Autor Tópico: Tutorial - Som baixo ou mudo no Ubuntu (Alsa x PulseAudio x OSS)  (Lida 8689 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Tutorial - Som baixo ou mudo no Ubuntu (Alsa x PulseAudio x OSS)
« Online: 25 de Julho de 2009, 13:59 »
Prezados,

Este tutorial tem como objetivo esclarecer como o próprio título prevê, as diferenças entre os controladores de áudio alsa, pulseaudio e oss. Para isso, parto do pressuposto que todos já tenham os codec's e plugins adequadamente instalados no sistema e que mesmo assim o som não funciona ou fica muito baixo (em alguns casos até mudo) na inicialização do Ubuntu.

Para aqueles que ainda não têm os codecs ou plugins adequadamente instalados recomendo os links:
[Todas as versões] Guia Multimédia, java, flash e outras dicas!
Tutorial - Flash Player (GNU Gnash x Adobe Flash Player) - Qual usar?



OSS (Open Sound System = Sistema de Som Aberto)

Sistema de som embutido nas versões do kernel do linux anteriores à 2.6. A partir desta última foi substituído pelo Alsa (que inclui um módulo e compatibilidade com o OSS possibilitando as aplicações que funcionam com este último rodarem sobre ela).

Alsa (Advanced Linux Sound Architecture = Arquitetura de Som Avançada para Linux)

O Alsa é atualmente o sucessor do OSS que era utilizado como padrão nas versões do kernel linux anteriores à 2.6. A partir dessa última o Alsa assumiu seu lugar devido a maior compatibilidade. Dentre os três o mais compatível é o Alsa que inclui um emulador para o OSS para que as aplicações compatíveis com ele não ficassem obsoletas. Além disso possui uma enorme API. Possui compatibilidade com placas de som de diversos fabricantes e possui diversos driver's específicos para elas.

PulseAudio

O Pulse é uma espécie de intermediário entre as bibliotecas de som e os drivers do ALSA/OSS. De acordo com o desenvolvedor possui mais recursos que o ALSA apesar deste último ser mais utilizado. Embora considerado estável, ainda está em fase de desenvolvimento. Também pode ter incompatibilidades com certas bibliotecas como a do Adobe Flash Player.

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Advanced_Linux_Sound_Architecture
http://pt.wikipedia.org/wiki/PulseAudio
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_Sound_System
http://www.alsa-project.org/
http://www.pulseaudio.org/




Ubuntu sem som ou com som muito baixo na inicialização!

Esse problema tem acontecido com frequência. Aconteceu comigo e o problema era o PulseAudio. Toda vez que iniciava o Ubuntu o som estava muito baixo. Eu tinha que aumentar toda vez mas quando reiniciava voltava a ficar baixo. Não encontrei solução para isso na internet e resolvi pesquisar sobre os dispositivos de áudio. Como também possuía o Alsa, desinstalei o Pulse. Resolveu meu problema e o de outras pessoas aqui no fórum também!

Obs.: Essa foi uma solução que eu encontrei devido à incompatibilidade do pulse com meu sistema/hardware. É claro que isso não acontece com todos os usuários pois depende das placas de áudio e dos drivers instalados. Mas como o Alsa é mais estável e possui suporte mais amplo, preferi optar por ele. Essa é uma opção pessoal que cabe a cada um de vocês.

Caso alguém esteja com este tipo de problema faça o teste com os dispositivos ALSA, PULSE e OSS. Veja qual funciona corretamente e desinstale o que não está.

Para aqueles que não quiserem o Pulse basta digitar no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude remove pulseaudio
Depois vá em Sistema>>Preferências>>Som e escolher o Alsa ou OSS como dispositivo padrão (escolher para todas as opções. Não deixar em auto-detectar!). Não esqueçam de fazerem os testes com ambos para ver qual irá funcionar.

Reinicie o computador e boa sorte!

P.s.: Caso alguém tenha outras sugestões de solução postem como fazer.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Som baixo ou mudo no Ubuntu (Alsa x PulseAudio x OSS)
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2009, 15:12 »
No Jaunty minha placa de som onboard da Intel ficava com o som muito baixo, as vezes chiado.
Atualizar o kernel foi uma mão na roda, e de quebra acelerou os gráficos.