rodrigo.miguel
Usuário Ubuntu
Deslogado
::Usuário Ubuntu & Debian::
|
 |
« em: 30 de Outubro de 2009, 08:52 » |
|
Gostaria de deixar registrado aqui um problema de instabilidade com o som no Ubuntu 9.10 Karmic Koala para o seguinte dispositivo de áudio: Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10) Os sintomas são: - O som, de uma hora pra outra, para de funcionar; - O dispositivo de áudio desaparece das Preferências de som; - As caixas de som ficam emitindo uns estalos meio estranhos, que são mais perceptíveis usando fones de ouvido. Constatei estes problemas ao testar o Koala em um Live USB. Uma solução temporária (para que o som volte a funcionar) é digitar o seguinte comando no Terminal: sudo alsa force-reload Outra solução é reiniciar a sessão.
|
|
|
|
« Última modificação: 30 de Outubro de 2009, 09:00 por rodrigo.miguel »
|
|
|
|
martinho_junior
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #1 em: 30 de Outubro de 2009, 18:06 » |
|
Se quando vc dá o comando sudo alsa force-reload ele não apresenta mais problemas, você poderia criar um script para esse comando para iniciá-lo toda vez que o sistema for carregado. Abra o editor de texto e escreva:
#!/bin/bash sudo alsa force-reload
Salve o arquivo como som.sh em alguma pasta, como pro exemplo a sua pasta pessoal. Clique com o botão direto do mouse e depois selecione "propriedades". Na guia "Permissões", marque a opção "permitir a execução como um programa". Clique em OK. Agora vá em Sistema > Preferências > Aplicativos inicializados com o sistemma (ou sessões). Clique em adicionar. Dê um nome para essa tarefa e selecione o arquivo que você criou. Reinicie o pc e veja se as alterações funcionaram ou se o som continua não funcionando.
Qualquer problema, poste o resultado aqui.
|
|
|
|
|
Junior
|
|
|
rodrigo.miguel
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #2 em: 30 de Outubro de 2009, 23:26 » |
|
Se quando vc dá o comando sudo alsa force-reload ele não apresenta mais problemas, você poderia criar um script para esse comando para iniciá-lo toda vez que o sistema for carregado Valeu pela dica. Mas acho que o problema continua mesmo após a execução do comando. Não posso confirmar com 100% de certeza. Preciso fazer mais testes com o Live USB.
|
|
|
|
|
|
|
|
pavarotti
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #3 em: 31 de Outubro de 2009, 00:26 » |
|
martinho_junior.... não deu certo....estou com o sistema instalado e ele não executa o arquivo. o mais engraçado do problema do som é que quando desinstala o Pulseaudio, o som da sinal de vida na tela de logon(som dos tambores) ai a gente entra com a senha e deveria ter o som da entrada do sistema (mais tambores) o q não acontece. Ate aparece o ícone de som, mas nas propriedades não há nenhum hardware. Mas se usar o alsa, o hardware está lá e o audio funfa normalmente... bem bixado isso hein....to ficando bem desanimado com esse problema pq não tem ninguém que consiga resolver... abçoooo
|
|
|
|
|
|
|
|
sley
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #4 em: 31 de Outubro de 2009, 01:13 » |
|
Opa!
Então rodrigo, meu note é igual ao seu lembra...
Eu instalei o 9.10 aqui já e confirmo suas reclamações...
Estou utilizando essa "solução temporária" que você disse para o som funcionar, mas esses "estralos" na caixa de som é um saco!!!
Vamos aguardar pra ver... vlw!
|
|
|
|
|
|
|
|
rodrigo.miguel
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #5 em: 01 de Novembro de 2009, 21:23 » |
|
Sobre o microfoneO microfone está funcionando. Mas parece que não é possível ativalo pelas propriedades de som. A solução é ativar o microfone pelo alsamixer ou pelo gnome-alsamixer. Pelo gnome-alsamixer:sudo apt-get install gnome-alsamixer Em Aplicações > Multimídia > GNOME ALSA Mixer, configure corretamente as opções do " Ext Mic".
|
|
|
|
« Última modificação: 01 de Novembro de 2009, 21:36 por rodrigo.miguel »
|
|
|
|
marcelo_ufv
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #6 em: 02 de Novembro de 2009, 21:51 » |
|
Tentei essas sugestões, mas meu microfone continua a não funcionar. E se eu remover o pulseaudio? Será que resolve o problema?
|
|
|
|
|
|
|
|
ivan.joose
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #7 em: 02 de Novembro de 2009, 23:14 » |
|
Prezados,
Tenho a mesma placa de som (VT1708/A) e estou passando o mesmo problema, mas com a solução que foi postado pelo amigo rodrigo.miguel, (sudo alsa force-reload) que por sinal abriu o tópico, funcionou. Obrigado.
Como sempre tenho que fazer isso, tive e mesma ideia do amigo martinho_junior, colocar o comando no /etc/rc.local, mas também não rolou, tinha que rodar na mão.
Então fiz o simples, mas eficaz (até o momento), script;
vi /home/reiniciar_som
================================================ #!/bin/bash
sleep 60
alsa force-reload ================================================
dei permissão de execução: chmod +x reiniciar_som
então depois coloquei no /etc/rc.local
sudo vi /etc/rc.local
/home/reiniciar_som
E funcionou, agora até quando não sei.
Espero que ajude os amigos.
Atenciosamente,
Ivan Paes José
Skype: ivanpaesjose Palhoça - Santa Catarina - Brasil Linux User: 417893
|
|
|
|
|
|
|
|
marcelo_ufv
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #8 em: 02 de Novembro de 2009, 23:26 » |
|
A opção de remover o pulseaudio funciona no ubuntu 9.04 mas na 9.10 não funcionou pra mim. Uma pena, acho que vou voltar pra versão anterior.
|
|
|
|
|
|
|
|
sley
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #9 em: 04 de Novembro de 2009, 11:46 » |
|
Bom dia galera! Seguinte, Executei o "sudo alsa force-reload" uma vez e nunca mais tive problema.
Acredito que o som só para de funcionar se o mesmo estiver num volume muito alto... ai ao tentar executar algum som com um volume escandaloso, o som para de funcionar nos obrigando a executar tal comando.
Dica: Mantenha o volume em um nível razoável para evitar esse tipo de coisa.
O que realmente me incomoda no momento são os "estálos" que fica dando no som como o rodrigo disse... ainda não encontrei nada pra solucionar nem 'quebrar o galho'... está bastante incômodo.
Outra coisa só pra deixar explícito... Eu observei que não temos o controle do PCM como na versão anterior... (acredito que seja devido a mudança na estruturação do áudio nessa nova versão) e justamente o PCM que eu acredito ser o causador desse transtorno todo do som! rsrs
Bom, é isso aí... continuemos na luta! Se alguém tiver alguma notícia compartilhe conosco!
Abs galera!
|
|
|
|
|
|
|
|
rodrigo.miguel
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #10 em: 04 de Novembro de 2009, 15:13 » |
|
Outra coisa só pra deixar explícito... Eu observei que não temos o controle do PCM como na versão anterior... (acredito que seja devido a mudança na estruturação do áudio nessa nova versão) e justamente o PCM que eu acredito ser o causador desse transtorno todo do som! rsrs Na verdade, temos sim. Mas funcionando de forma diferente. Explico: Se você perceber, no controle de volume não da pra aumentar muito o som. Se aumentar muito, o som fica muito alto e distorce. Justamente pelo fato do controle do PCM já estar integrado ao controle de volume do painel. É mais ou menos assim: ao chegar no que seria o volume máximo do controle mestre antigo, o volume passa a aumentar o PCM. Para observar este "fenômeno", instale o gnome-alsamixer (ou visualize pelo alsamixer mesmo). Observe o que acontece quando vc sobe o volume pelo controle de volume do painel.
|
|
|
|
« Última modificação: 04 de Novembro de 2009, 19:44 por rodrigo.miguel »
|
|
|
|
juniorgomes
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #11 em: 04 de Novembro de 2009, 15:47 » |
|
Rodrigo, faz o seguinte teste adiciona no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf a seguinte linha options snd-hda-intel model=auto Meu dispositivo de som é o mesmo que vc tem, e aqui funcionou!!! Abraço
|
|
|
|
|
|
|
|
Versuri
Usuário Ubuntu
Deslogado
Linux #436528 - Ubuntu #9933
|
 |
« Responder #12 em: 04 de Novembro de 2009, 16:02 » |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
sley
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #13 em: 04 de Novembro de 2009, 17:22 » |
|
Outra coisa só pra deixar explícito... Eu observei que não temos o controle do PCM como na versão anterior... (acredito que seja devido a mudança na estruturação do áudio nessa nova versão) e justamente o PCM que eu acredito ser o causador desse transtorno todo do som! rsrs Na verdade, temos sim. Mas funcionando de forma diferente. Explico: Se você perceber, no controle de volume não da pra aumentar muito o som. Se aumentar muito, o som fica muito alto e distorce. Justamente pelo fato do controle do PCM já estar integrado ao controle de volume do painel. É mais ou menos assim: ao chegar no que seria o volume máximo do controle mestre antigo, o volume passa a aumentar o PCM. Para observar este "fenômeno", instale o gnome-alsamixer (ou visualize pelo alsamixer mesmo) enquando vc sobe o volume pelo controle de volume do painel. Então, na verdade observei isto também, mas pessoalmente prefiro do jeito que estava na versão anterior.. rsrs Rodrigo, faz o seguinte teste adiciona no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf a seguinte linha options snd-hda-intel model=auto Meu dispositivo de som é o mesmo que vc tem, e aqui funcionou!!! Abraço Velho, isso é pra tentar acabar com os "estálos"?
|
|
|
|
|
|
|
|
juniorgomes
Usuário Ubuntu
Deslogado
|
 |
« Responder #14 em: 04 de Novembro de 2009, 18:04 » |
|
Rodrigo, faz o seguinte teste adiciona no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf a seguinte linha options snd-hda-intel model=auto Meu dispositivo de som é o mesmo que vc tem, e aqui funcionou!!! Abraço Velho, isso é pra tentar acabar com os "estálos"? Opa, então no meu eu não tive problemas com "estalos" mas tive problemas com o audio sumir de uma hora pra outra (ou nem aparecer) e esse procedimento resolveu.
|
|
|
|
|
|
|
|
|