Autor Tópico: [Diário] Minha migração para o Linux.  (Lida 3014 vezes)

Offline evanhenrique

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
[Diário] Minha migração para o Linux.
« Online: 20 de Julho de 2009, 18:01 »
Olá.

Achei muito interessante a idéia dessa parte do fórum e decidi participar. Narrarei aqui as minhas aventuras e desventuras na migração para o Linux que se iniciou exatamente no dia atual, 20 Jul 2009.

Antes do início:


Desde que entendi o que era realmente o Linux, me tornei um grande fã da ideologia que ele representa. Sempre tive muita vontade de migrar, mas pouca disposição. Me sentia meio desamparado também pelo fato de não ter nenhum amigo próximo experiente com o SO para me ajudar. Outro problema era o fato de dividir o computador com os meus pais, que necessitam do Windows para o trabalho. Me inscrevi num concurso público e para a minha grata surpresa na prova seriam exigidos conceitos básicos sobre ambiente Linux. Por fim tinha conseguido a minha desculpa para instalar ele aqui em casa. Pesquisei muito e descobri a alternativa do Dual Boot. Sobre o assunto, porém, haviam mais dúvidas do que esclarecimento, o que retardou o processo de migração.

Ontem eu posso dizer que me literalmente me deu a doida. Baixei o Ubuntu do site oficial e disse "Agora vai". Já tinha mais ou menos a idéia do que eu deveria fazer. Mais ou menos. Peguei o Gparted e gravei num cd, assim como o ubuntu. Testei por algumas horas o SO no live cd e gostei muito. Daí, hoje, comecei de fato o processo.

Montando o dual boot.

Bootando com o Gparted, reduzi o tamanho da minha partição que contém o Vista, reservando cerca de 40 Gb para o Linux e futuras instalações em um nova partição. O Gparted é de fato extremamente intuitivo. Gostei demais.
Com a nova partição criada, bootei com o live cd do Ubuntu e iniciei o processo de instalação. Daí, encontrei o primeiro problema. Não conseguia fazer com que o Ubuntu fosse instalado na partição que eu criei. Ele teimava e tirar apenas 2,5Gb da partição do Windows mantendo a partição criada anteriormente intacta. Se alguém aí em baixo souber explicar melhor o motivo disso acontecer, acho que será de ajuda para os novatos. Desavisado e afobado, mandei que a instalação continuasse.

Depois de algum tempo, Ubuntu instalado. Fiquei feliz, mostrei pros meus pais como acessar o Windows pelo Grub, tudo certo. Até o momento de fazer atualizações. O gerenciador acusava falta de espaço, e a partir daí várias funções começaram a falhar. Programas não abriam, o Synaptic não funcionava. Reiniciei a máquina e na hora de entrar no Ubuntu de novo quase morri do coração. Ele não entrava mais. Uma tela azul surgiu falando que não era possível inicializar provavelmente por falta de espaço. Tentei arrumar a situação pelo Gparted, adicionando mais espaço à partição do Linux mas não funcionou. Apelei para a reinstalação.

Apanhando muito, por fim descobri a solução. Deletei as partições usadas para a instalação do linux, bem como a partição de 40Gb que estava inutilizada anteriormente. Manti apenas a partição para Swap. Com o espaço livre, dentro do gerenciador de partições da própria instalação, criei uma nova partição. Mandava avançar mas o instalador diziaque precisava escolher um sistema de arquivos raiz. Fiquei com aquela cara de "WTH?" e vasculhei por lá (retornando e tendo que fazer o processo para apagar as partições 3x seguidas xD) até descobrir que era uma simples escolha que deveria fazer na hora de editar a partição, indicando a escolha " / " onde aparecem outras escolhas como "/root". Prossegui a instalação com os dedos cruzados. Deu certo =D Assim que constatei o êxito corri para cá fazer o depoimento. Atualizações feitas, Synaptic funcionando, programas sendo rodados. Estou muito feliz com o Linux até o momento. Gostaria da ajuda de vocês para que pudesse aprender mais, no momento, explicando o porquê de eu ter passado por tanto perrengue assim, o que cada erro significava. Periodicamente, atualizarei o post para que, quem sabe, ele sirva como guia para novos iniciantes. Obrigado pela atenção,

Evan.
« Última modificação: 20 de Julho de 2009, 19:20 por evanhenrique »

Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: [Diário] Minha migração para o Linux.
« Resposta #1 Online: 20 de Julho de 2009, 18:49 »
Evanhenrique

Seja bem vindo ao nosso forum e ao mundo do linux, pela persistencia demonstrada com toda a certeza você muito feliz por aqui.
Vendo o seu relato, lembrei-me de como começei a instalar o meu ubuntu, erros mil, mas acabei por aprender e um aprendizado suado sempre é muito bom.
Um forte abraço

jpzm56

Lunik

  • Visitante
Re: [Diário] Minha migração para o Linux.
« Resposta #2 Online: 20 de Julho de 2009, 19:28 »
Bem vindo ao forum!

Pelo que entendi, você apenas estava selecionando aquela opção que deixa o ubuntu mesmo criar a partição. Bastava selecionar aquela opção manual e dizer em qual partição instalar.

Mas o melhor jeito de aprender é com os próprios erros. :)

Offline Pedru

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
    • Ver perfil
    • Livre Linux
Re: [Diário] Minha migração para o Linux.
« Resposta #3 Online: 20 de Julho de 2009, 21:43 »
Cara, bem vindo ao fórum! Seja bem vindo ao Ubuntu também!

Aconselho-lhe meu blog, feito para iniciantes em linux, porque eu também sou. Ele também trata de Ubuntu, principalmente.

Para acessá-lo: http://livrelinux.wordpress.com/

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: [Diário] Minha migração para o Linux.
« Resposta #4 Online: 21 de Julho de 2009, 08:26 »
evanhenrique,

Bem-vindo ao mundo Linux. Com certeza você vai virar fã, como eu, que instalei o Ubuntu há 9 meses e hoje só vou ao Windows mais ou menos uma vez a cada 15 dias para sincronizar meu Nokia (infelizmente, ainda não achei nada para sincronizar o meu celular com agenda e contatos).

E bem-vindo a este fórum também. Aqui o pessoal é bem receptivo aos novatos, como você e eu, e sempre tem alguém disposto a tirar nossas dúvidas. Quando tiver algum problema, antes de postá-lo, dê uma pesquisada no fórum que, muito provavelmente, alguém já teve um problema semelhante e o pessoal já deu a solução. Se não achar o problema, crie um post.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: [Diário] Minha migração para o Linux.
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2009, 17:39 »
Usuário Linux- 449417