Autor Tópico: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10  (Lida 21219 vezes)

Offline Kabection

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Alguém sabe a solução para conectar esse modelo de modem. Esse é o mais difícil que eu vi até agora pois quando conecto na porta USB ele não detecta nada, o modem liga mas não detecta nada, nem usb nem nada.

Alguém poderia me ajudar?

Offline gwarah

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 01 de Julho de 2009, 14:06 »
Tem um tópico em andamento nesse sentido:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,52406.0.html
"Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz" (Gonzaguinha)

Offline Ogaitl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 25 de Agosto de 2009, 23:27 »
Ola pessoal, digo a voces que hoje troquei o modem da aiko 83d que nao presta pra nada , e tirei um da Huawei E156b. operadora vivo. liguei para o suporte da Huawei mas o tecnico nao me disse boas noticias. Disse que nenhum modem da Huawei funciona no Ubuntu (linux) , somente no MAC ou no WINDOWS, pois bem acho que ele deve ser novato, quando cheguei em casa bastante triste pela noticia dada por ele , resolvi que ia tirar o ubuntu 9.04 que havia recebido de um amigo , mas tive a curiosidade de colocar o mesmo na porta USB do meu PC. A novidade é que ele reconheceu de primeira , nao precisei instalar nada apenas configurei a minha senha que avia criado anteriormente com o AIKO 83D, la na conexao banda larga e pronto pegou de primeira, velocidade bacana e sem cair que é o melhor. Entao ao tecnico da Huawei , vai o seguinte recado: Estude mais os seus produtos e verá que vai sair ganhando das concorrencias. Valeu pessoal e por favor nao insistam com o aiko 83d , ele não presta. mudem para o Huawei 156B. é primeira.

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:19 »
Boas a todos,

Bem no meu caso eu tinha velox roteado e comprei um 3G da Vivo que veio com o tal modem. Perguntei ao vendedor se funcionaria no linux, ele foi enfático: "é até melhor!".
Chegando em casa pluguei o modem e na hora foi identificado e funcionava muito rápido e estável, porém nos últimos 3 dias não consigo mais navegar. Só acesso sites com páginas muito leves e nos testes tem dado 20 KB/s :(

Ligando para Vivo, minha surpresa quando a técnica do suporte após vários testes me disse que esse modem não era compatível com linux e ela não teria como fazer as configurações pois o sistema dela nem abria essa possibilidade.... A sugestão dela foi para trocar na loja da vivo por um modem compatível (zte).

Lembrei ela que já vinha navegando por mais de 25 dias sem problemas e a mesma se disse surpresa. Será que isso procede ??

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2009, 12:00 »
Ligando para Vivo, minha surpresa quando a técnica do suporte após vários testes me disse que esse modem não era compatível com linux e ela não teria como fazer as configurações pois o sistema dela nem abria essa possibilidade.... A sugestão dela foi para trocar na loja da vivo por um modem compatível (zte).
Lembrei ela que já vinha navegando por mais de 25 dias sem problemas e a mesma se disse surpresa. Será que isso procede ??

Pessoal, após alguns dias reclamando na Vivo, recebi um telefonema de um técnico que esclareceu o problema: as contas ilimitadas (meu caso) caso ultrapasse um limite de 2 gb de transferência no mês, recebem uma limitação na velocidade para 128 Kb, que aonde moro acabava caindo para algo em torno de 20 Kb quando conseguia. Não concordei, já que ilimitado é ilimitado e ante a ameaça de cancelar minha conta e ir ao procon, ele liberou essa restrição.

Portanto, não há a menor dificuldade em usar o huawei com Vivo 3g.

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline ozzi.brauna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 09 de Setembro de 2009, 08:45 »
caros colegas o modem hawei não é compatível com o linux, apesar que após instalação pode-se navegar temporariamente. e mesmo com conexão ilimitada(meu caso, a vivo 3g)após algum tempo perde-se a conexão e é devido a incompatibilidade. solução: reclamei constantemente a vivo que estava sem serviço de internet e ameacei ir ao procom pela falta de serviço prestado, e mesmo sob a ameaça de reeicidir o contrato com multa, insisti na troco do modem pelo zte mf626 que é compatível com o umbtu 8.04 mas garanto-lhes, estou respondendo no ubuntu 9.04.Enfim, recebi gratuitamente o modem zte mf626. a instalação é complicada no ubuntu 9.04; navego pelo manager e na configuração de redes da pasta vivo do modem quando em 3g faço a opção apenas 3g, quando estou no interior, e só com sinal de torre comum, faço a opção por preferir 3g. só lembrando isso com o zte mf626. no link viva o linux, e no mundo do lunga, tem todas as dicas de instalação do zte no 9,04. boa troca e boa sorte. ah! existem modem que não estão no pacote da vivo, mas que são zte que também são compatíveis com o linux. ia esquecendo de iinformar que antes de tudo caso consiga a troca, faça atualização do novo discador do zte mf626. o próprio site zte dispõe o dowlad do discador. boa troca e boa sorte.

