Autor Tópico: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu? Resolvido!  (Lida 4198 vezes)

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu? Resolvido!
« Online: 15 de Agosto de 2009, 20:06 »
Olá.
Meu notebook de uso pessoal veio com a caca do Vista Home Basic que vem dando tilts desde março, não deixa fazer updates dos outros programas, trava o touch pad. Finalizando, resolvi formatar o note. Sou ignorante no ubuntu,  porém me deparei com ele em NETBOOKs que chegaram a instituição de ensino onde trabalho.
Conversando com o rapaz que fazia o suporte ele disse que "era tranquilo" de trabalhar com ele, etc. Mexi, dei uma fuçada e gostei da interface intuitiva, etc. Não sou familiarizada a linhas de comando mas como não sou uma porta, tendo ajuda, aprendo.

Aí surge a pergunta: reinstalar o vista usando os discos de recuperação ou partir para novos horizontes com o ubuntu? ou fazer um dual boot? Mas ele só tem 80GB de memória...  Fiz um upgrade na memoria ram e agora esta com 2,5 GB.
Qual versaõ instalar - a 9.04 ou a remix? Ou NRA?
Ao fazer esta pergunta no yahoo fui puxada para os dois lados... encontrei foruns falado sobre a duração da bateria ser menor, vida util do HD diminui com conta do aumento do munero de ciclos ( seja la o q isso for), enfim, rodei rodei e... não sei.
Estou aberta as sugestões e novas informações que ajudem a me decidir.
Enquanto isso faço o backup.

P.S: não se empolguem muito no informatiques comigo... devagar e paciência com a professora aqui.

Ah.. não sei se isso ajuda mais ai seguem algumas caracteristicas do note:
Fabricante do sistema   Hewlett-Packard
Modelo do sistema   Presario C700 (GV552LA#AC4)
Tipo do sistema   X86-based PC
Processador   Intel(R) Celeron(R) M CPU        530  @ 1.73GHz, 1729 Mhz, 1 Núcleo(s), 1 Processador(es) Lógico(s)
Memória Física (RAM) Instalada   2,50 GB


Grata a todos. ;)
« Última modificação: 30 de Agosto de 2009, 22:55 por exploradora »

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu?
« Resposta #1 Online: 16 de Agosto de 2009, 18:46 »
Testei no CD sem instalar e rodou sem problemas... não houve travamentos, telas bizarras, nada nesse sentido...
 Mas pq ele "não viu" os arquivos presentes no HD?
Alguém tem a resposta pelo menos pra isso?
Ahhh não reproduziu videos. Ele pedia pra baixar alguns codecs... mas audio, touch pad, internet funcionaram sem problemas... a primeira vista nada de outro mundo...

Aguardo esclarecimentos quanto as duvidas anteriores e as adicionadas.

Grata



Offline Joseph

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 793
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu?
« Resposta #2 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:01 »
Se você rodou o live-cd com êxito, com certeza ele não dará problemas quando instalado, com relação aos codecs, após a instalação isso será resolvido, e quanto aos arquivos contidos no seu hd ele deveria ter encontrado sim, porque uso em dual boot e não tenho nenhum problema nesse sentido, abraço.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu?
« Resposta #3 Online: 17 de Agosto de 2009, 09:28 »
Instale a versão 9.04 mesmo. A netbook remix é pra computadores de tela menor.
Quando instalar vá em Aplicativos > Adicionar/Remover  e procure o pacote ubuntu-restricted-extras. Selecione e mande instalar. A maioria dos codecs serão instalados através deste pacote.

Viu? Nem precisa de linha de comando :)
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu? Ultima dúvida...
« Resposta #4 Online: 29 de Agosto de 2009, 23:27 »
Bem, formatei o notebook e instalei o ubuntu 9.04, mass....rs

Veja bem, fui instalar o pacote ubuntu-restricted-extras,porém, ocorreu o seguinte "erro/conflito":
Esta aplicação conflita com outro software previamente instalado. Para instalar 'ubuntu-restricted-extras' o software conflitante deve ser removido antes.
Mude para o gerenciador de pacotes 'synaptic' para solucionar este conflito.

Entrei no gerenciador e fui bisbilhotar o que tinha instalado na área de multimidia... confesso que fiquei cabreira de mexer demais  e deixar o que está quase lá  pior( afinal alguns videos rodam com audio, outro só com audio e outros só o audio...rs) ...
Que fazer?
Alguém pode me dar esse help? ???

Offline exploradora

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu? Encerrado!!
« Resposta #5 Online: 30 de Agosto de 2009, 09:37 »
Achei a solução noutro tópico. Não havia procurado direito.

Grata. :D

Offline difyca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu em compaq presario c720br. Funciona ou dá xabu? Encerrado!!
« Resposta #6 Online: 30 de Agosto de 2009, 14:05 »
Achei a solução noutro tópico. Não havia procurado direito.

Grata. :D

Fico feliz que tenha tido sucesso.

Basta agora você editar seu primeiro topico e Colocar ( resolvido ) no Final , dai os proximos usuarios já teram ideia que roda "Liso" o Ubuntu no computador deles.