novo documento com esse comando #!/bin/sh GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Nome_do_tema_"claro"_escolhido/gtk-2.0/gtkrc firefox Salve na sua /home com o nome .firefox.sh, e de permissão de execução com o comando chmod +x .firefox.sh Ou somente clique em cima do arquivo e em propriedades/Permissões/ deixe marcado o botão [Permitir execução do arquivo como um programa] Agora clique com o botão direito em Aplicativos e depois em Editar menus, agora navegue até /Internet/Firefox e em propriedades mude o comando para /home/seu_usuário/.firefox.sh Agradecimentos ao amigo silvioprog, sem ele eu não teria conseguido fazer isso!! 
|
|
|
|
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 05:34 por Alyscom »
|
|
|
|
José Vitor
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #11 em: 14 de Maio de 2010, 10:28 » |
|
Como usuário de temas escuros (pretos, na verdade, agora estou com Divinorum-CyanMagenta) eu acho a sugestão do Darcamo (com relação aos arquivos css do fórum) razoável.
Entretanto, normalmente os temas escuros oferecem um arquivo "form.css" ou "userContent.css" (ou ambos) como "workaround" para o uso do firefox. No momento estou usando um "userContent.css" que achei em algum lugar por aí, e está funcionando perfeitamente.
|
|
|
|
|
|
|
|
Alyscom
Usuário Ubuntu
Deslogado
Apenas me dê o feijão!
|
 |
« Responder #12 em: 14 de Maio de 2010, 13:14 » |
|
Como usuário de temas escuros (pretos, na verdade, agora estou com Divinorum-CyanMagenta) eu acho a sugestão do Darcamo (com relação aos arquivos css do fórum) razoável.
Entretanto, normalmente os temas escuros oferecem um arquivo "form.css" ou "userContent.css" (ou ambos) como "workaround" para o uso do firefox. No momento estou usando um "userContent.css" que achei em algum lugar por aí, e está funcionando perfeitamente.
Você testou a dica que dei ai em cima? Ela serve para rodar o firefox com o tema diferente do que você está usando no sistema, bastando você mudar aonde eu disse "Nome_do_tema_"claro"_escolhido" para um nome de um tema existente no seu sistema! Ex: Feche o Firefox e digite isso no terminal GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Ambiance/gtk-2.0/gtkrc firefox Você verá que o Firefox abriu com o tema "Ambiance", e não o tema "Divinorum-CyanMagenta" como você disse!  ps.: Você precisa ter o tema instalado na pasta .themes da sua /home []'s Alyscom
|
|
|
|
« Última modificação: 14 de Maio de 2010, 13:19 por Alyscom »
|
|
|
|
José Vitor
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #13 em: 14 de Maio de 2010, 13:21 » |
|
Você testou a dica que dei ai em cima? Ela serve para rodar o firefox com o tema diferente do que você está usando no sistema, bastando você mudar aonde eu disse "Nome_do_tema_"claro"_escolhido" para um nome de um tema existente no seu sistema! Ex: Feche o Firefox e digite isso no terminal GTK2_RC_FILES=$HOME/.themes/Ambiance/gtk-2.0/gtkrc firefox Você verá que o Firefox abriu com o tema "Ambiance", e não o tema "Divinorum-CyanMagenta" como você disse!  Isso eu já conhecia, tenho p/ skype, dia, meld, ooo, vmplayer 2 (o vmplayer 3 não precisa)... Mas não vejo muita graça, eu quero usar o tema escuro...e com o userContent.css customizado o Firefox funciona direitinho.
|
|
|
|
|
|
|
|
Darcamo
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #14 em: 14 de Maio de 2010, 17:19 » |
|
Sei que existem meios para resolver o problema por parte do usuário. Mas imaginei que a solução mudando apenas uma besteirinha no css do fórum não seria difícil e resolveria para todos os usuários. A "regra" seria "se especificou a cor de fundo então especifique também a cor do texto ao invés de assumir que ele vai ser preto para todo mundo".
|
|
|
|
|
|
|
|
|