Fórum Ubuntu Linux - PT
23 de Novembro de 2014, 21:49 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Sejam todos bem-vindos e fiquem atentos às regras de utilização do fórum e política de privacidade.
 
   Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Acentuação Texmaker  (Lida 13841 vezes)
Juliano_Oler
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 9


Ver Perfil
« em: 13 de Novembro de 2009, 13:34 »

Estou migrando do Windows para Linux.  No momento estou usando o Ubuntu.  Trabalho muito com o Latex e nesse processo de migraçao estou com os seguintes problemas: 1-tenho muitos arquivo Tex criados com o Miktex/Winedt que quando abro no Texmaker os acentos se perdem, ou seja, construção aparece consto, Hölder aparece Hlder e assim por diante.  Vi que no forum existem algumas respostas nesse sentido para o Kile que tentei fazer no Texmaker e não funcionou; 2-Gostaria de saber se existe o recusor de busca inversa que o Winedt possuia para o Texmaker.
Ate mais e desde ja muito obrigado.
Registrado
ednso
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 82


Ver Perfil
« Responder #1 em: 13 de Novembro de 2009, 15:57 »

Olá,

Com relação aos acentos, você tem que abrir o Texmaker (pelo menu ou pelo terminal, sem documento), vá em "Opções - > Configurar Texmaker". Vai abrir uma janela. Clique na opção "Editor". Procure um campo chamado "Editor de codificação da fonte" e nele procure por "ISO-8859-1". Depois reinicie o Texmaker e abra o documento que deseja editar. Só lembre que se você tiver salvado o documento com a configuração original do Texmaker, então você perdeu todas as letras com acento e vai ter que reescrever uma por uma se não tiver backup desses arquivos.

Bem, eu prefiro o Texmaker ao Kile porque no Kile eu nunca consegui fazer o corretor ortográfico funcionar em português. Já no Texmaker, pra você fazer isso é simples. É só, na mesma opção "Editor" que cito acima, procurar o campo "Dicionário". Nele você põe "/usr/share/myspell/dicts/pt_BR.dic", que é onde fica o dicionário de português no Ubuntu, pelo menos no 9.10.

Se você é como eu, que tem que escrever textos em inglês e outros em português, pode ainda alterar de dicionário para correção ortográfica mais rápido se fizer links dos dicionários de Inglês e Português para a pasta "/usr/share/texmaker/". Então, se você quiser fazer isso, no terminal entre na pasta "/usr/share/texmaker/". Uma vez dentro dela, execute "sudo cp -s /usr/share/myspell/dicts/pt_BR.* ." para criar os links para os arquivos do dicionário de português brasileiro e "sudo cp -s /usr/share/myspell/dicts/en_US.* ." para o de inglês dos EUA (copie exatamente como está entre aspas). Depois disso, sempre que clicar no ícone de pasta na linha do campo "Dicionário" citado acima, já vai ver os dicionários de português e inglês listados aí é só escolher.

Bem, isso é tudo o que eu faço no Texmaker pra ficar utilizável. Fora isso, ele tem um pequeno problema que as vezes você não consegue digitar nenhuma palavra com acento. Porém, não entre em desespero, pois é só alterar pra outra janela que esteja aberta no sistema e voltar pra do Texmaker que volta tudo ao normal. Eu já avisei sobre esse "pequeno" bug para os desenvolvedores do Texmaker, mas até agora não obtive resposta. Talvez eles não tenham entendido o meu inglês.  Sem Graça

Boa sorte!
« Última modificação: 13 de Novembro de 2009, 15:59 por ednso » Registrado

Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.
Darcamo
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 1.309


Ver Perfil
« Responder #2 em: 14 de Novembro de 2009, 02:03 »

Como os seus arquivos foram criados no windows então a codificação em que eles foram gravados é a ISO-8859-1 (ou possivelmente a codificação ISO-8859-15) e o importante é que o editor que você esteja utilizando entenda o arquivo na codificação correta. A dica do ednso deve funcionar, mas se você vai passar a trabalhar com esses arquivos somente no linux então talvez seja melhor convertê-los para utf-8. Após mudar para utf-8 tem que indicar para o pacote inputenc a codificação correta (muda de latin1 para utf8).

