Autor Tópico: Habilitar USB no Virtual Box  (Lida 43911 vezes)

Offline clarcksp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Habilitar USB no Virtual Box
« Online: 12 de Junho de 2009, 17:10 »
Olá à todos.
Estou tentando habilitar a USB no meu Virtual Box, preciso habilitar um 3G, Bluetooth e um Pen Driver, porém não existe esta opção no programas
Tentei seguir estes passos:
http://conteudolivre.org/wiki/index.php?title=Ativando_USB_no_VirtualBox
Mas as opções que aparecem neste tuto não tem no meu Linux.
Lembrando que estou utilizando o Jaunty

Grato

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #1 Online: 12 de Junho de 2009, 18:02 »
Veja se isto te ajuda:

-- abra o VirtualBox
-- clique uma vez na máquina virtual que você criou
-- clique em Configurações
-- na coluna da esquerda, clique em USB
-- na direita, clique em Habilitar Controladora USB e em Habilitar Controladora USB 2.0

Agora, carregue a máquina virtual. Depois que estiver carregada, faça o seguinte:
-- na janela da máquina virtual, clique em Dispositivos
-- clique em Instalar Adicionais para Convidados

Tudo isto você só precisa fazer uma vez. A partir daí, a tua máquina virtual estará habilitada para acessar a entrada USB.

A cada vez que você quiser usar um dispositivo na entrada USB, carregue a máquina virtual e conecte o dispositivo na entrada USB.

Depois que você conectar o dispositivo USB, você pode ativá-lo de duas formas:

(1) no rodapé da janela da máquina virtual ativa, você tem uma série de pequenos ícones (um disco, um CD, etc.). Um deles é um que representa a USB (um que parece o conector USB que é ligado ao computador). Clique neste ícone com o botão direito do mouse e vão aparecer vários dispositivos. Marque aquele que você acabou de conectar.

Ou, (2) no topo da mesma janela, clique em Dispositivos e depois em USB. Vai aparecer um menu com os dispositivos ligados à USB. Marque aquele que você acabou de conectar.

Tanto a ação (1) quanto a (2) vão ter o mesmo efeito de você estar no Windows e conectar o dispositivo na entrada USB. A partir daí, poderá usar o dispositivo dentro do Windows.

Espero que tenha ajudado.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline RODRIGOBL25

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
  • www.linuxjpa.blogspot.com
    • Ver perfil
    • LINUX JOÃO PESSOA - PB
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #2 Online: 12 de Junho de 2009, 21:40 »
Adicione tambem a seguinte linha no /etc/fstab

#Make USB Work in Sun VirtualBox
none /proc/bus/usb usbfs devgid=46,devmode=664 0 0

Divulgando o Linux em João Pessoa - Paraíba - Brasil
www.linuxjpa.blogspot.com

Offline rolhaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ja tive meus momentos Mon-ha, se es que me entende
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #3 Online: 26 de Junho de 2009, 21:55 »
Comigo nao funcionou. vou desistir disso e voltar a usar ruindows
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
 Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

Offline mickeyknox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Restam menos de 3200 tigres livres no mundo!
    • Ver perfil
    • Guido Nietmann - Consultoria em Internet
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #4 Online: 27 de Junho de 2009, 22:32 »
Como ex-usuário do Windows, levei um bom tempo entre a paixão pelo Linux e a migração definitiva para o sistema do Pinguim. Duas coisas são fundamentais para tanto - paciência para aprender coisas novas e novas formas de fazer o que já fazíamos, e tempo, para superar a curva de aprendizado e conseguir se tornar tão produtivo no pinguim como era no Windows.

Sugiro ao amigo que faça uma instalação em dual boot (Windows/Linux) e vá se habituando ao Pinguim com calma, enquanto se mantém produtivo trabalhando no Windows. Uma das formas mais fáceis de se desistir do pinguim com certeza é se ver obrigado a manter um ritmo de produção idêntico ao que se tinha no Windows, em aplicativos equivalentes do Linux.

Ainda uso alguns programas do Windows, em duas frentes. Tenho o Wine rodando Fireworks CS3 (versao portable, roda LINDO), e uma máquina virtual XP para rodar o Flash e o Stylizer. Aliás recomendo o Stylizer para todos os desenvolvedores que lidam com CSS, o programa é excelente, mas infelizmente só existe para Windows. O Virtualbox OSE superou minhas expectativas, e uma vez com os adicionais para convidados, roda inclusive o programa da Nokia para meu celular numa boa, acessando o aparelho por USB.

Uma das coisas que definitivamente me encantam no Linux, é que se algo não funciona, é quase certo que haja uma solução. O sistema exige sim uma certa dose de "vontade de aprender", o que quase sempre significa buscar soluções no Google. Mas diferentemente do Windows, em vez de me irritar com problemas sem solução aparente, gasto o tempo agora encontrando as soluções. Boa parte dos problemas que fazem muitos usuários que tentam migrar do Windows para o Linux são de solução muito fácil com um pouco de paciência e auxílio dos mais experientes.

Outra coisa que é encantadora no Linux, especialmente em se tratando do Ubuntu e mais ainda desse fórum, é a disposição dos mais experientes em oferecer ajuda a quem precisa. Não me lembro de uma dúvida que eu tenha postado aqui no fórum que não tenha sido respondida, a grande maioria, por mais de uma pessoa. (muito obrigado, pessoal!)

Em essência, cheguei a conclusão de que são Sistemas Operacionais MUITO diferentes, seja na estrutura, seja na filosofia, seja na forma de interação dos usuários. Espero que o amigo reconsidere e não abandone sua nova empreitada no Linux, que com certeza trará muito conhecimento para sua formação.

Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

Offline trx64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
    • trx64 - blog
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #5 Online: 28 de Junho de 2009, 18:18 »
Você instalou pelo "Adicionar / Remover Programas"? A versão do Virtual Box nos repositórios é a opensource, sem suporte a USB.

Para o que você quer, baixe aqui a versão com suporte a USB. É um pacote DEB, basta baixar e clicar nele para instalar.
« Última modificação: 28 de Junho de 2009, 18:26 por trx64 »

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #6 Online: 28 de Junho de 2009, 18:27 »
Depois que você instalar a versão com suporte a usb, siga os passos no link:

http://ubuntudicas.blogspot.com/2008/06/fazendo-o-virtualbox-entender-o-usb.html


Offline rolhaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ja tive meus momentos Mon-ha, se es que me entende
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box(Resolvido)
« Resposta #7 Online: 28 de Junho de 2009, 21:34 »
Obrigado a todos pelas ajudas, farei isso, eu mudei de ideia e vou continuar a usar o Ubuntu, afinal inicia mais rapido, valeu :) ;D :D
Estou seguindo suas dicas e reconfigurando a Maquina Virtual, mais uma vez obrigado a todos pelos seus comentarios.
« Última modificação: 07 de Julho de 2009, 02:26 por rolhaes »
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
 Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #8 Online: 28 de Junho de 2009, 22:44 »
Você instalou pelo "Adicionar / Remover Programas"? A versão do Virtual Box nos repositórios é a opensource, sem suporte a USB.

Para o que você quer, baixe aqui a versão com suporte a USB. É um pacote DEB, basta baixar e clicar nele para instalar.

Também dá para instalar a versão mais completa através dos repositórios. Em "Sistema > Administração > Canais de Software", aba "Programas de Terceiros", clique em "Adicionar" e, na caixa de diálogo que abre, inserir:
Código: [Selecionar]
     deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian jaunty non-free
(se sua versão do Ubuntu não for a jaunty (9.04), substitua "jaunty" pela sua).

Clique em "Fechar" e a seguir em "Recarregar".

Para informar a chave de autenticação, abra o terminal e tecle:
Código: [Selecionar]
     wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/sun_vbox.asc -O- | sudo apt-key add -
(Tem que ser exatamente igual, inclusive com maiúsculas e minúsculas. Por isso, é melhor fazer com "copiar e colar".)

A partir daí, você terá o VirtualBox 2.2 completo disponível no repositório e poderá instalá-lo via Synaptic ou via terminal.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline rolhaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ja tive meus momentos Mon-ha, se es que me entende
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #9 Online: 29 de Junho de 2009, 00:23 »
Obrigado pela dica, vou fazer isso agora mesmo. ;D :D :)
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
 Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

Offline rolhaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ja tive meus momentos Mon-ha, se es que me entende
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box(Resolvido)
« Resposta #10 Online: 29 de Junho de 2009, 23:20 »
Agora esta tudo funcionando perfeitamente, instalei o winxp, nao recomendo instalar o winvista, obrigado a todos pela ajuda resolvido. Mais antes de instalarem a maquina virtual, leiam atentamente esses topicos.
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
 Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box(Resolvido)
« Resposta #11 Online: 30 de Junho de 2009, 11:26 »
Agora esta tudo funcionando perfeitamente, instalei o winxp, nao recomendo instalar o winvista, obrigado a todos pela ajuda resolvido. Mais antes de instalarem a maquina virtual, leiam atentamente esses topicos.

Acrescente [Resolvido] no título da primeira mensagem.

Offline rolhaes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
  • Ja tive meus momentos Mon-ha, se es que me entende
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box(resolvido)
« Resposta #12 Online: 07 de Julho de 2009, 02:27 »
Obrigado pela dica, vou fazer isso agora mesmo. ;D :D :)
Ubuntu 9.10, o melhor! Eu recomendo. Seja livre, seja Linux.(??)
 Eu prefiro ser, essa metarmofose ambulante, do que ter aquela velha opiniao formada sobre tudo... (Raul Seixas)

Offline antonio.fl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Habilitar USB no Virtual Box
« Resposta #13 Online: 03 de Fevereiro de 2012, 08:13 »
Você instalou pelo "Adicionar / Remover Programas"? A versão do Virtual Box nos repositórios é a opensource, sem suporte a USB.

Para o que você quer, baixe aqui a versão com suporte a USB. É um pacote DEB, basta baixar e clicar nele para instalar.


Muito obrigado. funcionou comigo.