Offline ozzi.brauna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 09 de Setembro de 2009, 09:12 »
segue pós resposta anterior as dicas de instalação caso mude para o modem zte. éstá aqui no ótimo forum ubuntu só transcrevo:                                                                                    Este é o típico tutorial BBG (Bom, Bonito e Grátis). Se todos os tutoriais fossem assim, o mundo seria um paraíso.  Em 09 de Maio de 2009, Renato Oliveira postou no Ubuntu Forum PT um tutorial mostrando, passo a passo, de maneira simples e clara, como fazer para que o modem 3G ZTE MF626 funcionar no Ubuntu 9.04. Se você está desiludido com os tutoriais por aí, vale a pena dar uma olhada neste, que pode funcionar também para outros modelos de modem da ZTE, como o MF622, o MF628, o MF100 e o MF 636 (todos os que tiverem identificação 19d2:2000, vista pelo comando ‘lsusb‘). O tutorial está transcrito abaixo e o original pode ser encontrado aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?PHPSESSID=3f916600e680f2a2d025ddfcec54cdbc&topic=50178.0

E ai galera… depois de muito pesquisar e testar várias distros de linux para ver se meu modem ZTE MF626 funcionaria no linux, consegui finalmente e resolvi fazer um tutorial para ajudar a outros. Achei um mini tutorial em inglês e estou me baseando nele. Valeu Unkuiri (http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1147685)

Estou usando Ubuntu 9.40 64 bits, mas creio que funcione tranquilamente no 32.

*********************************

1º Entre no ubuntu normalmente, apague qualquer configuração ou conexões em: CONEXÕES DE REDE / BANDA LARGA MÓVEL, deixe em branco. (Para entrar em conexões de rede é só clicar com o botão direito nos dois computadores perto do relogio.)

2º Baixe esse arquivo http://www.draisberghof.de/usb_modeswitch/usb_modeswitch-0.9.7.tar.bz2, agora descompacte ele na sua pasta home, é aquela pasta com seu nome e que contém outras pastas; música, documentos, videos, musicas, imagens,… para descompactar é só clicar em cima do arquivo baixado com o botão direito e clicar em extrai, e informe o local.

3º Abra um terminal:

4º Entre dentro da pasta que vc acabou de extrair…
cd nomedapasta


5º Digite:
sudo make install


6º coloque a senha e tecle enter…

7º Agora vamos editar o arquivo “usb_modeswitch.conf”, digite no terminal…
sudo gedit /etc/usb_modeswitch.conf


8º No editor clique em localizar e coloque 626… ele vai te mostra algo assim:

################################################
# ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
# ZTE MF626
#
# Contributor: Joakim Wennergren

;DefaultVendor= 0×19d2
;DefaultProduct= 0×2000

;TargetVendor= 0×19d2
;TargetProduct= 0×0031

;MessageEndpoint=0×01
;MessageContent=”55534243123456782000000080000c8501 0101180101010101000000000000″

# if that command doesn’t work, try the other (”eject”)
;MessageContent=”5553424312345678000000000000061b000000030000000000000000000000″

###################################################

9º Tire os símbolos “#” e “;“, deixe assim:

################################################
ZTE MF628+ (tested version from Telia / Sweden)
ZTE MF626

Contributor: Joakim Wennergren
DefaultVendor= 0×19d2
DefaultProduct= 0×2000

TargetVendor= 0×19d2
TargetProduct= 0×0031

MessageEndpoint=0×01
MessageContent=”55534243123456782000000080000c8501 0101180101010101000000000000″

if that command doesn’t work, try the other (”eject”)
MessageContent=”5553424312345678000000000000061b000000030000000000000000000000″

###################################################

10º Salve e feche o editor…

11º Talvez vai abrir o editor de conexões do ubuntu, não ligue para ele deixe de lado….

12º Desconecte o mini-modem espere um pouco… coloque novamente e espere a cor dele mudar…

13º Digite no terminal:

/usr/sbin/usb_modeswitch -W -c /etc/usb_modeswitch.conf


14º Agora vamos criar um novo arquivo em branco e colar dentro dele um texto logo abaixo; digite no terminal…

sudo gedit /usr/share/hal/fdi/information/20thirdparty/20-zte-mf626.fdi


15º Agora copie e cole esse texto:

<!– -*- SGML -*- –>
<deviceinfo version=”0.2″>
<device>
<!– ZTE MF626 HSDPA USB Modem –>
<match key=”@info.parent:usb.vendor_id” int=”0×19d2″>
<match key=”@info.parent:usb.product_id” int=”0×0031″>
<match key=”@info.parent:usb.interface.number” int=”3″>
<append key=”modem.command_sets” type=”strlist”>GSM-07.07</append>
<append key=”modem.command_sets” type=”strlist”>GSM-07.05</append>
<append key=”info.capabilities” type=”strlist”>modem</append>
</match>
</match>
</match>
</device>
</deviceinfo>

16º Salve e feche

17º Agora se vc não fechou aquela janela de nova conexão que abriu, é só configurar normalmente… clique em “OI” avançar, avançar e pronto. O meu conectou automaticamente depois disso. Se não conectar reinicie o seu micro.


Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 09 de Setembro de 2009, 09:38 »
caros colegas o modem hawei não é compatível com o linux, apesar que após instalação pode-se navegar temporariamente. e mesmo com conexão ilimitada(meu caso, a vivo 3g)após algum tempo perde-se a conexão e é devido a incompatibilidade. solução: reclamei constantemente a vivo que estava sem serviço de internet e ameacei ir ao procom pela falta de serviço prestado, e mesmo sob a ameaça de reeicidir o contrato com multa, insisti na troco do modem pelo zte mf626 que é compatível com o umbtu 8.04 mas garanto-lhes, estou respondendo no ubuntu 9.04.Enfim, recebi gratuitamente o modem zte mf626. a instalação é complicada no ubuntu 9.04; navego pelo manager e na configuração de redes da pasta vivo do modem quando em 3g faço a opção apenas 3g, quando estou no interior, e só com sinal de torre comum, faço a opção por preferir 3g. só lembrando isso com o zte mf626. no link viva o linux, e no mundo do lunga, tem todas as dicas de instalação do zte no 9,04. boa troca e boa sorte. ah! existem modem que não estão no pacote da vivo, mas que são zte que também são compatíveis com o linux. ia esquecendo de iinformar que antes de tudo caso consiga a troca, faça atualização do novo discador do zte mf626. o próprio site zte dispõe o dowlad do discador. boa troca e boa sorte.

Olá ozzi.brauna

Não quero questionar você (e nem ganho nada da Huawei), mas apenas para compartilhar minha experiência, segue abaixo alguns pontos:
1. Conforme o suporte técnico da Vivo, ele é compatível sim com o Ubuntu.  O mesmo estranhou a opinião do "técnico" que tinha me atendido anteriormente e leu para mim as versões do Ubuntu que eram compatíveis e que constavam no sistema dele;
2. O atendente da Vivo que me vendeu, é usuário do Ubuntu e do Huawey. Ao retornar para reclamar, ele insistiu que o modem era muito bom e que eu não deveria trocá-lo, mas que se fosse meu desejo ele trocaria. Resolvi dar mais uma chance;
3. A instalação (ao menos no 9.04) que uso é um mamão com açucar, bastando plugar ele e pronto;
4. Estou com ele a 1 mês, moro no interior do RJ onde não há frequência 3g, mas tenho conseguido navegar a velocidades bastante altas, próximas de um Velox de 1Mb, o que é excelente para os padrões de minha cidade;
5. Trabalho com desenvolvimento web e mantenho o micro conectado quase que 24 horas. Não tenho tido problemas com quedas ou instabilidade, salvo alguns dias, e muito raramente;
6. O problema que tive, similar ao que vc cita, foi o tal limite de 2Gb de transferência que se for atingido, a velocidade é limitada a 128 Kbs... Como meu plano também é ilimitado, comuniquei que estaria cancelando via Procon e acionando eles por propaganda enganosa, oras, ilimitado é ilimitado, não tem essa... Foi então que liberaram meu acesso e desde então tenho navegado normalmente;
7. Enfim, meu problema não foi com o modem huawey, mas com o limite do plano ilimitado, que restringe a velocidade a 128 Kb quando se atinge 2Gb de transferência e no meu caso, essa velocidade caiu para algo em torno de 10 Kbs, o que inviabilizava totalmente a navegação :(

