Autor Tópico: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" [Resolvido]  (Lida 6953 vezes)

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
"Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" [Resolvido]
« Online: 31 de Agosto de 2009, 19:13 »
Olá, Pessoal!
Estou realmente muito feliz por estar usando um sistema Linux tão completo como o Ubuntu. E pra falar a verdade, nem tenho mais saudades dos Ruindows XP!!  ;D
Mas o meu problema é o seguinte: Tenho um Pentium 4, 1,7 ghz, 1 giga de ram, 160 de hd, vídeo nvídia 64 ( reconhecida e instalada pelo Ubuntu), mas que infelizmente não reconhece o processador.
Por causa disso, o Ubuntu não consegue normalizar o uso do mesmo o deixando assim, as vezes, muito lento. Trava muito, principalmente quando usos o synaptic e ou o mozilla.
Gostaria de saber de vocês, mestres em Ubuntu, o que posso fazer pra que isso pelo menos seja normalizado.
Muito obrigado desde já e até breve!  :D
« Última modificação: 05 de Setembro de 2009, 14:07 por Fábio Monteiro »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?"
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2009, 19:31 »
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2009, 21:52 »
Olá, Rjbgbo!
Infelizmente, pensei que tivesse arrumado meu problema, mas não consegui ainda. Mas percebi uma coisa interessante: Quando deixo de usar o Audacious e o Mozilla, passando a usar o Rithyumbox e o Opera, tudo normaliza.
Também desinstalei o X.org, mas percebi que não adiantou muita coisa....
E infelizmente não consegui prosseguir naquela dica que você me passou. Será, que, se não fosse pedir muito, me ajudar a "traduzir" o passo a passo do terminal?
li muita coisa até agora, e tudo que li, indica que pode ser um bug no sistema. e por causa disso o alto e abusivo uso do cpu.
Muito obrigado desde já! À você e à todos que me ajudarem.  ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2009, 22:26 »
Citar
Mas o meu problema é o seguinte: Tenho um Pentium 4, 1,7 ghz, 1 giga de ram, 160 de hd, vídeo nvídia 64 ( reconhecida e instalada pelo Ubuntu), mas que infelizmente não reconhece o processador.

Qual processador - o Pentium ou o da placa de vídeo?
Com uma máquina semelhante, estou no momento com o Thunderbird e mais cinco janelas do FF abertas, com 2% de uso do processador ( Sempron 2600+).

VB5



Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #4 Online: 31 de Agosto de 2009, 22:47 »
Processador Pentium 4, 1,7 Ghz.
Estou no momento com duas abas do mozilla abertas: Google e a do fórum. E programas abertos são dois: Amsn e o Rithyumbox. No momento está sendo usado pelo Ubuntu, 94% do processador. Muita coisa, não acham?
Muito obrigado desde já e até mais!  :)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #5 Online: 31 de Agosto de 2009, 23:00 »
Perguntei qual processador não  é reconhecido:
Citar
Mas o meu problema é o seguinte: Tenho um Pentium 4, 1,7 ghz, 1 giga de ram, 160 de hd, vídeo nvídia 64 ( reconhecida e instalada pelo Ubuntu), mas que infelizmente não reconhece o processador.

mas parece que se refere à placa de vídeo. De todo modo, 94 % é muito, sim... abra o Monitor do Sistema ( ou dê o comando 'top' no terminal) e veja quais processos estão usando tanta CPU.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #6 Online: 31 de Agosto de 2009, 23:23 »
Reiniciei meu pc novamente. Estou usando apenas o Mozilla e o Terminal.
O aplicativo que mais está usando a cpu é o X.org. 10%. No total estão sendo usados 30%.
Já até cheguei a desinstala-lo do Ubuntu. Ele e o driver da Nvidia (Minha placa de vídeo é uma GForce Mx 200 64 mega) mas nada adiantou. Resolveu por algum tempo, mas logo o pc ficou pior do que era.
Tenho um notebook da DELL  que usa como processador Athlon dual-core black edition. Ele trabalha muito bem. Só o meu Pentium 4 que não.
Mas vamos lá. Por que isso já está desafiante! :)
Muito obrigado mesmo!

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #7 Online: 03 de Setembro de 2009, 19:06 »
Pessoal! Essa questão do Ubuntu não reconhecer o processador e por esse motivo não instalar um driver adequado pra poder usá-lo da melhor forma possível é mito ou verdade? Não acredito muito na questão de Bug do sistema. Ainda se meu processador fosse um lançamento, tudo bem, mas já tem mais de sete anos de uso.
Muito obrigado desde já!

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #8 Online: 03 de Setembro de 2009, 19:19 »
É possível vc instalar o htop e tirar um screenshot para nós???

E também por favor cole o resultado do cat /proc/cpuinfo para vermos o reconhecimento do processador e se há algum bug de reconhecimento do mesmo??

Obrigado e Boa Noite!!!

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2009, 22:34 »
Olá, Hqxriven!
Consegui instalar tranquilamente o Htop e já tirei um print screen dos processos. Agora só falta uma coisa: Como nunca enviei qualquer tipo de screenshots para o fórum, poderia me ajudar? É pela página de respostas ou tenho que ir na sessão "Screeshots" na página inicial?
Muito obrigado e desculpe minha ignorância! Essa será com certeza a primeira e última vez que perguntarei isso! ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #10 Online: 03 de Setembro de 2009, 22:51 »
Olá, Hqxriven!
Consegui instalar tranquilamente o Htop e já tirei um print screen dos processos. Agora só falta uma coisa: Como nunca enviei qualquer tipo de screenshots para o fórum, poderia me ajudar? É pela página de respostas ou tenho que ir na sessão "Screeshots" na página inicial?
Muito obrigado e desculpe minha ignorância! Essa será com certeza a primeira e última vez que perguntarei isso! ;)

Fabio,
basta você hospedar sua imagem num servidor adequado (como o imageshack.us, ou outro similar) e postar aqui o endereço completo para ela.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #11 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:10 »
Acredito ter conseguido fazer isso também, meu amigo! Muito obrigado pela força!

http://img525.imageshack.us/img525/4311/capturadetelai.png

Valeu de novo!!  ;)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #12 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:17 »
Conseguiu sim, e basta dar uma olhada na primeira linha.... o 'exaile' está comendo toda a sua CPU. Só nesta linha, são 53 %, e há várias outras instâncias dele listadas abaixo, como pode ver. Desligue-o e tente de novo para ver.

VB5
 
« Última modificação: 03 de Setembro de 2009, 23:19 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:21 »
Então, VB5. A questão é a seguinte. Não exaile como muito meu processador, por causa do Python. Como resolvo isso, já que até quando uso o Rythumbox meu processador fica nas alturas?
O que esse Python tem haver com meu processador?
Muito obrigado desde já!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: "Como dimunuir o uso da CPU no Jaunty?" Aceito novos posts, por favor!
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2009, 23:28 »
O 'exaile' provavelmente usa a liguagem Python ( não posso afirmar pois não o uso). Aqui, ouvindo músicas pelo Amarok, o 'top' registra um uso de 5 a 7% da CPU.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB