Autor Tópico: Script para lista  (Lida 2144 vezes)

Offline La_BesTia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Script para lista
« Online: 20 de Novembro de 2009, 14:07 »
Galera é o seguinte preciso fazer um script que eu consiga colocar em ordem alfabética um arquivo de texto (é uma lista telefônica). E que depois eu também possa adicionar um nome à lista e que ele automaticamente já a coloque em ordem alfabética novamente. Eu num tenho a mínima idéia de como faço isso  :-\...

Teria como ajudarem ai? Agradeço desde já
 ;D

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Script para lista
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:19 »
Eu não vou responder diretamente, porque acho que você vai ter muito mais vantagem se pesquisar. Qualquer coisa, na medida em que for lendo e tiver dúvidas, posta que a gente ajuda.

Esta apostila é boazinha: http://aurelio.net/shell/apostila-introducao-shell.pdf

Mas veja, acho que você pode começar dando uma melhorada no seu algoritmo:

...preciso fazer um script que eu consiga colocar em ordem alfabética um arquivo de texto (é uma lista telefônica). E que depois eu também possa adicionar um nome à lista e que ele automaticamente já a coloque em ordem alfabética novamente.

Você tem uma premissa, que é ter um arquivo pronto, em cima do qual você adicionará informações. Então vocâ não adicionará um nome depois. Isso é a primeira coisa que você fará. Segue uma sugestão de todas as ações que seu script terá de executar:

  • Pergunta para o usuário qual o nome que ele quer adicionar.
  • Armazena esse nome em uma variável.
  • ConCATena essa informação no final do arquivo que já existe (aqui eu já coloquei uma pequena dica de três letras).
  • Manda todas as linhas do arquivo, em ordem alfabética, para um arquivo auxiliar.
  • Renomeia o arquivo auxiliar (em ordem alfabética) com o nome do arquivo original (fora de ordem), eliminando-o.

Boa sorte, e se ficar muito embananado, grita que a gente ajuda... ;)

Abs.
Cassiano

Offline La_BesTia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Script para lista
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:20 »
ooopa já quebrou um galhão...valeu msm  ;D