Autor Tópico: Problema na realtek 8187b  (Lida 6668 vezes)

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Problema na realtek 8187b
« Online: 24 de Setembro de 2009, 17:58 »
Gente, meu notebook possui um componente wireless da realtek rtl8187b.
Devido a falta de drivers, sempre tive problemas com a conexão no Ubuntu Jaunty.

Agora, depois de algumas alterações, em vários lugares eu recebo um sinal bem alto. Mas quando vou conectar, o pc fica tentando e acaba não conectando mesmo com o sinal alto.

Se eu estiver próximo da antena, eu consigo conectar sem problemas. Mas se houver alguma parede entre o pc e a antena.. mesmo com o sinal alto, não conecta.

Alguem poderia me ajudar com isso?? Acredito que deva ser alguma outra configuração que eu não fiz, já que o nível do sinal é alto....

Obs.: Já vi em todos os tópicos do fórum sobre esse componente (RTL8187b). Já tentei outros bitrates e nada. Já tentei utilizar o ndiswrapper com o driver para windows 98 (que segundo vi em alguns sites, é o que melhor funciona) e nada!

Fico aguardando a ajuda do pessoal...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 21:43 »
Já tive problemas semelhantes com Wireless usando o network-manager, mas isso faz já algum tempo, na época solucionei usando o wicd que o usuário platao recomendou neste tópico:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56574.msg321486.html#msg321486

Se você usar a Pesquisa do fórum vai encontrar muita coisa relacionada ao mesmo. Ou mesmo pode tentar usar essa dica de instalação retirada do blog do Christiano Anderson
Citar
A instalação pode ser feita da seguinte forma:

   1. Adicione no /etc/apt/sources.list a seguinte linha: deb http://apt.wicd.net hardy extras
   2. Digite aptitude update e depois aptitude install wicd

Detalhe importante: O wicd vai remover o NetworkManager. Se você utiliza algum applet no Gnome, talvez ele reclame no momento que o NetworkManager for removido. Mas basta reinicializar a máquina para que a mensagem não apareça mais. Depois basta entrar no wicd pelo menu de Aplicações, Internet e configurar sua rede wi-fi.

O post no caso é antigo, acho que atualmente o wicd já encontra-se até mesmo nos repositórios, então com um apt-get/aptitude ou pelo synaptic você deve conseguir instalar.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:57 »
Então vc acredita que o problema está no "networkmanager"?

Blz, vou instalar esse Wicd e logo posto uma resposta se funcionou ou não.

Vlw

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #3 Online: 25 de Setembro de 2009, 11:49 »
Olá,

Eu tenho esse mesmo adaptador de wireless, que é uma verdadeira bosque pra usar com o Linux. No meu caso, as conexões de rede sem fio melhoraram bastante quando atualizei o meu kernel. Agora estou com o 2.6.30-6 instalado. As conexões ainda são um pouco instáveis, porém, até o pessoal que usa o Window$ reclama da conexão daqui, de modo que não consigo saber se o driver no novo kernel já está 100 %.

Abraço.

Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #4 Online: 25 de Setembro de 2009, 16:50 »
vc baixou esse kernel de qual repositório??

o que estou usando é o 2.6.28-15-generic...


Instalei o Wicd e não vi grande diferença... O erro sempre se dá no momento de "Obter endereço ip".
Alguem sabe commo resolver??

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #5 Online: 25 de Setembro de 2009, 17:08 »
vc baixou esse kernel de qual repositório??

o que estou usando é o 2.6.28-15-generic...


Instalei o Wicd e não vi grande diferença... O erro sempre se dá no momento de "Obter endereço ip".
Alguem sabe commo resolver??

Eu instalei o kernel já compilado em .deb para o Ubuntu daqui:
http://kernel.ubuntu.com/~kernel-ppa/mainline/

Você tem que instalar primeiro o pacote "source*all" (aqui "*" significa qualquer coisa). Depois instalar o
"linux-headers*all" e o "linux-headers*" referente à sua arquitetura (i386 - sistema de 32 bits - ou amd64 - sitema de 64 bits).
Por fim instale o "linux-image*" referente à sua arquitetura.

Note que lá você já vai encontrar o kernel 2.6.31. Porém, eu instalei ele no meu laptop e deu problema com o vídeo da Intel.
Por isso recomendo que você instale primeiro o 2.6.30-6. Caso tudo funcione bem, instale o 2.6.31, mas mantenha os kernels
anteriores caso ele falhe.

Boa sorte.

PS: O Wicd também não funcionou no meu caso.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2009, 20:34 »
Pessoal, instalei o Wicd, mas ele dá erro na hora de "obter endereço ip".

Tentei instalar o kernel como indicado, mas ele deu alguns problemas (a cpu não saia de 100%) então eu preferi deixar como estava... Algora com o Wicd tenho esse problema...

ALguma dica?

Offline vitortechno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
  • Conhecimento, passe adiante.
    • Ver perfil
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #7 Online: 26 de Outubro de 2009, 18:28 »
aqui no meu notebook eu resolvi esse problema deminuindo o rate da placa

# iwconfig wlan0 rate 11M fixed
 
só que eu tenho que dar esse comando toda vez que ligo o notebook, alguem sabe como deixar isso automatico na inicialização ?


Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #8 Online: 26 de Outubro de 2009, 20:04 »
aqui no meu notebook eu resolvi esse problema deminuindo o rate da placa

# iwconfig wlan0 rate 11M fixed
 
só que eu tenho que dar esse comando toda vez que ligo o notebook, alguem sabe como deixar isso automatico na inicialização ?



Olá,

Para executar na inicialização, é só colocar no arquivo "/etc/rc.local".

Boa sorte.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Problema na realtek 8187b
« Resposta #9 Online: 31 de Outubro de 2009, 13:50 »
Aproveitando o tópico...

Aguém já testou se no Hardy funciona essa wireless (realtek 8187b)?