A maneira mais fácil é abrir no gedit (que detecta automaticamente a codificação em que o arquivo foi salvo) e mandar "salvar como". Você poderá então mudar a codificação para utf-8 quando for salvar. Se for converter vários arquivos é trabalhoso fazer isso no gedit e nesse caso é melhor usar o programa por linha de comando iconv como mostrado abaixo
iconv -f ISO-8859-1 -t UTF-8 arquivo_original.tex novo_arquivo.tex
Registrado
Juliano_Oler
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 9


Ver Perfil
« Responder #3 em: 19 de Novembro de 2009, 21:34 »

Obrigado amigos pelas dicas e desculpem-me pela demora ao responder tive problemas tecnicos com o pc.  Cometi alguns erros primarios que voces mesmos observaram.   Com as informaçoes dos amigos solucionei os meus problemas.
Ate mais.
Registrado
danielcsd
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 1


Ver Perfil
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2009, 23:42 »

Muito obrigado pelas dicas! Sou iniciante no Latex e passei o dia apanhando do Texmaker, tentando fazer ele gerar o documento com acentos, mas só consegui resolver depois que implementei as dicas postadas aqui. Já estava quase desistindo.

Valeu galera!
Registrado
EdCampos
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 15


Ver Perfil
« Responder #5 em: 09 de Maio de 2010, 12:14 »

Atualmente utilizo o TeXMakerX, uma versão turbinada do TexMaker. É mais customizável e trabalha bem com temas escuros...

Experimentem.

Editado: Saiu nova versão do TexMakerX.....
« Última modificação: 09 de Maio de 2010, 16:52 por EdCampos » Registrado
PLUCK
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 7



Ver Perfil WWW
« Responder #6 em: 07 de Junho de 2010, 19:15 »

Tive problemas com a codificação de documentos, e resolvi do mesmo jeito que o pessoal aqui disse.

Como o ednso citou, existe um bug que faz com que as vezes não seja possível digitar as palavras com acento, só depois de se trocar de janela. Outro bug que vi é que as vezes "do nada" não é posível digitar texto no editor, e cada tecla que você digita é interpretada como um atalho no software. Isso só se resolve quando se muda de janela também.

EDIT: Juliano_Oler, sería bom você colocar um [resolvido] no titulo do tópico.
« Última modificação: 07 de Junho de 2010, 19:17 por PLUCK » Registrado
Gabriel F
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 2


Copyleft - All rights reversed.


Ver Perfil
« Responder #7 em: 02 de Setembro de 2010, 22:28 »

Eu também estou tendo problemas com TexMaker e nada do que li adiantou. Configurei para ISO-8859-1, estou usando utf8x, baixei o abntex, mas os acentos insistem em não funcionar direito. E não é só no TexMaker, no Lyx e no Kile também não funciona nada.
Registrado

_Me dá um biscoito!
_Como é que se diz?
_Sudo me dá um biscoito!
sergiocastilho
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 1


Ver Perfil
« Responder #8 em: 17 de Março de 2011, 16:23 »

Tente desta forma:
\documentclass[10pt,a4paper]{article}
\usepackage[latin1]{inputenc}
\usepackage{amsmath}
\usepackage{amsfonts}
\usepackage{amssymb}
\author{Sergio Castilho}
\title{Paper 1}
\begin{document}
\section{Ferramenta de Simulaç\~ao}

\subsection{Implementaç\~ao}

\end{document}
Registrado
silvioSP
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Mensagens: 1


Ver Perfil
« Responder #9 em: 18 de Outubro de 2011, 19:27 »

O problema citado pelo ednso (bug que torna impossível digitar as palavras com acento sem trocar de janela) aqui foi resolvido, no ubuntu 11.10, instalando a ibus-qt4.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  
 
Ir para:  

Powered by MySQL Powered by PHP Tema desenvolvido por FaBMak e n3t0
Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines
© 2014 Canonical Ltd. Ubuntu e Canonical são marcas registradas da Canonical Ltd.
XHTML 1.0 válido! CSS válido!