Autor Tópico: Som no Notebook Semp Toshiba IS1421  (Lida 11024 vezes)

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Som no Notebook Semp Toshiba IS1421
« Online: 15 de Abril de 2006, 23:48 »
Olá, instalei o Ubuntu 5.10 num Toshiba IS1421 e estou tendo problemas com o som e o layout de teclado.

Sei que é um equipamento problemático (o WXP não reconheceu a eth0, a ath0, o modem, o som ou o vídeo, precisando instalar a partir de uma imagem OEM), mas gostaria da ajuda de vocês...
[list=1]
  • Teclado - Estou usando o layout brasileiro (ABNT2) e está acentuando bem, como podem ver. Alguns símbolos são ativados usando a tecla AltGr, exceto a interrogação, que fica saindo como esse caractere: ł. Como posso resolver isso :?:
  • Som - O indicador de som (símbolo de alto-falante) aparecia ao lado do relógio como era de se esperar, mas o som era emitido (muito baixo), apenas pela saída de fone de ouvido. Consultando o WXP, verifiquei que a placa de som era reconhecida como "Realtek High Definition Audio". Fui ao site da Realtek e tentei baixar o driver para GNU/Linux. Instalei (./install) e fiquei sem conseguir entrar no Ubuntu porque o arquivo libasound.so.2 havia sumido (uma mensagem estranha dizendo que minha sessão tinha durado menos de 10 segundos). Dei um boot com o Kurumin e copiei o arquivo libasound.so.2 para o diretório /usr/lib como no Kurumin. Voltei a conseguir logar. Mas, quanto ao som, minha situação piorou: antes aparentava funcionar mas não tocava, agora o indicador de som aparece com um "xis" vermelho ao lado... :roll:[/list:o]Procurei aqui no fórum e encontrei alguns tópicos interessantes sobre som, mas não pude seguir as dicas porque baguncei meu som antes (burro!). Creio que, primeiro, devo voltar à situação anterior...

    Como restaurar o "non-functioning sound" :?: Preciso reinstalar o Ubuntu :?:

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Reinstalei o Ubuntu 5.10
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2006, 11:49 »
Perdi a paciência (os logins estava demorando!), e reinstalei o Ubuntu.
Ainda estou sem som e com a acentuação errada (a interrogação).

Alguém pode me ajudarł

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Restringi esse tópico a problema com o SOM no Toshiba IS1421
« Resposta #2 Online: 19 de Abril de 2006, 17:06 »
Para tentar facilitar as respostas, estou dividindo o tópico em dois: um para som (este) e outro só para o teclado.

Vou re-escrever (aqui) o pedido inicial para adaptá-lo à situação atual:

Citar
Sei que é um equipamento problemático (o WXP não reconheceu a eth0, a ath0, o modem, o som ou o vídeo, precisando instalar a partir de uma imagem OEM), mas gostaria da ajuda de vocês...

O indicador de som (símbolo de alto-falante) aparece ao lado do relógio como era de se esperar, mas o som é emitido apenas pela saída de fone de ouvido (e bem baixinho).

Consultando o WXP, verifiquei que a placa de som era reconhecida como "Realtek High Definition Audio". Fui ao site da Realtek e tentei baixar o driver para GNU/Linux. Instalei e não funcionou.

Procurei aqui no fórum e encontrei alguns tópicos interessantes sobre som, mas não consegui resultados satisfatórios. Alguém tem alguma dica?

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Estou ficando sem opções
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2006, 17:00 »
E aí? Alguém pode me dar uma ajuda?

Já vasculhei vários sites na Internet e corrigi diversas outras coisas (como o teclado que não colocava o ponto de interrogação).

Mas o som ainda está me derrotando...

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Teste com a versão 1.0.10 do Alsa
« Resposta #4 Online: 05 de Maio de 2006, 11:22 »
Seguindo algumas orientações que encontrei aqui, instalei a versão 1.0.10 do Alsa e nenhum resultado positivo. Ao contrário, agora:
[list=1]
  • no Controle de Volume, o único dispositivo apresentado é "HDA Intel (Alsa mixer)";
  • em Preferências de Som, a placa de som padrão está em branco e não exibe nenhuma opção.[/list:o]Como corrijo isso? Alguém tem alguma idéia? :cry: