Autor Tópico: Dual Core (RESOLVIDO)  (Lida 7303 vezes)

Offline RicardoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Dual Core (RESOLVIDO)
« Online: 01 de Agosto de 2009, 08:16 »
Senhores, acabei de adquirir (ainda não chegou) um Notebook Dual Core T3400 3GB 500GB 14" Linux - Positivo, e estou na duvida se ele rodará tranqüilamente o Ubuntu 9.04, e qual uso, o I386 ou AMD64 ?

Segue a configuração da máquina.

-Processador:  Intel Pentium T3400 (2.16 GHz, FSB 667MHz, 1MB Cache L2)
-Sistema Operacional: Linux (não sei qual distro)
-Chipset: SiS M672 + SiS 968 / -Memória RAM: 3GB (DDR2, PC5300) / -Slots de Memória: 2
-Disco Rígido (HD): 500GB, 2.5", SATA, 5400 RPM
-Unidade Ótica: DVD±RW Dual Layer (Gravador de CD 24x, Gravador de DVD 8x) / -Slot de expansão: 1x slot ExpressCard 34/54 / -Leitor de Cartões: MS / MS Pro / SD / MMC / -Webcam: 1.3 Megapixel
-Tela: LCD 14.1", WXGA, TFT, Widescreen, 1280x800 /-Vídeo: vídeo integrado compartilhado até 256MB, com suporte a gráficos 2D/3D e Microsoft® DirectX 9 /-Áudio: Áudio estéreo
-Rede: 10/100Mbps, Fast Ethernet / -Wireless (rede sem fio): Integrado (IEEE 802.11b/gTM) / -Modem: 56kbps, V.90/V.92
-Trava de Segurança: Tipo Kensington /-Teclado: Português-Brasil, 88 teclas + 3 teclas de acesso rápido
-Mouse: Tipo Touchpad, Scroll, 2 botões /-Fonte: 100~240V Automático, 65W /-Bateria: Li-ion, 4000mAh, 6 células

Desde já agradeço a ajuda.
Ricardo Ferreira
« Última modificação: 14 de Agosto de 2009, 19:39 por RicardoF »

Lunik

  • Visitante
Re: Dual Core
« Resposta #1 Online: 01 de Agosto de 2009, 21:03 »
Eu tô apenas chutando aqui, mas se o computador já foi vendido com linux é porque já houve algum tipo de homologação da positivo. E como o suporte a drivers e periféricos está no kernel linux e não na distro, então é bastante provável que ele funcionará perfeitamente com o ubuntu também.

Antes de instalar o ubuntu, use o livecd por uns minutos pra testar tudo.

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dual Core
« Resposta #2 Online: 01 de Agosto de 2009, 22:13 »
Camarada RicardoF, boa noite!
Eu tenho um computador com plataforma 64bits e uso a plataforma 32bits, já li vários comentários que o desempenho é um pouco inferior nos de 32, porém, deve ser bem pouco mesmo pois não vi diferença. (lembrando que já usei os dois).
Escolhi a de 32 por ter mais compatibilidade de aplicativos. Penso que seria a melhor escolha baixar o i386.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Dual Core
« Resposta #3 Online: 02 de Agosto de 2009, 12:42 »
Senhores, acabei de adquirir (ainda não chegou) um Notebook Dual Core T3400 3GB 500GB 14" Linux - Positivo, e estou na duvida se ele rodará tranqüilamente o Ubuntu 9.04, e qual uso, o I386 ou AMD64 ?

Segue a configuração da máquina.

-Processador:  Intel Pentium T3400 (2.16 GHz, FSB 667MHz, 1MB Cache L2)
-Sistema Operacional: Linux (não sei qual distro)
-Chipset: SiS M672 + SiS 968 / -Memória RAM: 3GB (DDR2, PC5300) / -Slots de Memória: 2
-Disco Rígido (HD): 500GB, 2.5", SATA, 5400 RPM
-Unidade Ótica: DVD±RW Dual Layer (Gravador de CD 24x, Gravador de DVD 8x) / -Slot de expansão: 1x slot ExpressCard 34/54 / -Leitor de Cartões: MS / MS Pro / SD / MMC / -Webcam: 1.3 Megapixel
-Tela: LCD 14.1", WXGA, TFT, Widescreen, 1280x800 /-Vídeo: vídeo integrado compartilhado até 256MB, com suporte a gráficos 2D/3D e Microsoft® DirectX 9 /-Áudio: Áudio estéreo
-Rede: 10/100Mbps, Fast Ethernet / -Wireless (rede sem fio): Integrado (IEEE 802.11b/gTM) / -Modem: 56kbps, V.90/V.92
-Trava de Segurança: Tipo Kensington /-Teclado: Português-Brasil, 88 teclas + 3 teclas de acesso rápido
-Mouse: Tipo Touchpad, Scroll, 2 botões /-Fonte: 100~240V Automático, 65W /-Bateria: Li-ion, 4000mAh, 6 células

Desde já agradeço a ajuda.
Ricardo Ferreira

Você vai ter problema com o vídeo pois a SIS não da olhos para nos Linux users. Tem algumas distribuições principalmente comerciais(essas que vem junto com os computadores e vem com um "suporte oficial") "consegue" o modulo de vídeo que é fornecido pela SIS mais ela distribui na forma de binário compilado especialmente para distribuição "parceira" deixando distribuições como o Ubuntu, Debian, e outras de fora.
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Dual Core
« Resposta #4 Online: 02 de Agosto de 2009, 14:08 »
Camarada RicardoF, boa noite!
Eu tenho um computador com plataforma 64bits e uso a plataforma 32bits, já li vários comentários que o desempenho é um pouco inferior nos de 32, porém, deve ser bem pouco mesmo pois não vi diferença. (lembrando que já usei os dois).
Escolhi a de 32 por ter mais compatibilidade de aplicativos. Penso que seria a melhor escolha baixar o i386.

também uso 32 bits, o problema e q vc tem 3GB de memoria e o 32 bits so ira reconhecer 2.1GB. por um lado isso eh ruim, mas o 32 bits eh mais eficiente no uso de memoria, os programas usam menos memoria do q na versao 64bits o q acaba reduzindo esta perda. quando testei o 64bits tive problemas de travamentos. por fim, decidi ficar no 32bits q eh muito estável no meu computador. note q sua placa de video usara 256MB da sua RAM, entao vc tera 2.1GB no 32bits contra 2.75GB no 64bits (no meu caso era 3.5GB) de RAM.

vc deve fazer como eu fiz. ja q vc vai ter 500 GB de disco, instala as duas versoes e ver em qual vc se da' melhor, depois escolhe uma.
; Linux is almost there!

Offline tittao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dual Core (RESOLVIDO)
« Resposta #5 Online: 21 de Outubro de 2009, 20:28 »
tive o desprazer de comprar um positivo...

empresinha chulé!!! eles vendem o note com um linux derivado do mandriva 2008 ruim demais mas manda um cd com drivers para aquele sistema operacional da microsoft sabe... e fato, ele nao vem com o cd de recuperação do tal "linux" que eles fornecem, nao tem pra baixar e se vc quiser, tem que ir na assistencia pagar pros caras instalarem ele pra vc...

resumindo, video da pau, vc resolve baixando o xorg que tem em algum topico por aqui ai fica maneiro (mas sem efeito nenhum, pois o modulo é 2D)

leitor de cartoes nao funfa nem pra xuxu

webcan nheca tbm e por ultimo mas nao menos importante o adaptador wireless da realtec que vem nessa m#### de notebook só funfa a uns 2m do roteador, mais do que isso sem chance de fazer funcionar, a unica maneira que encontrei de arrumar isso foi usando o nthisraper (nao lembro como escreve) para emular um driver de win 98 pra ele pegar 80% de qualidade no sinal a uns 5m do roteador... mas nao me sujeitei a isso, prefiro ficar aqui pendurado no rotiador do que fazer uma gambiarra ridicula como essa...

resumindo, pelo amor dos deuses, nao comprem notebooks positivo

PS: neste momento estou baixando o 9.10 beta na esperança de solução para algum desses problemas... duvido muito, mas vale a pena tentar

resumindo novamente, ubuntu + positivo nao é uma boa pedida (se eu estiver errado me corrijam)

Amém!

Offline Adriano R.N.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
    • Ver perfil
Re: Dual Core (RESOLVIDO)
« Resposta #6 Online: 21 de Outubro de 2009, 22:21 »
Camarada tittao, boa noite!
Não quero te empurrar para o Mandriva, porém, você já tentou uma das versões 2009.0 ou 2009.1?
O Mandriva é uma distro muito robusta e funcional, no aspecto driver chega a ser melhor que o Ubuntu.
Outra alternativa seria tentar devolver o produto via Procon, não sei se está no prazo.
Estou torcendo para a versão 9,10 do Ubuntu funcionar bem.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

Offline RicardoF

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
    • Ver perfil
Re: Dual Core (RESOLVIDO)
« Resposta #7 Online: 22 de Outubro de 2009, 01:01 »
Senhores.

Como postei lá em cima, o meu eh positivo T3400, também feio com o Mandriva, mais como ja usava o Ubuntu a tempos, resolvi trocar.
Quanto a placa de vídeo SIS, eu me satisfiz com o drive VESA mesmo, pois não tenho a necessidade de mais, quanto ao Wireless, dê uma olhada nesse post, resolveu o meu problema (http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,53958.0.html).
Agora, uma coisa seja dita.... a velocidade esta uma maravilha, nunca tive um SO tão rápido para boot e operação de aplicações, sem falar que uso o Virtualbox para o Windows e trabalho com os dois juntos sem problema algum. Vale ressaltar que o custo/beneficio Positivo+Ubuntu ficou ótimo.
Ressalto que o Ubuntu reconheceu e estão funcionando todos os adicionais do notebook ( leitora de cartões, Usb's, teclas de atalho do próprio note, as entradas externas ...) tudo funcionando com o 9.04.
Espero que o 9.10 seja mais satisfatório ainda.

Ricardo