Autor Tópico: Retornar a configuração do usuário (resolvido)  (Lida 2376 vezes)

Offline henriqueferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Retornar a configuração do usuário (resolvido)
« Online: 02 de Julho de 2009, 08:33 »
Bom Dia Pessoal,

Eu trabalho em uma escola do Estado e o laboratório utiliza o Kubunto 8.04.
Minha dúvida é, como posso retornar a configuração do usuário. Vou explicar melhor.
Com todos bons alunos, após 1 semana de aluas no laboratório de informática, os computadores ficam "desconfigurados"(area de trabalho, pano de fundo... essas bobeiras), e ficam cheio de arquivos no dektop.
Ai eu gostaria de sber se há algum jeito ou comando, para quando o Kubunto fosse reinicializado tudo voltasse ao que era antes, apagasse os arquivos.. etc como se fosse criado um novo usuário, isso automaticamente, pois apagar e criar usuario em 25 maquinas toda semana e fogo...

Um abraço e obrigado
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 14:15 por henriqueferraz »
Henrique Ferraz

Lunik

  • Visitante
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2009, 10:23 »
E se o root ficasse a cargo de deletar esses usuários junto com o /home/user deles automaticamente e criar outros em seguida?

Um script do tipo:
deluser -blablablaa
addusar -blablabla
...

Daí salva isso como um script.sh, e coloca ele no crontab do root, pra ser executado uma vez por semana, ou uma vez por dia ao iniciar.

Essa é a idéia, mas a implementação dela não é comigo, heheh

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #2 Online: 02 de Julho de 2009, 10:47 »
Deve ter um meio mais fácil do que vou sugerir, porém não me vem nada na cabeça no momento, e com certeza esse assunto foi tratado aqui no fórum neste último mês.

Mas no seu caso para voltar as configurações eu faria o seguinte:

  • Primeiro deixaria o usuário exatamente como queria
  • Segundo faria um backup dos diretórios inicados por ponto (que são aqueles que configuram o sistema para o usuário)
    • Tenha cuidado ai só para deixar o diretório .mozilla de fora, pois ai você poderia perder favoritos e etc
  • Depois a cada boot (ou login do usuário) você deleta os arquivos/diretórios que existem no backup e refaz a cópia, tomando cuidado com permissões, dono/grupo dos arquivos
  • Já deletar arquivo é complicado, pois você pode perder algo útil, mas ai é com você.
    • Se o caso é realmente ter a conta "zerada" de novo, você pode fazer um backup da $HOME como um todo (arquivos/diretórios iniciados com ponto, e os demais), remover tudo no boot (rm -rf  ~/*   ~/.[A-z]*), e voltar o backup novamente. Assim ficaria sempre idêntico.
    • Entenda que a sugestão de voltar um backup é apenas para que fique como configurou inicialmente (papel de parede, tema e etc), pois se quer zerada mesmo, como o padrão do ubuntu, basta mesmo remover.
« Última modificação: 02 de Julho de 2009, 10:50 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline henriqueferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #3 Online: 02 de Julho de 2009, 10:51 »
E se o root ficasse a cargo de deletar esses usuários junto com o /home/user deles automaticamente e criar outros em seguida?

Um script do tipo:
deluser -blablablaa
addusar -blablabla
...

Daí salva isso como um script.sh, e coloca ele no crontab do root, pra ser executado uma vez por semana, ou uma vez por dia ao iniciar.

Essa é a idéia, mas a implementação dela não é comigo, heheh

Na Realidade eu também acho que assim resolve o problema ... so que eu também não faço a menor idéia de como fazer isso!!!  ???
Henrique Ferraz

Offline henriqueferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #4 Online: 02 de Julho de 2009, 11:01 »
clcampos...
A idéia e mesmo zerar as máquinas, pois temos um servidor onde guardamos o que é importante...
99% dos que os alunos fazem, é para uso imediato, e por isso pode ser zerado.
Procurei aqui no forum e ainda não encontrei nada deste tipo... se souber de alguma receita de bolo, eu agradeceria.
Henrique Ferraz

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #5 Online: 02 de Julho de 2009, 11:07 »
clcampos...
A idéia e mesmo zerar as máquinas, pois temos um servidor onde guardamos o que é importante...
99% dos que os alunos fazem, é para uso imediato, e por isso pode ser zerado.
Procurei aqui no forum e ainda não encontrei nada deste tipo... se souber de alguma receita de bolo, eu agradeceria.

Só para um teste crie um novo usuário, acesse e crie alguns arquivos e altere as configurações (como de temas, por exemplo).

Com um usuário administrador inclua no arquivo /etc/rc.local (antes da linha exit 0) a linha abaixo (com as devidas adaptações):

Citar
rm    -rf   /home/Nome_do_Seu_Usuario/.[A-z]*     /home/Nome_do_Seu_Usuario/*

Reinicie a máquina e logue novamente neste usuário.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #6 Online: 02 de Julho de 2009, 11:08 »
Muito cuidado com esse "rm -rf" para evitar algum desastre.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline henriqueferraz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Retornar a configuração do usuário
« Resposta #7 Online: 02 de Julho de 2009, 14:14 »
clcampos

Ficou JÓIA... era o que eu queria...  Ele demora um pouco mais para iniciar, mais isso sai na "urina"...
Volta exatamente ao original... apaga todos os arquivos... ficou show mesmo!

Valeu!
Henrique Ferraz