Autor Tópico: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope  (Lida 3879 vezes)

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Olá, à todos do fórum! Usuários ou não desse sistema operacional apaixonante!
Gostaria de comunicar à todos vocês a minha enorme satisfação e surpresa em usar o Jaunty.
Tenho que confessar à vocês que, quando o instalei em minha máquina, estava muito receoso por desconfigurar meu pc inteiro, se o mesmo estava rodando redondinho o windows vista original adquiro junto a DELL.
Mas, passado três meses, a partir da data da instalação que não tirei mais o Ubuntu de meu computador. Além do mais, como tenho dois pcs, os dois já estão com esse Linux inacreditável.
Depois dessa maravilhosa e surpreendente experiência, resolvi espalhar esse SO para todas as pessoas que conheço, assim, fazendo muita divulgação do produto.
Agora, já bem decidido do que quero, como sempre faço manutenção em computadores aqui na minha cidade, resolvi não cobrar um centavo sequer dos meus clientes , em uma suposta troca do Windows ao Jaunty, em caso de formatação total do pc danificado.
Assim, acredito que tudo que vem de graça, deve ser passado gratuitamente. Até mesmo como forma de divulgação, já que ele com certeza corresponderá as perspequitivas de todos.
Quero agradecer a todos da Canonical por nos proporcionar esse SO maravilhoso, à todos do fórum a enorme paciência  que tiveram comigo e mais novidades, entrarei em contato com vocês.

Atenciosamente

Fábio R. Monteiro.

Lunik

  • Visitante
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2009, 09:19 »
Eu adotei uma coisa parecida quando as pessoas me pediam pra formatar e instalar windows pirata. Mas precisa ter muito cuidado com isso pois no final a coisa pode virar contra você quando as pessoas pedirem assistencia.

Enfim, faça como o morpheus lá do filme, rs... ofereça a pilula vermelha, mas não force ela garganta abaixo do sujeito. heheheh

Offline Mero_

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 86
  • Slack, Because It Works! Keep It Simple, Stupid..
    • Ver perfil
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2009, 09:26 »
 Iniciativa legal, mas como o Lunik disse, é preciso ter cuidado, mesmo por que isso:
Citar
já que ele com certeza corresponderá as perspequitivas de todos
é bastante relativo.

 Mas não deixa de ser uma forma de divulgação (Se as pessoas não conhecerem como poderão gostar? :P)
 Boa sorte amigo.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2009, 09:31 por Mero_ »
O verdadeiro Capitalismo não está no sistema, mas sim na mente e no coração das pessoas. (By Myself)

Offline fchevitarese

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 265
    • Ver perfil
    • Fred Chevitarese
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #3 Online: 11 de Agosto de 2009, 10:04 »
Gostei da sua idéia, e acho que você não está forçando mas sim, incentivando a adoção de um novo sistema operacional, tendo em vista que a maioria dos usuários não consegue utilizar o Ubuntu porque lhes foi apresentado o Windows como único salvador de seu computador. A maioria destes usuários estão vendados, portanto, não conseguem olhar para o lado e ver que existem outros caminhos que não o windows.

Meus parabéns pela sua iniciativa!!!

Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com
Fred Chevitarese - GNU/Linux
http://chevitarese.wordpress.com

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #4 Online: 11 de Agosto de 2009, 11:16 »
Bem, eu não tenho mais formatado PC's, ao menos não o fiz já a algum tempo.

Mas eu vivia reinstalando para colegas, mas na condição de que me dessem pequenas partes do HD, pois todas as máquinas saiam com dual boot.

O mais importante disto é que você deve ter o cuidado de deixar o sistema 100% configurado. Eu sempre além de instalar já deixava todos os codecs instalados, instalava opera, plugin flash, plugin java, fontes, compactares, outros programas para ver vídeos e escutar músicas, samba (para facilitar troca em redes windows), temas (muitos temas), ícones (muitos ícones), wallpapers e etc.

Além disto ao criar o perfil do usuário já deixava ele configurado (com temas diferentes, alterações no openoffice para iniciar mais rápido, e etc).

Acho que assim existe uma chance maior de aceitação daquele sistema que o usuário não esta acostumado a usar.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2009, 12:39 »
Olá, pessoal!! Adorei todos os depoimentos que escreveram, e com certeza entendi e seguirei passo a passo tudo o que me disseram! Principalemte o seu, clcampos, quando escreveu que devo deixá-lo redondinho, com todos os codecs, flashs e atualizações em perfeito estado de funcionamento!!
Aposto que isso é o de menos, não? É por isso que adorei o Ubuntu desde o ínicio, por ter que apenas se preocupar com essas coisinhas. Já que ele vem com office, drivers de modem, rede, vídeo, placa wireless já automaticamente regulado na instalação! Coisa básica que o grande Ruindows não faz sozinho!  E nunca podemos esquecer do famoso antí-vírus, tão importante pro SO da Microsoft! (risos para o ruindows  :D!!)
Um grande abraço pra todos vocês e vamos todos juntos levar o Jaunty e as futuras aplicações do Ubuntu a torná-lo mais conhecido do que já é!
Valeu, pessoal!! E mais novidades, estarei com muita alegria publicando nesse Fórum!

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #6 Online: 12 de Agosto de 2009, 13:21 »
Bom... eu não trabalho na área de infra e SO. Minha área é de aplicativos de gestão, então profissionalmente tenho poucas chances de tomar iniciativas iguais à sua.

Porém, sou igualmente um divulgador do Ubuntu e sempre que posso, mostro meu note rodando "só" o Jaunty (sim... eu "kikei" o Vista daqui e nem dual-boot eu uso).

Eu já consegui duas adesões entre meus amigos. Mas descobri que a melhor estratégia para tornar a migração de ambiente menos traumática é seguir os seguintes passos:
  • Instale o Ubuntu num espaço pequeno do HD do(a) amigo(a), com uma configuração "completa básica", ou seja, apenas com o essencial para que ele possa brincar, bagunçar, se esparramar, etc. A idéia, nesta etapa, é fazer a pessoa perder o medo de, por exemplo, ser abduzido por uma legião de bactérias extra-terrestres lambuzadas em maionese se der um duplo-clique errado... :P
  • Passada a primeira fase (certifique-se que a pessoa está bem à vontade), reinstale o Ubuntu, mas dessa vez com mais espaço no HD. Esta instalação deve ser completa, com todos os aplicativos que satisfaçam às necessidades que o Windows esteja satisfazendo hoje. Nesta etapa, você e seu amigo vão começar a migração de ambiente, propriamente dita. Ensine-o como fazer para trabalhar com os arquivos da partição Windows usando os aplicativos do Jaunty. Estabeleçam juntos um prazo para que, com calma, ele comece a salvar as novas versões de seus arquivos nas pastas do /home dele. Normalmente, dois meses devem ser suficientes para que todos os arquivos que realmente interessam para ele estejam no /home.
  • Na terceira etapa, traga todos os outros arquivos do seu amigo para a /home (menos os que já estão lá, evidentemente). Mantenha o Windows na máquina dele e diga que aquele é o seu "archiving" (é importante explicar o que é um arciving :D -- se você não souber, procure no Google ;D ). Explique que manterá o Windows para que ele tenha segurança para o caso de encontrar algo que ele definitivamente não queira largar (sabe como é... alguns viciados em drogas pesadas, como o Internet Explorer, às vezes têm síndrome de abstinência, ou então o seu amigo pode não ter ficado muito contente com a forma como os emails se desformataram na migração do Autilôko para o Evolution). Esta etapa seria o equivalente a tirar a rodinha da bicicleta só de um lado, e deixar a outra levantada... Não serve pra coisa alguma, além de dar segurança pra quem está aprendendo a andar.
  • Por último (opcional), chame o cara pra tomar uma cervejinha, depois de algum tempo. Se ele se oferecer pra pagar a conta, é porque tá muito feliz e quando chegar em casa você poderá olhar no espelho e se orgulhar da alma caridosa que fita você nos olhos. Aproveite para se oferecer para tirar de uma vez o Ruíndous da máquina do cara, abra uma conta para ele no FORUM e apresente-o à Comunidade Ubuntu.

Offline Fábio Monteiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Ajudarei na distribuição gratuíta do Linux Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope
« Resposta #7 Online: 12 de Agosto de 2009, 23:23 »
Primeiramente, é errado escrever uma frase usando um advérbio, mas acho que vale a pena tentar!! hehehheh!
Adorei receber e ler seu texto, meu amigo de Linux, Musinet!
Com certeza seguirei suas recomendações à risca!!!
Espero receber outros textos iguais a esses que venho recebendo!! Estou adorando lê-los cada um deles!!
Muito obrigado, à todos vocês, meus amigos de Jaunty!