Autor Tópico: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10  (Lida 10628 vezes)

Offline Elissandre

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Online: 14 de Novembro de 2009, 17:46 »
Oi amigos sou novo nesse forum. Estou tentando usar o Linux mas tá muito dificil.

Bom, olha só, instalei o Ubuntu 9.10 e tava funcionando tudo ok, o som, vídeo e tudo mais. Porém minha placa de som é uma Realtek 5.1 High definition Audio. Ela tava funcionando em 2 canais estereo somente.

Então eu entrei no site da Realtek e baixei um driver de som para linux com as mesmas especificações da minha placa (82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller), instalou aparentemente ok. Mas agora fiquei sem som e não consigo mais voltar para o que era antes. Tem como fazer alguma coisa a respeito? Ou terei que reinstalar o Linux?

Ja revirei toda internet mas não acho solução. Obrigado a quem puder ajudar.

Meu pc:
P5LD2-X 1333
C2D E7200
3 Gb Ram
Gforce 9600GT
Dual boot (linux/windows 7)

Offline ramajoda

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 16 de Novembro de 2009, 10:46 »
Estou com o mesmo problema que voce. Exatamente o mesmo.
Se encontrar uma solução, posta, ai.

Valeu!

Offline deslockxxx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2009, 08:46 »
vc vai em sistema/preferencias/som/preferencias de som,verifica se o volume não esta mudo , vai em hardware e selecione sua placa de som

Offline Kaws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:57 »
Amigo tive um problema um pouco diferente do seu, estava apenas sem som no meu note, mas é uma solução extremamente simples talvez seja um problema parecido não custa nada tentar. Achei num blog:


Alguns usuário da nova versão do Ubuntu (9.10- codinome Karmic Koala) tem sofrido com problemas no som. Os principais sintomas apresentados são:

   1. O som não funciona, mesmo o ícone de som ao lado do relógio estando ativo;
   2. Quando se carrega manualmente o dispositivo de som, ele apresenta estalos constantemente.


Como muitas pessoas apresentaram esse problema (inclusive eu, no meu laptop), resolvi esclarecer o problema e solucioná-lo de definitivamente.

Ao terminar a instalação do sistema operacional, o mesmo é reiniciado. Ao reiniciar, surge automaticamente uma tela de "Drivers de Hardware", que detectou que seu modem possui driver proprietário. Ele pergunta se você deseja ativa-lo e você, obviamente, responde que sim.

Ao ativar o driver do modem, o mesmo passa a usar o ALSA (Advanced linux Sound Architecture) que, como o próprio nome diz, é a arquitetura responsável pelo funcionamento dos dispositivos de som. Assim, com o ALSA trabalhando para o modem, o som não é carregado, a não ser que você carregue-o manualmente no terminal;

sudo alsa force-reload

Se você está com esse problema, basta ir até Sistema>Administração>Drivers de Hardware e desabilitar o modem.

No meu caso ele já foi desabilitado. No seu, ao invés do botão "Ativar" estar presente, será exibido o botão "Desativar". Clique nele e reinicie o computador. Ao reiniciar, provavelmente você não ouvirá nenhum som, pois o volume deverá estar no mínimo. Clique com o botão direto do mouse no ícone do som (ao lado do relógio) e selecione "preferências". Aumente o volume e ouça suas músicas!

Até mais!

Offline Angiak

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
  • Ubuntu Karmic - 64bits
    • Ver perfil
Re: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 03 de Janeiro de 2010, 10:54 »
Se o problema não ficar resolvido da maneira que o Kaws citou, vai ao terminal e faz:


Código: [Selecionar]
head -n 1 /proc/asound/card0/codec*| grep Codec
Verificas o resoltado do codec e compara-lo com a lista que dou em baixo para o tua placa;
Apos isso, vais a etc/modprobe.d/alsa-base.conf

e acrescentas a linha:
options snd-hda-intel model=(consuante o codec)
reinicias e verifica se o som esta a funcionar correctamente

Caso o codec resultante não estiver na lista procura no google esse codec que certameente encontraras a solução

LIsta de Codecs:
* AD1981
"hp"
"thinkpad"
"basic"
"6stack"

* AD1986A
"6stack"
"3stack"
"laptop"
"laptop-eapd"

* AD1988
"6stack"
"6stack-dig"
"3stack"
"3stack-dig"
"laptop"
"laptop-dig"

* CMI9880
"full"
"full_dig"
"allout"

* ALC260
"basic"
"hp"
"fujitsu"
"acer"
"test"

* ALC262
"basic"
"fujitsu"

* ALC861
"3stack"
"3stack-dig"
"6stack-dig"

* ALC880
"3stack"
"3stack-digout"
"5stack"
"5stack-digout"
"w810"
"z71v"
"6stack"
"6stack-digout"
"asus"
"uniwill"
"F1734"
"lg"
"lg-lw"
"test"

* ALC882
"3stack-dig"
"6stack-dig"

* STAC7661
"vaio"
   

EX:
se o codec resultante for ALC882, por exemplo
no modprobe.d/alsa-base.conf
teras de por a linha
options snd-hda-intel model=3stack-dig
caso não de experimenta com a outra opção 6stack


Cumps
Angiak
"O mal do passado foi os homens tornarem-se escravos. O perigo do futuro é que eles se tornem robôs." Erich Fromm

Offline pigdin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 723
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
Re: Problemas com som Realtek no ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2010, 13:57 »
ALC662
3stack-dig 3-stack (2-channel) with SPDIF
3stack-6ch 3-stack (6-channel)
3stack-6ch-dig 3-stack (6-channel) with SPDIF
6stack-dig 6-stack with SPDIF
lenovo-101e Lenovo laptop
auto auto-config reading BIOS (default)


http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=616845

Peguei a dica abaixo no fórum do mandriva:
http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=6531.0

"Mas, no meu caso, tive que testar vários modelos até chegar a um que funcionasse. Lendo um tópico em algum fórum, o cara dizia que tinha um PC da HP como o meu e, por incrível que pareça, o único modelo que funcionou foi o da Dell (model=6stack-dell).

Não acreditei no começo, mas testei e bingo, agora é só plugar os fones que o áudio das caixas é cortado."




« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2010, 15:49 por pigdin »
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin