Autor Tópico: Tetra-boot e formatar partição em NTFS usando o programa Gparted no Linux Ubuntu  (Lida 10078 vezes)

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Recentemente, obtive um DVD do Windows Vista para instalar em uma particição de meu HD, que anteriormente estava com o Windows 7 mas acabou conrropendo e ele não mais iniciava. Após ler este artigo http://www.vivaolinux.com.br/artigo/A-arte-do-tetraboot/ decidi instalar 4 sistemas em meu computador e tive problema ou não sabia como formatar uma partição em NTFS usando o Linux, a solução para este problema relato na parte 2.

Sobre meu computador

Atualmente a distro principal que utilizo é Ubuntu 9.04 ocupando 82 GB de HD (formato ext4), 4,8 GB tenho Kurumin NG (KDE 3.5.9)(formato ReiserFS) e 20 GB atualmente esta Kubuntu 9.04 (formato ext4) com o novo KDE 4.2 que achei o visual muito bonito, mas não muito estável (Porém não tem o Kppp e ainda não consegui conectar na internet, pois como uso o tim web 3g preciso configurar a DNS e não sei onde se encontra NetMananger do Kde). Pretendo conhecer o Xubuntu e instalar onde esta o Kubuntu ou rodá-lo só pelo CD mesmo.

Parte1: Sobre o tetra-boot

Se lerem o artigo que indiquei, verão que o máximo de sistemas operacionais que podem deixar em boot em 1 mesmo HD são 4. Mas aviso que se colocar 4 sistemas operacionais em boot, não haverá partição nem para alocar a Swap (a não ser que você instale um open solaris em swap, eu pretendo ainda testar isso, já deixei um HD 20 GB como recomendado pelo artigo indicado), mas como meu notebook tem 2 GB de memória penso que não vai me prejudicar muito na velocidade não ter uma partição de Swap.

Tetra-boot de somente distribuições linux eu já fiz, precisa deixar como primária todas, e aconselho para instalar por último a versão social do Ubuntu por último na partição desejada que ele reconhece todas as demais distribuições existentes nas partições do HD. O importante de deixar para instalar por último a distribuição que mais lhe agrada e não seja anti-social é que ela que vai comandar o Grub e poderá escolher entre todas as distribuições instaladas, sendo ela a que entrará primeiro. Pode se alterar a posição e diminuir o tempo de espera para se entrar em alguma distribuição editando através do comando sudo gedit /boot/grub/menu.lst pelo Terminal se for da distribuição Ubuntu.

Caso queiram fazer tetra-boot, triplo-boot ou até duplo-boot daqueles sistemas (se não me engano BSD é ufs o sistema de arquivo, OpenSolaris é em Swap) aconselho a ler aquele artigo indicado todo e façam backup de suas coisas antes de se aventurarem.

Parte 2: Sobre formatar em NTFS uma partição do HD usando o programa Gparted do Linux

Precisei formatar a partição 1 destinada para o Sistema Windows, o problema era que o DVD que tinha do Windows Vista não estava formatando em NTFS para a instalação do sistema, aí como fazer para dar uma ajuda para o DVD Windows Vista que só queria instalar já estando o HD  em NTFS. Aí que comecei por Adicionar e Remover programas do Ubuntu o software Gparted, mas ele não tinha a opção para formatar em NTFS disponível para eu aplicar à partição do HD desejada.

Foi pesquisando no fórum do Ubuntu internacional que encontrei a solução para o meu problema de formatar em NTFS com o Gparted. Tem que abrir Synaptic e instalar além do gparted, o pacote ntfsprogs aí depois é śo abrir o Gparted e estará disponibilizado a opção de formatar em NTFS pelo Gparted ou usando este caminho Sistema>Administração>Editor de partições. Postei um comentário neste tópico também http://www.vivaolinux.com.br/topico/vivaolinux/Formatar-particicao-windows . Relatando uma maneira fácil de formatar em ntfs usando Gparted do Linux.
Ubuntu 13.04 - Chromium !

Offline toso51

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 137
  • Vai uma bebida... Tema do Chromium: Tiësto
    • Ver perfil
Só para complementar a mensagem anterior em relação ao tetra boot. A primeira vez que tentei usando um Windows e 3 distribuições linux, quando instalei uma versão do Kurumin NG 8.06, não sei se pela versão do grub desta distribuição ou pela característica de como ela configura o grub (gerenciador de inicialização para escolha das distribuições) ou por algum erro meu que talvez tenha apagado o a opção do Windows 7 Release Candidate, ou a própria característica do Windows 7 ainda não ser ainda a versão final, o que aconteceu foi que após o que seria o quarto sistema operacional no mesmo HD, o windows não aparecia mais a opção de entrar nele ou aparecia e não entrava. Aí já que ele não entrava mesmo, resolvi instalar mais uma distribuição linux recente, mudando somente o idioma para o inglês. E testei as 4 distribuições linux e funcionou beleza. Tendo uma em cada partição e estando todas formatadas como partições primárias.
Após não estava mais com o Windows 7 RC que emprestei para um primo de outro estado, e peguei emprestado de uma prima próxima de casa o Windows Vista Ultimate e tentei instalar onde estava o antigo Windows 7 que havia ficado problemático. Para isto, tive que apagar todas as outras distribuições linux até então instaladas e perder os dados que estavam nela, nada muito importante, pois já tinha feito anteriormente o backups de meus arquivos em alguns DVDs. Então os passos que segui foi:
1) Apagar todas as distribuições linux instaladas para que eu pudesse instalar novamente o Windows.
2) Após instalado o Windows Vista Ultimate, usei o CD do Kubuntu 9.04 e formatei pelo modo manual: não alterando a parte que já continha o windows, e já colocando 5000 MB para o Kubuntu 9.04 em português, 20000 MB para Kubuntu 9.04 inglês (só para diferenciar, pois minha intenção é instalar talvez futuramente o OpenSolaris aqui, tenho interesse em conhecer o desempenho deste sistema) e por último o Ubuntu 9.04 no restante do disco. Nesta parte do formatação, deve se escolher para montar somente a "/" para o local que vai ser a vez da instalação da distribuição, isto se for já formatar todas as partes do disco.

Obs para cada instalação de distribuição linux. tomei o cuidado de esperar o dispositivo de CD colocar para fora o CD de instalação do linux em todas as instalações que fiz, de não desligar o computador de qualquer jeito, de ir testar o windows se ele continua abrindo e encerrando normalmente.  
3) Instalado a primeira distro, Kubuntu 9.04 versão em português, além do windows. Testei a abertura do Windows e o encerramento correto dele. Aí como não queria instalar uma distro antiga e só tinha em CD como mais atuais a Kubuntu 9.04 e o Ubuntu 9.04, mas serveria se tivesse a Xubuntu 9.04 para este teste, instalei novamente a Kubuntu 9.04 mas agora na versão do idioma inglês. Instalado, novamente, esperei o computador pedir para retirar o cd da bandeja que havia colocado para fora para que reiniciasse o computador. Reiniciado o computador entrei e testei o Windows e sai dele, como já havia dito na observação e coloco aqui para reforçar, não sei se é preciso seguir isso assim, mas eu segui.
4) Chegou a hora da verdade, juro para vocês que estava em dúvida se instalado mais uma distro, o Windows que estava instalado iria continuar funcionando normalmente, em 4 unidades lógicas primárias temia que o Windows iria dar piripaque. Havia percebido, que a formatação em "Swap" não exige a unidade lógica primária, e esta foi usada pelo o autor do artigo que havia lido para instalar o OpenSolaris, então na verdade, ele havia usado 3 unidades lógicas primárias no máximo e isto havia sido reconhecido pelo sistema windows, eu agora, estava para fazer 4 unidades lógicas primárias. Instalei o Ubuntu 9.04 e felizmente ocorreu tudo bem. Reinício o computador e estava os 4 sistemas operacionais para serem escolhidos, escolhi o do Windows e entrou novamente, foi um alívio, como pretendo deixar uma parte para Windows para jogar jogos como Age of Empires 3 e expansões que curto muito e ainda não rodam direito no linux ou uma vez ou outra que vem um parente que quer usar o windows, ou eu teria que apagar todos as distribuições novamente para que pudesse instalar uma versão do windows, não sei se o Windows 7 será mais inteligente e instalar sabendo que já há outros sistemas operacionais sobre o HD.

Acho que particionameto de HD depende do gosto do usuário, ter 4 partições lógicas primárias e perder a possibilidade de particionar em mais vezes o HD, ter ou não uma parte reservada para a swap, isto é mais decisão de se ter não quantidade de memoria ram suficiente. Particionar e instalar vários sistema linux em cada partição tendo em muitos os mesmo elementos comum do sistema e gastar espaço desnecessários para alguns. Uma solução seria instalar somente uma nova interface gráfica e escolher entre elas, não sei quantas podem ter ainda sobre possa ter sobre a mesma dostribuição em uso, que algumas se pode usar eu sei, mas não sei quantas ou quantas quiser. Estou aprendendo ainda no linux e espero continuar aprendendo por muito tempo. Uma outra coisa que pretendo aprender é como instalar colocando /home em outra partição. Já aprendi coisaas bem interessante no linux, como compiz fusion (efeitos do cubo 3D, fogo na tela), avant navigator (dock tipo a barra do Mac), instalar uns screenlets (gadgets), colocar senha em pastas, mas contínua por aprender muitas coisas mais de como se faz no linux, só ficar com algumas coisas ditas pretendo aprender como: ter mais uma opção de gerenciador gráfico na mesma distribuição; colocar /home em partição diferente do sistema no HD; instalar arquivos .tar.gz ou similares.
Ubuntu 13.04 - Chromium !