Autor Tópico: Perguntas frequentes ja respondidas para iniciantes!!!  (Lida 2194 vezes)

Offline dudu_fernandoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Perguntas frequentes ja respondidas para iniciantes!!!
« Online: 02 de Setembro de 2009, 23:54 »
Bom galera quando começei a usar o GNU/Linux fiz um questionario elaborando minhas principais duvidas

diante disso fui atras até responder todas. Estou postanto esse questionario pois talvez responda  duvidas de outras

pessoas tbm.


1-Qual é a diferença entre as extensões e a que programa ou SO elas pertencem?

compressao do arquivo "wine-1.1.26" cujo o mesmo tem 107,4MB

.tar =110,0MB /.tar.bz2=14,9MB /.tar.gz=19,5MB /.tar.lzma=12,8MB /.zip=23,8MB /.cbz=23,8MB /.ar=87,2MB /.jar=23,8MB /.rpm /.deb

R: Bom no caso das 7 primeiras são extensões de compressão, na 8 é extesão java, na 9 é um pacote da distro Red hat e suas derivadas e na 9 é um pacote da distro Debian e suas derivadas. A diferença de tamanha entre as 7 primeiras é a velocidade de compressão e o tamanho final, onde sem comprimindo de forma devagar terá um arquivo menor em seu resultado(no caso a .tar.lzma) e no caso de um compressão mais rapida se obtera um resultado  não tão pequeno (no caso .tar)

2- Porque ao instalar o samba existe dois grupos de trabalho?

R:As vezes possui dois grupos distintos, va até  as maquinas e veja os grupos com o comando # vim /etc/samba/smb.conf, logo após isso constatar alguma maquina fora do grupo desejado mude o nome do grupo e ficara todas ne um grupo só.

3- Como configurar Samba?

R: Bom o samba já vem praticamente configurado, mas se for preciso logue como root no console e digite # vim /etc/samba/smb.conf e voce editara o arquivo de configuração do samba fazendo qualquer alteração necessaria.

4- Porque ao ir em Rede esta disponivel “Rede WINDOWS” e não Linux?

R: Porque a maioria das redes são windows e a rede é propiamente feita para interagir com rede windows.

5- A alguma forma de eu criar uma rede linux independente?

R: Não há necessidade sendo que a “rede Windows” atente ambas as redes.

6- Ao clicar no botão direito e compartilhar um arquivo ne outro disco ou diretorio em outro disco da o seguinte erro:

"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: cannot share path /media/disk/Meus documentos as we are restricted to only sharing directories we own.
   Ask the administrator to add the line "usershare owner only = false"
   to the [global] section of the smb.conf to allow this.

Porque isso ocorre?


R: bom basta adicionar a linha no final da seção global e fica tudo blz

7- tem como eu logar como root em ambiente grafico, pois as vezes certos comandos são permitidos somente pelo o usuario root?

R: não consegui achar a resposta 100% de acordo com a pergunta mas geralmente a conta root vem desativada para evitar equivocos como movimentação e etc despercebida. Por isso é necessario usar o console e digitar permissão de root com “sudo” ou entrar no console como root digitando “su” e posteriormente a senha do root.

8- Como verificar se um dispositivo esta funcionando ex:(placa de video)?


R: como root no console de o comando $lspci

9- Como montar uma gravadora virtual para emulação de ISOs?

R: va até o menu Aplicativos>Adicionar e Remover>(procure o programa G-mount e instale) ou em console como root #aptitude install G-mount

10-É melhor eu criar uma VM Windows e jogar, Emular os jogos e programas pelo Wine ou instalar o Windows em uma partição separada so para jogos?

R:Com o wine a compatibilidade com programas e etc não é 100% então é preferivel virtualizar

11- A questão da limpeza do sistema como :desfragmentação de disco, limpeza de arquivos temporarios, reparo de registro. Como proceder em ambiente GNU/LINUX ?

R:
Fazendo uma limpeza (faxina) no sistema Debian Linux(e seus derivados)

Venho colaborar com essa dica importante, que é de mantermos nosso sistema organizado e limpo. Executar limpeza no sistema com uma limpeza de arquivos e pacotes desnecessários.

# apt-get clean
(apaga arquivos armazenados em cache no disco)

# deborphan
(procurar por bibliotecas que não estão sendo usadas por nenhum programa)

# apt-get remove nomedopacote
(remove pacotes)

Após essas etapas, você vai ter um sistema limpo e com mais espaço livre em seu HD.

Espero ter ajudado com essa simples dica de grande importância.

Seja livre. Use software livre. Fonte ( http://www.vivaolinux.com.br/dica/Fazendo-uma-limpeza-(faxina)-no-sistema-Debian-Linux )

12- A questão dos ambientes graficos como KDE e GNOME. Qual a diferença ?

R: bom o ambiente grafico Gnome é legal e bem interativo, o KDE é mais parecido com windows. Mais ai vai do gosto de cada um né no meu caso prefiro o Gnome

13- A possibilidade de eu converter os arquivos em outras extensão para .Deb e executa-lo sem   ter erros ?

R: sim usando um programinha chamado “Alien”

GNU/LINUX Ubuntu 9.04 - Intel Core 2 Duo 3.0/Mobo Gigabyte GA-G31M-S2L/
4GB RAM Kingston 800Mhz/GeForce 9400GT 1Gb/HD 250Gb Samsung/
Monitor 19" Samsung