Autor Tópico: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?  (Lida 13114 vezes)

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #15 Online: 28 de Julho de 2009, 20:05 »
opa, falta a instalação de dois pacotes, que são bibliotecas 3d para o python, use:

#: apt-get install python-opengl python-gtkglext1

Já sobre a placa de vídeo, eu instalei o driver mesa-rewrite-radeon (tenho uma xpress 200) e está funcionando beleza o 3d aqui, o planet penguin racer está funcionando a 46 fps e lisinho.

Um mini tuto:


Inicialmente, baixe o arquivo mesa-radeon-rewrite.tar.gz . O arquivo possui exatos 8.9 mb.

No terminal, só por motivos de comparação, digite:

$ glxgears

Após cinco segundos ele começará a retornar o fps do programa, que com o driver padrão ficará em torno disto:

979 frames in 5.0 seconds = 195.553 FPS

Para a instalação são necessários alguns pacotes, que são instalados com o comando a seguir.

# apt-get install autoconf libdrm-dev x11proto-dri2-dev libxxf86vm-dev x11proto-gl-dev

Descompacte o pacote

# tar xvzf mesa-radeon-rewrite.tar.gz

Após entrar na pasta criada execute os seguintes comandos:

# ./autogen.sh --prefix=/usr --with-dri-drivers=radeon,r200,r300
# make
# sudo make install

Adicione/altere o xorg.conf com estas configurações

Section "Module"
Load "dri
EndSection
Section "Device"
Identifier "Configured Video Device"
Driver "radeon"
Option "DRI" "on"
Option "EnablePageFlip" "on"
Option "AccelMethod" "EXA"
Option "EXAOptimizeMigration" "true"
Option "MigrationHeuristic" "greedy"
Option "AccelDFS" "on"
EndSection
Section "ServerFlags"
Option "BackingStore" "true"
EndSection

Reinicie o Computador

Execute novamente o glxgears, no meu o valor subiu para

2331 frames in 5.0 seconds = 466.094 FPS

fonte: http://tagservice.blogspot.com



Para mim não deu certo e o não achei o mesa-radeon-rewrite.tar.gz para download só achei um mesa_7_5 e nem passa pelo ./autogen.sh

agora com os pacotes python-gtkglext1 instalei e quando pedi para jogar xadrez em 3D a janela fecha

com tanta raiva que estou passando vou acabar e jogando minha placa de vídeo no lixo que droga de ATI  :-[
obrigado pela tentativa
Abraços =)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #16 Online: 29 de Julho de 2009, 12:26 »
Comprei um notebook da sony a 1 mes atrás o bicho veio com uma placa da ATI, no Rwindows é uma beleza roda lisinho, já no Linux.........

Inconformado experimentei 3 SO's:

No Ubuntu roda meia boca

No Fedora o driver nem habilitou

No Mandriva ele nem chegou a entrar, pede para instalar o drive e volta para tela de login.

Conclusão, o Ubuntu é o melhor, pelo o que vi nos fóruns, teremos que esperar mais um pouco, até o 8.10 ele rodava legal, então é questão de tempo.

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #17 Online: 29 de Julho de 2009, 13:01 »
Comprei um notebook da sony a 1 mes atrás o bicho veio com uma placa da ATI, no Rwindows é uma beleza roda lisinho, já no Linux.........

Inconformado experimentei 3 SO's:

No Ubuntu roda meia boca

No Fedora o driver nem habilitou

No Mandriva ele nem chegou a entrar, pede para instalar o drive e volta para tela de login.

Conclusão, o Ubuntu é o melhor, pelo o que vi nos fóruns, teremos que esperar mais um pouco, até o 8.10 ele rodava legal, então é questão de tempo.


Eu também testei com o Mandriva e fiquei na mesma mandava instalar pela linha de comando e nada tem um pacote em formato RPM que também não vai.

Estava pensando já que a galera que tem placa de vídeo ATI e estava rodando bem no Ubuntu 8.10, não teria jeito de pegar os drivers que acompanha o CD Ubuntu 8.10 e recompilar para o Ubuntu 9.04?

Abraços =)

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #18 Online: 29 de Julho de 2009, 17:53 »
Comprei um notebook da sony a 1 mes atrás o bicho veio com uma placa da ATI, no Rwindows é uma beleza roda lisinho, já no Linux.........

Inconformado experimentei 3 SO's:

No Ubuntu roda meia boca

No Fedora o driver nem habilitou

No Mandriva ele nem chegou a entrar, pede para instalar o drive e volta para tela de login.

Conclusão, o Ubuntu é o melhor, pelo o que vi nos fóruns, teremos que esperar mais um pouco, até o 8.10 ele rodava legal, então é questão de tempo.


Eu também testei com o Mandriva e fiquei na mesma mandava instalar pela linha de comando e nada tem um pacote em formato RPM que também não vai.

Estava pensando já que a galera que tem placa de vídeo ATI e estava rodando bem no Ubuntu 8.10, não teria jeito de pegar os drivers que acompanha o CD Ubuntu 8.10 e recompilar para o Ubuntu 9.04?

Abraços =)

Acho que é uma questão de Kernel

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #19 Online: 30 de Julho de 2009, 22:11 »
Bem se for uma questão de Kernel fica muito difícil para nós, vai ser o mesmo que andar para trás. Pensei que fosse só uma questão de driver mesmo, que ótimo voltamos a estaca zero  :-[

Abraços =)

Offline marclou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #20 Online: 30 de Julho de 2009, 22:35 »
oi pessoal, driver ATI só dá problema. teremos que aguardar. ATI RADEON X1100, não funfa com drive proprietário.
Olha que já tentei de todas as formas. Instala normalmente todos os drivers, porém basta reiniciar a máquina e pronto trava tudo. Desisti de tentar. Se puderem instalar placa de video Nvidia corre tudo bem sem problemas.

Offline aniquilator

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 461
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #21 Online: 31 de Julho de 2009, 11:58 »
No linux acho que nemhuma placa Ati funfa com drive proprietário, a Nvidia ja dá um suporte melhor e todas funcionam.

Quando disse Kernel também quero dizer em conjunto com drive opensource, os dois tem que ser modificados.

Offline gfenrrir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Como faço para resolver esse problema 3D em driver opensoucer da ATI?
« Resposta #22 Online: 31 de Julho de 2009, 18:03 »
No linux acho que nemhuma placa Ati funfa com drive proprietário, a Nvidia ja dá um suporte melhor e todas funcionam.

Quando disse Kernel também quero dizer em conjunto com drive opensource, os dois tem que ser modificados.


Infelizmente estamos de mãos atadas por causa disso, quem tem placa de vídeo da ATI esquece porque vai sofrer para fazer ela funcionar corretamente no Linux e se conseguir ainda  :-\

Abraços =)