Fórum Ubuntu Linux - PT
25 de Maio de 2013, 21:01 *
Olá, Visitante. Faça o login ou registre-se.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Notícias: Sejam todos bem-vindos e fiquem atentos às regras de utilização do fórum e política de privacidade.

Home   Ajuda Regras Pesquisa Login Registre-se  
Anúncios
Páginas: [1]   Ir para o fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Erro no Fstab  (Lida 681 vezes)
ulisses2
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Ver Perfil
« em: 22 de Outubro de 2009, 09:54 »

Ola galera boa tarde.
Estou com um poblema no Fstab, estva editando para monta minha HD Sata de 160 Gb
mas axo que infelizmente Editei alguma linha erada e quando reinicializo o sistema ele ñ abre mais , só abre em Shell,entrei no Root tentei Editar de diversas formas mas ele apenas me fala que é impossivel salvar o arquivo de leitura.
Gostaria que me desse esa dica pq so nava na area e estou apredendo aos poucos, tenham uma òtima Manhã.
Usuário Ubuntu
*
Deslogado Deslogado

Debian é Debian... :)

Ver Perfil WWW
« Responder #1 em: 22 de Outubro de 2009, 10:46 »

Normalmente não é necessário editar o fstab pra montar partições no Ubuntu, basta ir na opção Locais do 'menu iniciar' do Gnome e clicar no respectivo ícone do disco que se quer montar. Qdo se 'manda' montar a partção, o próprio Gnome monta o disco na pasta /media/disk, disk-1, disk-2 e assim por diante de acordo com o que se vai montando no sistema, então a edição do fstab só se faz necessária caso se queira "fixar" determinados dispositivos em montagens fixos. Por exemplo, se vc montar um hd (/media/disk) e depois um pen drive (/media/disk-1) é diferente de se montar um pen drive (/media/disk) e depois um hd (/media/disk-1), percebeu a diferença?

A melhor maneira de se "consertar" o que vc fez é usar um live-cd do Ubuntu e editar o fstab da instalação por ele, olhe esse fstab (eu uso Debian, hehehehe):

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0
/dev/sda1       /media/seven  ntfs-3g defaults,auto,locale=pt_BR.utf8 0 0
[/color][/b]

É só um exemplo, o que está em vermelho é a partição de instalação do Linux; em verde é a partição swap; em azul é a partição do Windows (no Debian tem que se fazer isso, usando o ntfs-3g para poder montar a partição do Windows de modo fixo definindo o /dev em sda1 e a pasta de montagem em /media/seven). Vc pode usar o GParted para ver as partições da sua máquina e assim consertar o que vc eventualmente "quebrou"...
Phenon II X4 645 3.1Ghz, 2x2GB DDR3 1666Mhz DCH, placa de vídeo NVidia GTX-410, placa-mãe Asus M4A77T/USB3, disco rígido de 500GB Sata-II, LCD Philips 107S (ainda não troquei) e Debian Squeeze na bagaça. Visitem a minha página em http://sidserra.rg10.net ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com
Páginas: [1]   Ir para o topo
  Imprimir  

Ir para: