Autor Tópico: Repositórios importantes no Ubuntu  (Lida 3830 vezes)

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Repositórios importantes no Ubuntu
« Online: 04 de Novembro de 2009, 01:20 »
Gente,gostaria de fazer duas perguntas:Quais são os repositórios que são importantes,mas não estão inclusos na instalação padrão? Por exemplo,eu acabo de instalar o Ubuntu 9.10 e dei o comando "sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras" para instalar algumas coisinhas adicionais,como Flash,java e suporte a MP3 entre outros,esse mesmo comando seria mais abrangente se eu adicionasse repositórios não inclusos na instalação padrão?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2009, 17:24 »
Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Karmic Koala

Para adicionar este repositório ao seu Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10), abra o terminal:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list \
--output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list &&
sudo apt-get -q update &&
sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring &&
sudo apt-get -q update


Instalação de pacotes multimédia

Para sistemas de 32Bits, utilize este comando no terminal:

sudo apt-get install audacious faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs


Para sistemas de 64Bits, utilize este comando no terminal:

sudo apt-get install audacious faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin w64codecs
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2009, 01:16 »
Valeu Ricardo,pela atenção,então apenas o repositório Medibuntu acrescentado já basta ao Ubuntu? Na "central de programas do Ubuntu" aumenta as opções descritas de cada pacote ali após a instalação do repositório Medibuntu,ou se manterá do mesmo jeito? Eu sei que poderei instalar mais programas com o Medibuntu instalado,mas a minha pergunta é em relação às descrições dos pacote,é muito bom ter os pacotes separados por categorias e com uma breve descrição do que se trata.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2009, 09:00 »
não esquece do ubuntu games

http://archive.ubuntugames.org

é bom para instalar jogos
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 05 de Novembro de 2009, 11:54 »
Acredito que os pacotes do Medibuntu já bastam. São pacotes para o bom funcionamento da parte multimídia do sistema... videos, som, radio online, etc.

Existem outros pacotes importantes:

adobe e flash player (arquivos pdf)

k3b (é o melhor programa para gravar músicas e dvds, arquivo.iso e também arquivo de dados; voce pode gravar da mídia para o hd e do hd para a mídia)

smplayer e mplayer (reproduzir dvds)

amarok (esse programa é o melhor para reproduzir músicas, apesar de ser baseado no kde funciona também no gnome)

soundKconver (é o melhor programa para converter músicas para mp3 ou para outros formatos, é baseado no kde, funciona no gnome também)

firestarter (firewall do ubuntu)

gparted (para visualizar graficamente as partições do hd)

deborphan (para visualizar se há pacotes quebrados no sistema, após instalação vc verifica pelo terminal: "sudo deborphan")

chkrootkit (para verificar que tem vírus no sistema, porém não elimina vírus, apenas detecta, após instalação, pelo terminal digite: "sudo chkrootkit") 
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 06 de Novembro de 2009, 02:30 »
interessante esse último aplicativo que você mencionou,quer dizer que ele detecta possíveis vírus,mas esses vírus seria em relação à partição do Windows,não é mesmo? Já que linux não é tao vulnerável,seria um preventivo para que você não disseminasse vírus para quem usa Windows,é isso? esse aplicativo mostra onde o vírus estaria localizado para que se possa eliminá-lo manualmente?
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:04 »
Não, o chkrootkit detecta vírus apenas no linux... apesar do linux ser menos vulnerável a virus, não é impossível de entrar...  por isso é bom instalar o firewall firestarter.

Tem um tópico aqui no fórum que ensina a registrar uma senha no Grub para proteger ainda mais a segurança no linux:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57690.0.html

Esse tópico tem também no Viva o Linux:

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Seguranca-em-seu-Linux/?pagina=1

No windows, pelo que eu saiba, só com antivírus instalado na máquina.

« Última modificação: 06 de Novembro de 2009, 12:11 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:10 »
Mas o linux não vem com um firewall invísível instalado por padrão? eu achei que fosse,por isso não havia me preocupado de instalar o Firestarter,sendo assim,seria melhor que o Ubuntu  já viesse com o Firestarter já incluído na instalação padrão.
Ubuntu é tudo de bom!!!

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:34 »
existe o iptables... ele é bom... mas no ubuntu não nada ativado por padrão
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Mascarado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 113
  • Quanto mais eu ubuntu,mais eu gosto de ubuntar
    • Ver perfil
Re: Repositórios importantes no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 08 de Novembro de 2009, 13:40 »
pois é,justamente esse iptables que eu pensei que já fosse automático no sistema,pois dizem que o Firestarter é uma interface gráfica do iptables.  Vou correndo agora mesmo instalar o Firestarter então.
Ubuntu é tudo de bom!!!