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline ozzi.brauna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #8 Online: 10 de Setembro de 2009, 14:22 »
caro colega até na própria caixa do modem há especificações dos sistemas os quais ele é compativel e o ubuntu 9.04 não está entre eles, porem como disse consegue-se conexões. não sei ao certo se a minha enquanto eu usava tal modem foi bloqueada pela falta de kbs enviados pois era ilimitada. o seu modem é o ei 156? esse  como disse até na embalagem cita os sistemas compatíveis. outros da hawei são.  Esses técnicos da vivo tão discordantes entre si, pois afirmo-lhes: três deles na época me garantiram o Ei156 não ser compatível para o ubuntu 9.04. com citei no tópico anterior. fiz a troca e tamos ai. acho que no mundo do linux tudo é mais possível, apesar das especificações técnicas. e os caminhos são quase eternos. ao colega que tava com problemas. busque a melhor solução. a vc obrigado pela crítica. em caso de erro estão os feras para ajudar. mas a intenção é das boas. e a minha solução pessoal, pelo menos pra mim tá valendo. oi eu aqui! ::)

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #9 Online: 10 de Setembro de 2009, 15:31 »
caro colega até na própria caixa do modem há especificações dos sistemas os quais ele é compativel e o ubuntu 9.04 não está entre eles,

ozzi.brauna,

Com relação ao citado acima, se a gente for se basear na caixa dos produtos, não compramos nenhum hardware para linux. Um exemplo bem recente: comprei uma placa de tv, onde ao comentar que era para linux, a vendedora enfática disse que não servia no SO. Como eu insisti em levar ela mostrou a informação bem grande: "Certified for Windows" e chamou o técnico da loja que garantiu que ela não funcionaria. Levei a dita cuja, percebendo um risinho irônico nos 2. :D
Espetei a placa, o Ubuntu reconheceu só tive que buscar informações no fórum de como usá-la já que nunca tinha mexido numa, bastando a criação de um simples arquivo txt e instalação do tvtime, muito mais simples do que instalar ela no windows que envolve uma penca de programas, drivers, etc. Até o controle remoto que muita gente não consegue usar no win, está funcionando perfeitamente.

Finalizando, não foi uma crítica não, e deixei claro que não estava questionando suas informações, mas partilhando o que aconteceu comigo, ok ? Até porque é muito legal quando pessoas perdem seu tempo como vc fez, colaborando com informações para quem precisa instalar um modem.

Então fica meu relato, continuo usando o modem direto sem o menor problema e se tiver algum, com toda certeza voltarei para informar também.

Abs
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user

Offline ozzi.brauna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #10 Online: 11 de Setembro de 2009, 00:57 »
ok colegga. tomara que o outro companheiro consiga com o modem que tem. e para ele: siga as dicas que esse maravilhoso forum possui. quanto a minha perda de tempo. já não perco o dinheiro da mensalidade para a vivo, como antes com o outro modem. tomara que o colega solicitante não esteja perdendo.aliás agora eu tenho dois shipes e dois modens no final tudo foi vantagem. e com a ajuda de vcs eu me especializarei no inux para não perder mais tempo. porém com lucro tudo é bem vindo. abraços coiote. abraços caro solicitante. o linux e esse forum solucionará seu caso. a intenção será sempre ajudar. 

Offline coyoterj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 349
  • #Xenial Xerus
    • Ver perfil
    • Pier de Ipanema - A referência em Ipanema/RJ
Re: [Dúvida] Como instalar o modem Huawei E156B (CLARO) no ubuntu 9.10
« Resposta #11 Online: 11 de Setembro de 2009, 01:11 »
Oi Ozzi,

Eu ainda online :D

O tempo tem sido cruel e cada vez mais curto, hhehehe

Mas é isso aí, de qualquer maneira tuas dicas já estão no favoritos, se der pau no meu modem fica mais fácil trocar ele. E se não trocarem eu cancelo minha conta sem pagar qualquer multa e se bobear ainda dá até para meter uma ação neles, já que tenho todas as provas, inclusive 3 emails do suporte da Vivo... ;)

Grande abraço e tamos aí!
Dell Inspiron 5447 Intel Core i5-4210U CPU @ 1.70GHz × 4 | HD sata 1 também | 4 Gb ram
Pier de Ipanema | Facebook Pier de Ipanema
[IMG]http://www.pierdeipanema.com.br/sites/default/files/outras/ubuntu-user