bred81
Usuário Ubuntu
Deslogado
HAN?!
|
 |
« Responder #30 em: 20 de Dezembro de 2009, 15:20 » |
|
Não esqueçam que os scripts do Nautilus-scripts precisam de permissão de executável...
Obrigado, tava quebrando aqui a cabeça pra fazer funfar...
|
|
|
|
|
O que o Mario foi fazer no pscicólogo? - Ele estava passando por uma fase difícil...
|
|
|
Cálcio
Usuário Ubuntu
Deslogado
Ubuntu 10.04
|
 |
« Responder #31 em: 24 de Dezembro de 2009, 22:11 » |
|
Boa noite... Crei um script com (ajuda da galera daqui do forum e apostilas online) para me facilitar na execução da minha webcam no skype. #! /bin/bash
echo "Deseja executar o script de conficuração da webcam no Skype? [S/N]" read resp test "$resp" = "N" && exit
### Renomeia o skype para skype.bkp mv /usr/bin/skype /usr/bin/skype.bkp
echo "#!/bin/bash" > /usr/bin/skype echo "LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype.bkp" >> /usr/bin/skype
### Permissão para execução chmod +x /usr/bin/skype
|
|
|
|
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 11:39 por Cálcio »
|
|
|
|
bred81
Usuário Ubuntu
Deslogado
HAN?!
|
 |
« Responder #32 em: 25 de Dezembro de 2009, 02:34 » |
|
... #! /bin/bash ### Renomeia o skype para skype.bkp sudo mv /usr/bin/skype /usr/bin/skype.bkp
### Cria o arquivo skype novo sudo gedit /usr/bin/skype
#!/bin/bash LD_PRELOAD=/usr/lib/libv4l/v4l1compat.so skype.bkp
### Permissão para execução sudo chmod +x /usr/bin/skype ### Cria o arquivo skype novo sudo touch /usr/bin/skype sudo gedit /usr/bin/skype
Esqueci como fazer para escrever algo no arquivo... Mas, se não me engano: sudo "bla bla bla" > /usr/bin/skype Espero que seja algo parecido com isso, se não, não entendi sua dúvida. O "touch" cria um arquivo em branco...
|
|
|
|
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2009, 02:36 por bred81 »
|
O que o Mario foi fazer no pscicólogo? - Ele estava passando por uma fase difícil...
|
|
|
nemex1975
Usuário Ubuntu
Deslogado
Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
|
 |
« Responder #33 em: 25 de Dezembro de 2009, 08:07 » |
|
Copiar & Mover para...Primeiro Copiar para... Crie um documento de texto só com o nome " Copiar para..." abra e insira esse codigo #!/bin/bash
script-worker copy $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS E salve na Pasta /home/ Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts Agora Mover para... Crie um documento de texto só com o nome " Mover para..." abra e insira esse codigo #!/bin/bash
script-worker move $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS E salve na Pasta /home/ Seu_usuario/.gnome2/nautilus-scripts Agora é só clicar em um item com o botão direito e escolher se quer mover ou copiar ele para algum lugar, muito util!! Bom.. Acho que é isso!  []'s Alyscom Bom dia. Eu fiz da forma indicada, tornei executável, as abas dos scripts estão no menu do Nautilus, mas ele não copia/move/cria atalho para nada. Quando clico em um arquivo qualquer com o botão direito e seleciono qualquer das três opções nada acontece. O menu do Nautilus simplesmente fecha, os arquivos selecionados não são copiados/movidos/criado atalhos e tudo fica como antes. O que está errado nisso que fiz? Tem funcionado para todos? Abs., Nemex1975
|
|
|
|
|
Perfil: http://goo.gl/EkTvCore2Quad 2.33GHz, 6 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 3GS iOS 6.01, 256 MB RAM, 32 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.1, 1 GB RAM, 32 GB.
|
|
|
velox256
Usuário Ubuntu
Deslogado
Debian é Debian... :)
|
 |
« Responder #34 em: 25 de Dezembro de 2009, 17:28 » |
|
Instale os pacotes "gksu" e "gnomesu" que eu acho que funciona, heheheh...
|
|
|
|
|
Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
|
|
|
nemex1975
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #35 em: 26 de Dezembro de 2009, 06:56 » |
|
Instale os pacotes "gksu" e "gnomesu" que eu acho que funciona, heheheh...
Bom dia. O gksu já está instalado, mas "gnomesu" não está nos meus repositórios. Onde eu o consigo? Ele não foi substituído pelo gksudo ou faz a mesma coisa (fonte: http://www.gdhpress.com.br/linux/leia/index.php?p=cap1-17)?Abs., Nemex1975
|
|
|
|
|
Perfil: http://goo.gl/EkTvCore2Quad 2.33GHz, 6 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 3GS iOS 6.01, 256 MB RAM, 32 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.1, 1 GB RAM, 32 GB.
|
|
|
nemex1975
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #36 em: 26 de Dezembro de 2009, 07:08 » |
|
Bom dia. Eu pesquisei aqui no fórum e achei a resposta abaixo para este script. Dessa forma funcionou, pois eu notei que o velox256 substitui o termo " move" por " mv", que é o código usado no Terminal. Fiz a mesma coisa, copiei todo o script mudando " mv" para " cp" e também funcionou como "copiar para", sem necessitar instalar o gnomesu. Qual o código para criar atalhos (link) pelo Terminal? O código é "link" mesmo ou é outro? Seja qual for, no meu caso eu teria de substituir "mv" pelo código de criação de link/atalho e acho que também funcionaria. Abs., Nemex1975 O amigo acima não entendeu a pergunta, há diferenças entre "mover" e "mover para". Vc pode usar um script para criar itens como Copiar Para ou Mover Para, ou usar um programa chamado Nautilus Actions que também faz a mesma coisa. Pra criar os Copiar Para e Mover para, abra o Terminal e digite: gedit .gnome2/nautilus-scripts/mover para No arquivo aberto, copie e cole o seguinte texto: #!/bin/bash ######################################################### # # # This are NScripts v3.5 # # # # Licensed under the GNU GENERAL PUBLIC LICENSE 3 # # # # Copyright 2007 - 2008 Christopher Bratusek # # # #########################################################
if [[ -x /usr/bin/gksu || -x /opt/gnome/bin/gksu ]]; then sudotool="gksu -u root" elif [[ -x /usr/bin/gnomesu || -x /opt/gnome/bin/gnomesu ]]; then sudotool=gnomesu fi
destination=$(zenity --file-selection --directory --title "Where to move files?")
echo $NAUTILUS_SCRIPT_SELECTED_URIS > ~/.gnome2/temp_move_list
for file in $(cat ~/.gnome2/temp_move_list); do \
file_name=$(echo $file | sed -e 's/file:\/\///g' -e 's/\%20/\ /g') short_file_name=$(echo $file | sed -e 's#.*/##g' -e 's/\%20/\ /g')
if [[ -w $destination && -a $destination/$short_file_name ]]; then \ confirm=$(zenity zenity --question --text "Overwrite File $destination/$short_file_name?"; echo $?) if [[ $confirm == 0 ]]; then mv "$file_name" $destination if (( $? != 0 )); then zenity --info --text "Something went wrong" --title "Failure" fi fi elif [[ -w $destination ]]; then \ mv "$file_name" $destination if (( $? != 0 )); then zenity --info --text "Something went wrong" --title "Failure" fi elif [[ -a $destination && $sudotool != "" ]]; then $sudotool "mv \"$file_name\" $destination" else zenity --info --title "Failure" --text "$destination does either not\nexist or is not writable" fi; \ done
rm -f ~/.gnome2/temp_move_list Salve o arquivo, feche o Gedit e digite no Terminal: chmod a+x .gnome2/nautilus-scripts/mover para Pronto, ao clicar em uma pasta ou arquivo, aparecerá um novo menu chamado Scripts onde vc verá dentro dele o item mover para, é só clicar nele, vc escolhe o destino e pronto. Uma outra forma é vc instalar o pacote nautilus-scripts através do Synaptic.
|
|
|
|
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2009, 07:19 por nemex1975 »
|
|
|
|
bred81
Usuário Ubuntu
Deslogado
HAN?!
|
 |
« Responder #37 em: 26 de Dezembro de 2009, 14:36 » |
|
...
Qual o código para criar atalhos (link) pelo Terminal? O código é "link" mesmo ou é outro? Seja qual for, no meu caso eu teria de substituir "mv" pelo código de criação de link/atalho e acho que também funcionaria. Abs., Nemex1975
...
ln -s arquivo lugar cria um link simbólico, se você mover o arquivo de origem, o link para de funcionar. ln arquivo lugar cria um hard link, que seria um ponteiro do arquivo original, você pode mover o arquivo para onde quiser que continua funcionando. Não sei qual utilidade existe nos dois, mas sei que têm essa diferença...
|
|
|
|
|
|
|
|
nemex1975
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #38 em: 30 de Dezembro de 2009, 20:28 » |
|
ln -s arquivo lugar cria um link simbólico, se você mover o arquivo de origem, o link para de funcionar. ln arquivo lugar cria um hard link, que seria um ponteiro do arquivo original, você pode mover o arquivo para onde quiser que continua funcionando. Não sei qual utilidade existe nos dois, mas sei que têm essa diferença... Bom dia. O script não aceitou o comando ln... tive de colocar ln -s, mas está funcionando. Mas tem um problema: tenho diretórios com nomes compostos (ex.: /media/COPIAS/ Programas Gerais/) e os scripts não tem funcionado quando direciono para estes diretórios, só funcionando em diretórios com nomes simples e sem separação (ex.: /home/usuário/Documentos). O que precisa ser mudado nos scripts para eles conseguirem apontar para um diretório com nome composto? Abs., Nemex1975
|
|
|
|
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2009, 20:30 por nemex1975 »
|
|
|
|
Alyscom
Usuário Ubuntu
Deslogado
Apenas me dê o feijão!
|
 |
« Responder #39 em: 31 de Dezembro de 2009, 05:33 » |
|
Mas tem um problema: tenho diretórios com nomes compostos (ex.: /media/COPIAS/Programas Gerais/) e os scripts não tem funcionado quando direciono para estes diretórios
Tente fazer assim (ex.: /media/COPIAS/Programas \ Gerais/) e ver se da certo!!  []'s Alyscom
|
|
|
|
|
|
|
|
bred81
Usuário Ubuntu
Deslogado
HAN?!
|
 |
« Responder #40 em: 31 de Dezembro de 2009, 09:49 » |
|
ln -s arquivo lugar cria um link simbólico, se você mover o arquivo de origem, o link para de funcionar. ln arquivo lugar cria um hard link, que seria um ponteiro do arquivo original, você pode mover o arquivo para onde quiser que continua funcionando. Não sei qual utilidade existe nos dois, mas sei que têm essa diferença... Bom dia. O script não aceitou o comando ln... tive de colocar ln -s, mas está funcionando. Mas tem um problema: tenho diretórios com nomes compostos (ex.: /media/COPIAS/ Programas Gerais/) e os scripts não tem funcionado quando direciono para estes diretórios, só funcionando em diretórios com nomes simples e sem separação (ex.: /home/usuário/Documentos). O que precisa ser mudado nos scripts para eles conseguirem apontar para um diretório com nome composto? Abs., Nemex1975 Aproveita também, para mudar o nome do diretórios. Apesar de funcionar com: "nome\ comportos" fica muito mais fácil se separa-los por um underscore ou um hífen simplismente...
|
|
|
|
|
|
|
|
nemex1975
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #41 em: 04 de Janeiro de 2010, 08:44 » |
|
Mas tem um problema: tenho diretórios com nomes compostos (ex.: /media/COPIAS/Programas Gerais/) e os scripts não tem funcionado quando direciono para estes diretórios
Tente fazer assim (ex.: /media/COPIAS/Programas \ Gerais/) e ver se da certo!!  []'s Alyscom Bom dia Alyscom. Fazer dessa forma, ou colocar os nomes compostos entre aspas, funciona se eu digitar o comando para mover no Terminal, mas eu gostaria de saber se existe alguma forma de fazer o script já interpretar corretamente o destino do arquivo, da cópia ou do atalho para ficar mais fácil o manuseio, senão aparecerá mensagem de erro o tempo todo. Abs., Nemex1975
|
|
|
|
|
|
|
|
sboorbou
Usuário Ubuntu
Deslogado
LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
|
 |
« Responder #42 em: 15 de Janeiro de 2010, 09:27 » |
|
Boas? Alguem poderia me ajudar? http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=61407.new#newcaso esteja meio confuso, eu posso explicar novamente...........
|
|
|
|
|
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda
|
|
|
bred81
Usuário Ubuntu
Deslogado
HAN?!
|
 |
« Responder #43 em: 15 de Janeiro de 2010, 16:49 » |
|
Ao invés de usar "find", usa "locate" locate arquivo.txt Ele vai te mostrar aonde estão todos os arquivo.txt Acho que vai continuar criando um monte de entrada pra mesma pasta, mas não custa nada tentar...
|
|
|
|
|
|
|
|
sboorbou
Usuário Ubuntu
Deslogado
LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
|
 |
« Responder #44 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:32 » |
|
na verdade, eu estou usando o find para criar uma lista de diretorios, para dentro de cada um deles executar algumas tarefas....
vou testar seu exemplo...
|
|
|
|
|
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda
|
|
|
|