Autor Tópico: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b  (Lida 5647 vezes)

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Online: 16 de Julho de 2009, 20:26 »
Pessoal o negócio é o seguinte, a minha placa wifi do notebook é uma realtek 8187b.

O ubuntu já detecta por padrão, ele mostra a rede, tenta conectar mas não conecta.

Resolvi instalar o ndiswrapper, instalei ele e fiz ele ler o .inf do driver para windows.

Para que ele nao carregasse o driver default do ubuntu, eu coloquei na blacklist, os nomes rtl8187, r8187 e mais umas variantes que vi pelos foruns na internet.

Mas o estranho é que ainda assim acontece a mesma coisa e eu nao consigo conectar.

Quando o ndiswrapper carregou o driver, eu fiz aquele comando para ele carregar o módulo: ndiswrapper -m.

Quando eu digito: ndiswrapper -l, eu tenho como resposta:

Código: [Selecionar]
helder@hutley:~$ ndiswrapper -l
WARNING: All config files need .conf: /etc/modprobe.d/ndiswrapper, it will be ignored in a future release.
net8187b : driver installed
    device (0BDA:8189) present (alternate driver: rtl8187)
helder@hutley:~$


Pelo que me parece, algum driver do ubuntu ainda está sendo carregado.

Mas quando eu dou o comando: lsmod | grep 8187, ou lsmod | grep rtl, eu não vejo nada, ou seja, parece que não tem nenhum outro driver carregado, e o ndiswrapper é carregado perfeitamente.

Alguém poderia me ajudar?
« Última modificação: 16 de Julho de 2009, 20:28 por HelderC »

Offline woodson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 32
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Resposta #1 Online: 17 de Julho de 2009, 17:03 »
 Cara eu estava a procurar algo pois estranho estava acontecendo aqui em casa, se eu colocar o note do lado do roteador ele conecta e navega, se eu me afastar um pouco dele fico com o sinal um pouco baixo e tal, mas conectado. So que navegar que é bom nada, aqui no fórum ja tem uma galera q passou por esse problema, um deles disse q resolveu o problema fixando a velocidade em 11Mb/s. Aqui em casa deu certo, eu ja posso sair do lado do roteador q mesmo assim ele permanece conectado.

#iwconfig wlan0 rate 11M fixed

o problema é ter q fazer isso sempre q o pc inicializar. Dá uma sacada la no outro tópico.
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45986.0.html

Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Resposta #2 Online: 17 de Julho de 2009, 18:39 »
woodson, eu já havia lido esse tópico.

O comando que vc me enviou eu já tinha conhecimento também, mas o pessoal disse que funcionava apenas se digitar esse comando quando estivesse conectado. No meu caso eu nem chego a me conectar, o Ubuntu fica tentando mas nao conecta.

De qualquer maneira eu vou testar o comando (apenas a semana que vem), na faculdade... :S

[]s

Offline felipetenorio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Resposta #3 Online: 30 de Janeiro de 2010, 20:01 »
Helder
achou alguma solução para este problema?

sds.

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Resposta #4 Online: 30 de Janeiro de 2010, 20:29 »
Helder
achou alguma solução para este problema?

sds.

Olá. Eu comprei a pouco um adaptador wireless USB da Encore cujo chipset é este da Realtek (8187b), que era para ser usada no RWindows, porém não há driver para o sistema instalado no trabalho (Windows 2003), então tentei utilizá-lo na máquina com o Jaunty. Reconheceu mas não conectou. Fazendo uma pesquisa, vi que a solução proposta era instalar o pacote de módulos de backports:

Código: [Selecionar]
[b]sudo aptitude install linux-backports-modules-jaunty[/b]
Posso então confirmar que após reiniciar o computador, o adaptador passou a funcionar corretamente. (nota: este fica próximo ao roteador wireless, não testei este mais afastado do mesmo)

Danilo.


Offline HelderC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 227
  • helderc at IRC.Freenode
    • Ver perfil
    • HelderC
Re: Notebook Positivo z520 e wifi realtek 8187b
« Resposta #5 Online: 30 de Janeiro de 2010, 20:53 »
Helder
achou alguma solução para este problema?

sds.

Felipe, desculpe a demora. Não encontrei solução alguma.

Basta haver alguma parede entre o notebook que o roteador, que não é possível conectar.