Autor Tópico: [RESOLVIDO] Dificuldades em driver linux para Positivo Mobile Z510  (Lida 21330 vezes)

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Olá colegas..

 Estou com um notebook positivo mobile Z510 e queria muito por ubuntu pra rodar nele! Cheguei a instalar . .. mas no cd de drivers só tem driver para windows.. No site da positivo também não tem driver linux!

o que eu faço ?!

TEM solução?!

agradeço!
« Última modificação: 01 de Setembro de 2009, 11:08 por nafo »
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #1 Online: 10 de Julho de 2009, 19:32 »
Sempre tem solução, mas não à moda Windows.

Nunca haverá um disco de drivers para GNU/Linux. O sistema foi projetado de uma forma diferente.

O melhor é:

Verificar o que não funciona no seu computador. Ex. Placa de rede, touchpad, teclado, etc.

De posse destas informações fazer uma pesquisa no forum.

Não encontrando respostas, postar aqui qual o dispositivo que não funciona.

O que estiver funcionando, com certeza já tem o driver correspondente.

[],s

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #2 Online: 11 de Julho de 2009, 09:05 »
Sempre tem solução, mas não à moda Windows.

Nunca haverá um disco de drivers para GNU/Linux. O sistema foi projetado de uma forma diferente.

O melhor é:

Verificar o que não funciona no seu computador. Ex. Placa de rede, touchpad, teclado, etc.

De posse destas informações fazer uma pesquisa no forum.

Não encontrando respostas, postar aqui qual o dispositivo que não funciona.

O que estiver funcionando, com certeza já tem o driver correspondente.

[],s

Mas vc disse pra procurar independente aqui no forum por cada driver?
Meu desejo maior são apenas os drivers principais pro notebook funcionar ne..:
> som
> video
> rede
> placa wireless
> webcam (integrada)

isso mesmo.. o que ele oferece ..

vc disse pra pegar mais específico/??
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #3 Online: 11 de Julho de 2009, 09:18 »
nafo, o que o Tota quis dizer é que o funcionamento do Linux difere do Windows, que, por exemplo, se tem que procurar e instalar drives.
Em distribuições como o Ubuntu, em liveCD os drives vem em código livre, prontos p/ se adaptar a uma série de periféricos.
Um boa maneira de vc ver isso, é apenas rodar o liveCD do Ubuntu s/ instalar o mesmo, e testar o teu hardware. Como sua conexão de internet.
Tem coisas que vc vai precisar instalar p/ comprovar, certa/ a webcam por ex.
Tem como vc testar isso - http://kmuto.jp/debian/hcl/ - nunca testei, mas mesmo pelo liveCD seja possível.

também te recomendo um tópico sobre apostilas - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,47927.msg294450.html#msg294450
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #4 Online: 13 de Julho de 2009, 23:33 »
Eu procurei o hardware com um programa de rastreio o HWinfo32, e ele mostrou o seguinte: [só nao achei a webcam]

General Information                                                             
Processor Name:                                                                 Intel Celeron 570
Original Processor Freqency:                                                    2266.7 MHz

CPU ID:                                                                         00010661
CPU Brand Name:                                                                 Intel(R) Celeron(R) CPU          570  @ 2.26GHz
CPU Vendor:                                                                     GenuineIntel
CPU Stepping:                                                                   A1
CPU Code Name:                                                                  Merom-L
CPU QDF:                                                                        QVSI
CPU S-Spec:                                                                     SLA2C
CPU Thermal Design Power (TDP):                                                 27 W
CPU Platform:                                                                   Socket P mPGA478 (Micro-FCPGA)
Microcode Update Revision:                                                      33

Number of CPU Cores:                                                            1
Number of Logical CPUs:                                                         1


Computer Brand Name:                                                            Positivo Positivo Mobile

Motherboard Model:                                                              clevo M540SS
Motherboard Chipset:                                                            SiS 671/672 + 968
Motherboard Slots:                                                              2xPCI, 1xAGP v3.5 , 2xPCI Express x1, 1xPCI Express x16
BIOS                                                                           
BIOS Manufacturer:                                                              Phoenix Technologies
BIOS Date:                                                                      03/19/09
BIOS Version:                                                                   6.00

