Autor Tópico: Tamanho minimo do /  (Lida 1994 vezes)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Tamanho minimo do /
« Online: 23 de Julho de 2009, 16:40 »
Boa tarde (fria mas boa)

Tenho um eeepc 900 que tem dois ssd, um de 4 Gb e outro de 16 GB.
Uso Ubuntu 9.04 desde que foi lançado e estou muito contente, o / esta no ssd de 4GB e o /home no ssd de 16GB.

Bom, nem tudo é perfeito, vou ter que usar o windows XP no meu eeepc também, e nao adianta pq os programas que preciso nao tem como emular no wine, e queria instalar o XP e o / do ubuntu no ssd de 4 GB.

Sei que 4 GB para os dois SO  é mesmo bem complicado, ms eu realmente preciso dessa solução, portanto, qual o tamanho mínimo para o /  do Ubuntu?

Obrigado e abs a todos.

Lunik

  • Visitante
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #1 Online: 23 de Julho de 2009, 22:13 »
De acordo com o wiki do ubuntu https://help.ubuntu.com/community/Installation/SystemRequirements
4gb seria o mínimo recomendado, apesar que já vi gente falando que mesmo 4gb apenas já dava uma certa dor de cabeça na hora de compilar algumas coisas.

Além disso, mesmo que você quisesse diminuir isso pra 3gb ou 2,5gb acho meio complicado você instalar o xp e mais alguns programas com apenas 1 ou 2 gb... Que mágica você pretende fazer? rs

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #2 Online: 24 de Julho de 2009, 13:11 »
Boa tarde Lunik,

Obrigado pela resposta e pelo interesse. Eu já instalei o / na partição de 4gb e não me lembro ao certo quanto ocupou, mas acho que foram 2 GB, no link que você passou a recomendação é para a instalação completa, no meu caso o /home vai ficar no outro SSD. Vi um tópico antigo que um usuário ia postar um tutorial sobre a instalação mínima do ubuntu, ms infelizmente ele não fez.
Sobre o XP, eu estou pesquisando informações em outra fonte, mas preciso dele para 2 ou 3 programas apenas, que infelizmente não rodam pelo wine e emular o windows também não fica legal.

Bom, obrigado pela ajuda, to vendo que vai ser tentativa e erro.

Abs

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #3 Online: 24 de Julho de 2009, 16:40 »
Com certeza vai ser um "milagre" fazer isso. O Windows XP Professional precisa de 1.5GB só para o sistema mais o que você vai instalar. Ouvi dizer que o Ubuntu requer no "mínimo mesmo" 4GB (o meu  tem 12GB - sem os arquivos pessoais e sem nenhuma sujeira de instalação e nem cache do apt-get). Meus arquivos pessoais totalizam 54GB (pelo menos os que estão no computador).

Ontem um usuário reclamou que estava sem espaço no hd. Mandou um printscreen para mim, depois de rodar o clean e tinha usado 4.39GB em uma partição com 4.66GB.

Porque você não tenta redimensionar o /home pelo livecd usando o Gparted?

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #4 Online: 24 de Julho de 2009, 18:06 »
eu poderia instalar o xp no ssd de 4GB e o ubuntu no ssd de 16GB, alias, ja fiz isso, o problema é o ssd de 16 GB é mto ms mto lento msm, fica impossivel de se utilizar um SO instalado nele.

outra opção seria juntar os dois ssd usando volumes logicos, mas faz tanto tempo q nao uso isso que nao sei como ficaria e também nao sei como ficaria a velocidade de gravação misturando os dois ssd num volume logico.


Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #5 Online: 24 de Julho de 2009, 18:09 »
Você poderia também fazer uma instalação totalmente customizado do Windows XP, removendo tudo o que você "não precisa". Ex.: acessórios, jogos, messenger, etc...

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Tamanho minimo do /
« Resposta #6 Online: 25 de Julho de 2009, 21:15 »
8GB para o /. Mais 2GB no mínimo para o /home. Com menos que isso fica difícil.