Autor Tópico: programação em C, C++ ou JAVA  (Lida 4784 vezes)

Offline LEGEFET

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
programação em C, C++ ou JAVA
« Online: 01 de Julho de 2009, 16:07 »
Qual o nome de programas para programar em C, C++ ou JAVA no linux ?

Estou cançado de programar no rwindows!

valeu!


Darcamo

  • Visitante
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2009, 23:15 »
Para C/C++ você usa o compilador gcc/g++.
É sempre possível usar qualquer editor de texto como gedit, kedit, nano, emacs, vim, etc, e compilar o seu programa diretamente na linha de comando (provavelmente  usando um makefile - http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21155.0.html). Mas se você quiser usar uma IDE, o que é o mais provável, várias já foram mencionadas aqui no fórum: kdevelop, anjuta, eclipse (com plugin para C++), geany, code-blocks, etc..

Para java sei que tem o eclipse e o netbeans, mas com certeza deve ter outras IDEs.

Offline Savio Sabino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #2 Online: 13 de Agosto de 2009, 16:04 »
Ola.
No Linux, existem infinitas ferramentas para desenvolvimento para diversos fins e com vários níveis de produtividade.

Se vc quer um "faz tudo, com tudo", recomendo o eclipse por ter uma infinidade de recursos através de plugins.

IDE's Java: Eclipse,NetBeans,Jdeveloper

IDE's C: Kdevelop, QT Designer, TK

editores: gedit, kedit, vim.

compiladores c: gcc,g++
compiladores java: javac

Ferramenta é o que não falta. Mas tudo vai depender de qual é seu objetivo. Depende muito da finalidade.

Eu por exemplo, pra estudar para certificaçao faço os códigos de exemplo usando o editor gedit e compilo via linha de comando com javac.
Agora pra trabalhar com Java, uso o eclipse, o servidor de aplicação tomcat para sites web e alguns frameworks padrões de mercado.
E para trabalhar com php, já usei o Drupal.

Tendo em vista o que já mencionei ter usado, fica evidente que existem várias tecnologias de Universos totalmentes diferentes, mesmo se tratando da mesma linguagem de programação.
Então tem que ser definido o objetivo e ir em busca das ferramentas para essa finalidade. Tanto no Windows quanto no linux existem uma infinidade de ferramentas para desenvolvimento, tanto pagas quanto gratuitas.

Lunik

  • Visitante
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #3 Online: 13 de Agosto de 2009, 21:54 »
Pra C/C++, o linux já vem pronto com o gcc.
Você só vai precisar escolher um bom editor ou ide.
gedit, anjuta, jedit, vim, emacs, codeblocks, etc.

Aqui eu criei um conjunto legal do anjuta com o glade, pra criar programas pro gnome, e mais o próprio terminal pra fazer alguns ajustes.

Pra java, eu gosto muito do netbeans. Acho que a escolha fica entre netbeans e eclipse.

Offline Pedro Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
    • P e d r o - A r a ú j o . c o m
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #4 Online: 21 de Setembro de 2009, 14:24 »
Olá, boa tarde!

Eu também sou iniciante, e estou achando uma ótima opção C++ com Eclipse e, desenhando as interfaces com Glade. Meu primeiro tópico aqui fala disso:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,55970.msg318238.html#msg318238

E como iniciante, eu encontrei alguns problemas, como este <http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56422.msg320797.html#msg320797>, mas creio que é só uma questão de me habituar, afinal, os vícios de Windows não nos levam muito longe no Linux, e a melhor opção é realmente aprender tudo de novo.

Eu ainda estou em busca da alternativa ideal. Em comparação com o Delphi a gente tem o Lazarus Free Pascal pro Linux mas eu não me animei muito com ele pois achei a parte visual que ele gera muito feia. Pra .NET por exemplo tem o Mono Develop, onde dá pra programar em C#, mas eu não vi muita vantagem ainda programar em um Framework do tipo .NET no Linux, apesar de ser uma alternativa a ser considerada pra quem está acostumado com Visual Studio no Windows. E tem o Java, como o pessoal falou, mas eu ainda não me animei com o Netbeans, nem com o Eclipse pra Java.

O que eu achei legal de programar em C++ no Eclipse desenhando as interfaces usando Glade é que a parte visual fica separada do código, assim até ajuda a gente a não cair naquele velho vício de programador Windows de amarrar tudo no form.
« Última modificação: 21 de Setembro de 2009, 14:28 por Pedro Araújo »

Offline yurijivago

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #5 Online: 10 de Outubro de 2009, 20:22 »
O NetBeans pode lhe ajudar tanto com o C++ quanto com o Java. Ele também te dará suporte para PHP e JSP, caso programe pra Web. Eu, particularmente uso o NetBeans, ele lhe ajuda muito, sem falar em toda essa versatilidade em apenas uma IDE.
Yuri Jivago.

Offline xavante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: programação em C, C++ ou JAVA
« Resposta #6 Online: 26 de Outubro de 2009, 12:51 »
Bom nesse caso, seguindo a idéia do Yuri Jivago, você pode usar o Eclipse.

Ele é uma IDE muito completa, com um plugin para C/C++, o CDT

 da uma googlada que você decobre com instalar e tal.

Eu utilizo o Kdevelop para tudo  ;) questão de gosto  :P


Abraxo
« Última modificação: 26 de Outubro de 2009, 12:54 por xavante »