General information                                                             
Total Memory Size:                                                              1 GBytes

Current Performance Settings                                                   
Current Memory Clock:                                                           333.2 MHz (5 : 2 ratio)
Current Timing (tCAS-tRCD-tRP-tRAS):                                            5.0-5-5-15

Video chipset                                                                   
Video Chipset:                                                                  SiS6351 Mirage 3 Graphics
Video Memory:                                                                   64 MBytes

Video Card                                                                     
Video Card:                                                                     SiS 6351 Mirage 3 Graphics Video Adapter [CLEVO/KAPOK COMPUTER]
Video Bus:                                                                      AGP 8X
Video RAMDAC:                                                                   Internal
Video BIOS Version:                                                             Unknown
General Module Information                                                     
Module Number:                                                                  0
Module Size:                                                                    1024 MBytes
Memory Type:                                                                    DDR2-SDRAM
DIMM Type:                                                                      SO-DIMM
Error Check/Correction:                                                         None
Memory Speed:                                                                   400.0 MHz (PC2-6400)
Module Manufacturer:                                                            Smart Modular
Module Model:                                                                   SG564283FG8NWKFSQR
Serial Number:                                                                  4069492
Manufacturing Date:                                                             N/A

General information                                                             
Monitor Name:                                                                   Chi Mei N141I3-L02
Serial Number:                                                                  Unknown
Date Of Manufacture:                                                            Week: 45, Year: 2006

General Information                                                             
Drive Controller:                                                               Serial ATA 3Gb/s
Drive Model:                                                                    Seagate ST9160314AS
Drive Revision:                                                                 0001SDM1
Drive Serial Number:                                                            5VC1FJ6M
Drive Capacity:                                                                 152,627 MBytes (160 GB)
General information                                                             
Drive Model:                                                                    TSSTcorp CDDVDW TS-L633A
Drive Revision:                                                                 TM00
Serial Number:                                                                  TS-L633AFirmware   
Device Type:                                                                    DVD+R DL

Audio Adapter:                                                                  SiS High Definition Audio Controller
High Definition Audio Codec:                                                    RealTek ALC883

General information                                                             
Network Card:                                                                   SiS191 Ethernet Controller
Vendor Description:                                                             SiS
MAC Address:                                                                    00-90-F5-76-86-34

Driver Description:                                                             Realtek RTL8187B Wireless 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter

General Properties                                                             
Device Name:                                                                    BAT1
Manufacturer Name:                                                              NOTEBOOK
Unique ID:                                                                      0001NOTEBOOKBAT1
Chemistry:                                                                      Lithium Ion
Designed Capacity:                                                              48840 mWh
Full Charged Capacity:                                                          48052 mWh
Wear Level:                                                                     1.6 %



E AGORA ?
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #5 Online: 13 de Julho de 2009, 23:42 »
Ok,

Voce rodou um informativo de seu sistema e reportou aqui

Citar
> som
> video
> rede
> placa wireless
> webcam (integrada)


O som ja esta instalado é só configurar e a rede com fio eu acredito que também

seu video é só procurar no forum por Sis mirage

À placa de rede realtek também, veja no seu reporte o modelo dela  e pesquise no forum

Va com calma que da certo

« Última modificação: 14 de Julho de 2009, 00:02 por Tota »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #6 Online: 14 de Julho de 2009, 08:24 »
nafo, o HWinfo32 é um software p/ Windows.
O ideal seria vc tentar usar o site - http://kmuto.jp/debian/hcl/ - conforme te indiquei, esteja ou ñ o Ubuntu instalado no seu PC.
Daí vc vai ter a informação mais exata de Linux sobre seu PC, e c/ certeza verá se a webcam foi reconhecida.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #7 Online: 15 de Julho de 2009, 00:43 »
nafo, o HWinfo32 é um software p/ Windows.
O ideal seria vc tentar usar o site - http://kmuto.jp/debian/hcl/ - conforme te indiquei, esteja ou ñ o Ubuntu instalado no seu PC.
Daí vc vai ter a informação mais exata de Linux sobre seu PC, e c/ certeza verá se a webcam foi reconhecida.

Caro rjbgbo .. no site q você indicou nao tem driver pra minha placa mae..
esse notebook tem placa > M549SS Clevo

O suporte da positivo me passou esse modelo..
Mas lá tem um modelo M540S que parece um pouco..
pode ser que funcione ne..
mas será q se ao menos eu conseguir rodar a rede.. e fizer um apt-get upgrade ou update mesmo
resolva o problema dos drivers? de audio.. video.. e as outras coisas?
sem falar que um colega disse sobre um configurador de driver SiS ..
e no kzo a webcam? e wireles? .. sera que o ndiswrapper resolve?
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #8 Online: 15 de Julho de 2009, 08:48 »
nafo, o HWinfo32 é um software p/ Windows.
O ideal seria vc tentar usar o site - http://kmuto.jp/debian/hcl/ - conforme te indiquei, esteja ou ñ o Ubuntu instalado no seu PC.
Daí vc vai ter a informação mais exata de Linux sobre seu PC, e c/ certeza verá se a webcam foi reconhecida.

Caro rjbgbo .. no site q você indicou nao tem driver pra minha placa mae..
esse notebook tem placa > M549SS Clevo

O suporte da positivo me passou esse modelo..
Mas lá tem um modelo M540S que parece um pouco..
pode ser que funcione ne..
mas será q se ao menos eu conseguir rodar a rede.. e fizer um apt-get upgrade ou update mesmo
resolva o problema dos drivers? de audio.. video.. e as outras coisas?
sem falar que um colega disse sobre um configurador de driver SiS ..
e no kzo a webcam? e wireles? .. sera que o ndiswrapper resolve?

Veja nafo, esse site que te indiquei serve apenas p/ mostrar as compatibilidades de um hardware c/ o Linux, lá ñ tem drives.
Ñ deu p/ perceber se vc instalou ou ñ o Ubuntu.
Eu sempre recomendo a todos 1º testar o Ubuntu apenas pelo liveCD, p/ ver se localizou o máximo possível de hardware.
No Linux os drives normal/ já vem integrados ao kernel ou dentro de um liveCD de ma distribuição, então em geral ñ é necessário se buscar drives como nas versões do Windows anteriores ao seven.
Eu até tentei no Google buscar um tutorial p/ esse teu notebook p/ te indicar mas ñ consegui.
Pode ser que no caso de tua pl. de vídeo apenas vc ñ consiga ter os efeitos especiais que todo mundo gosta de ver; qto ao wireless acho que ñ terá problemas é só saber configurar (no icone de rede perto do relógio c/ botão direito, vc terá acesso a sua wireless, será só ativar login e senha), da webcam se ela for reconhecida já no kernel, também ñ terá problemas.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #9 Online: 15 de Julho de 2009, 21:56 »
Ai Rjbjbo .. instalei o ubuntu 9.04 aqui ...
agora só falta acertar a webcam ...
q ela eu nao achei nao ..
mas isso ai eu do 1 jeito!!

agradeço ai!

Duas dicas:
Pelo Terminal, digite:
Código: [Selecionar]
lsusbDê Enter
E post aqui o resultado obtido.

Ou tente instalar o programa Cheese - http://wiki.ubuntu-br.org/Cheese - buscando-o e instalando-o pelo Synaptic
Ou pelo Terminal:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install cheese
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #10 Online: 21 de Julho de 2009, 11:44 »
Olha,
Na verdade fui conferir .. e os componentes q encontrei suporte foram
>rede (Network Card: SiS191 Ethernet Controller)
>som (High Definition Audio Codec: RealTek ALC883)
Os que apenas apresentam driver para windows são:
>video (Video Card: SiS 6351 Mirage 3 Graphics Video Adapter [CLEVO/KAPOK COMPUTER])
>wireless (Driver Description: Realtek RTL8187B Wireless 802.11b/g 54Mbps USB 2.0 Network Adapter)
>webcam (1. Bison 1.3/3.2M pixel camera driver 6.32.704.5 for XP/VISTA 32-bit.)
>chip set da motherboard (clevo M540SS chipset: SiS 671/672 + 968)

Eu procurei no suporte da SiS, Realtek e CLEVO:

http://www.sis.com/download/
http://www.realtek.com.tw/downloads/
http://www.clevo.com.tw/en/e-services/Download.asp
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #11 Online: 21 de Julho de 2009, 13:35 »
nafo, vc ñ fez como eu indiquei no último post meu a esse seu tópico.
Já comentei nesse tópico que o reconhecimento de hardware difere do Linux p/ Windows,
Ñ adianta ir no site de cada componente e ver se o mesmo tem suporte p/ o Linux, pois o mesmo tem as alternativas em código livre p/ esses casos e que se funcionarem, o problema em si tá resolvido.
Insisto p/ vc proceder conforme os passos que te indiquei.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: não há driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #12 Online: 27 de Agosto de 2009, 10:42 »
nafo, vc ñ fez como eu indiquei no último post meu a esse seu tópico.
Já comentei nesse tópico que o reconhecimento de hardware difere do Linux p/ Windows,
Ñ adianta ir no site de cada componente e ver se o mesmo tem suporte p/ o Linux, pois o mesmo tem as alternativas em código livre p/ esses casos e que se funcionarem, o problema em si tá resolvido.
Insisto p/ vc proceder conforme os passos que te indiquei.

Estou retomando tudo do zero agora!
Reinstalei o Ubuntu 9.04 !
Ai o que não funcionou foi a placa d vídeo e a webcam..
A rede wireless nao entrava de jeito nenhum..
vo ver direitinho la e retorno!
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Encontrei uma coisa aqui.. mas nao consigo sozinho..
« Resposta #13 Online: 29 de Agosto de 2009, 11:16 »
Olá gente, desculpa ter demorado tanto com isso .. mas
esses dias fiquei muito apertado com escola..

Voltando a falar, estou com linux no meu pc denovo!
e quase todo hardware esta ok! o problema é com a placa d vídeo!
>video (Video Card: SiS 6351 Mirage 3 Graphics Video Adapter [CLEVO/KAPOK COMPUTER])

Fui no site da SiS e nao encontrei nada.. pra ela..
mas descobri que tem um cara na Europa que desenvolveu uma forma de funcionar placas de vídeo SiS. Thomas Winischhofer

http://www.winischhofer.eu/linuxsispart4.shtml#download

Só que não consegui muita coisa não, o que ele passou é bem profundo!
Ele fala sobre como a placa funciona e um monte d coisas.. resolução e tal..
ele comentou sobre uns arquivos xorg.conf (conheço um pouco) xfree86 (nao sei nada) e outros la..
alguem pode me ajudar com isso?
Eu to achando bem complexo..
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"

Offline nafo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Dificuldades em driver linux para Positivo Mobile Z510
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:07 »
Ajuda de Marcelo da Comunidade GNU Vale do Aço,
"Seus problemas estão resolvidos, haha

O cara que desenvolveu estes módulos para a sis já está antigo.

Consegui fazer a minha Sis 671/771 Mirage 3 com suporte a 2D apenas, pois é
o que o drive disponibiliza. A sis infelizmente é uma porcaria ao cooperar
com a comunidade livre para desenvolvimento de módulos para o nosso querido
pinguim.

Pois então, vc pode baixar o drive em
http://ncc-1701a.homelinux.net/%7Elinux-sis/downloads/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb
ou
http://www.easy-share.com/1905114506/xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb

ai é só instalar
#dpkg -i xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb

Edite o xorg.conf
Adicione a linha Driver “sis671” na section Device do xorg.conf e reinicie a
sessão


Qualquer dificuldade entre neste blog
http://down-linux.blogspot.com/2009/04/driver-sis-671771-para-ubuntu-904.html

que ele tem explicando como instalar também.

Existe uma distribuição chamada Satux Linux que pelo que parece estão
desenvolvendo um módulo junto a sis com suporte a 3D para o linux, mas não
está bom ainda, mas não custa nada dar uma pesquisada sobre."

Ai gente, esse colega ai me ajudou..
fiz como ele disse e funcionou beleza, mas como ele comentou, apenas funções 2D foram possíveis.. as 3D ainda não funcionam, mas já é um grande salto.
Minhas configurações de resolução passaram d 800x600 para 1280x800 !!

Abraço a todos..
nafO
Linux user: #487839 |Ubuntu user: # 28902 | [Timóteo - MG - Brasil]
"Na vida se tem apenas três opções: ou se corrompe, ou se omite, ou usa linux"