Autor Tópico: Gravador de DVD abrindo sozinho!  (Lida 17803 vezes)

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Online: 07 de Junho de 2009, 14:48 »
Pessoal

O meu leitor de cd/dvd está abrindo sozinho... É a terceira vez que acontece. Não cliquei em nada. Na primeira eu navegava na net, na segunda eu não me lembro, e na terceira usando apenas o BROffice.

Por que isso acontece? Me lembrei do Windows quando estava bichado, cheio de vírus e coisas do gênero.

Aguardo
Fabricio

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #1 Online: 07 de Junho de 2009, 19:03 »
Ola, falesou

Ligue o Ubuntu, não abra mais nada e começe a fazer combinações de teclas em seu teclado. uma delas deve com certeza ejetar a bandeja do seu cd rom.

O sintoma relatado por voce sugere isto. programas diferentes, o mesmo sintoma, o que os liga é o teclado.

Não posso dar isto para voce pois meu celular ( de onde estou teclando ) evidentemente não tem unidade de CD

Veja mais em => http://paste.lisp.org/display/80589/raw

em especial o comando de teclado=> 169       0x1008ff2c (XF86Eject)   0x0000 (NoSymbol)
na listagem do link


[],s

Offline falesou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
    • Ver perfil
    • Rede Histórica
Re: Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #2 Online: 17 de Junho de 2009, 08:42 »
Ola, falesou

Ligue o Ubuntu, não abra mais nada e começe a fazer combinações de teclas em seu teclado. uma delas deve com certeza ejetar a bandeja do seu cd rom.

O sintoma relatado por voce sugere isto. programas diferentes, o mesmo sintoma, o que os liga é o teclado.

Não posso dar isto para voce pois meu celular ( de onde estou teclando ) evidentemente não tem unidade de CD

Veja mais em => http://paste.lisp.org/display/80589/raw

em especial o comando de teclado=> 169       0x1008ff2c (XF86Eject)   0x0000 (NoSymbol)
na listagem do link


[],s



O curioso é que continua a abrir, sem eu teclar nada. Me afasto do computador, e quando volto, está aberto. Estou lendo algo, e sem tocar em nada, abre novamente.
Alguma ideia?

 

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #3 Online: 29 de Maio de 2015, 21:10 »
Estou com o mesmo problema no meu note HP com Ubuntu 15.04.
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2015, 02:09 »
Então, /linux-admin/,

O tópico original é antigo, de 2009, e ficou sem indicação de solução.

1) Isso passou a ocorrer na sua máquina apenas na atual versão 15.04 ou já ocorreu anteriormente com alguma outra versão?

2) Na ausência de qualquer indicativo um começo é ver pelo dmesg se há algum indício de problema no sistema relacionado à unidade óptica do cdrom que possa indicar algum caminho.

Seletivamente para ver se aparece algo registrado pode fazer:


Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i fail

dmesg | grep -i error

dmesg | grep -i warning


3) Um outro caminho é também abrir uma janela do Terminal e deixar ativo o comando abaixo para ver se aparece alguma pista do que possa estar ocorrendo. É necessário deixar a janela ativa até que o evento (abrir a gaveta = eject) venha a ocorrer para ver se registra algo.


Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/syslog

Esse comando vai mostrar em tempo real os 10 últimos eventos do sistema e vai atualizando na medida em que ocorrerem novos eventos (experimente fazer com um pendrive, é fácil de entender a saída). Talvez apareça algo que possa ser uma pista para o eject automático da gaveta.

4) Também informar aqui os dados da unidade de cdrom eventualmente pode auxiliar a encontrar alguma solução.
Copie e cole aqui o resultado do comando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C disk | grep -i cdrom -A5

5) Pode ainda ser ainda interessante alguma informação sobre a configuração do hardware do seu notebook, marca você já disse que é HP, porém qual modelo?

« Última modificação: 30 de Maio de 2015, 03:04 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2015, 15:05 »
Então, /linux-admin/,

O tópico original é antigo, de 2009, e ficou sem indicação de solução.

1) Isso passou a ocorrer na sua máquina apenas na atual versão 15.04 ou já ocorreu anteriormente com alguma outra versão?

2) Na ausência de qualquer indicativo um começo é ver pelo dmesg se há algum indício de problema no sistema relacionado à unidade óptica do cdrom que possa indicar algum caminho.

Seletivamente para ver se aparece algo registrado pode fazer:


Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i fail

dmesg | grep -i error

dmesg | grep -i warning


3) Um outro caminho é também abrir uma janela do Terminal e deixar ativo o comando abaixo para ver se aparece alguma pista do que possa estar ocorrendo. É necessário deixar a janela ativa até que o evento (abrir a gaveta = eject) venha a ocorrer para ver se registra algo.


Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/syslog

Esse comando vai mostrar em tempo real os 10 últimos eventos do sistema e vai atualizando na medida em que ocorrerem novos eventos (experimente fazer com um pendrive, é fácil de entender a saída). Talvez apareça algo que possa ser uma pista para o eject automático da gaveta.

4) Também informar aqui os dados da unidade de cdrom eventualmente pode auxiliar a encontrar alguma solução.
Copie e cole aqui o resultado do comando:

Código: [Selecionar]
sudo lshw -C disk | grep -i cdrom -A5

5) Pode ainda ser ainda interessante alguma informação sobre a configuração do hardware do seu notebook, marca você já disse que é HP, porém qual modelo?


Valeu pela resposta cara.

Não me recordo direito se na versão 14.04 abria sozinho. Sei que é constante isso, as vezes estou lendo alguma coisa em uma pagina e depois vou mexer no mouse e ouço aquele barulho caracteristico de leitura e abre o drive.

No primeiro comando deu isso:
Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i fail
[    1.792836] ACPI PCC probe failed.
[   10.782462] fglrx: module verification failed: signature and/or  required key missing - tainting kernel

Segundo
Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i error
[   22.520732] EXT4-fs (sda2): re-mounted. Opts: errors=remount-ro

Terceiro
Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i warning
[   10.469717] ACPI Warning: SystemIO range 0x0000000000000b00-0x0000000000000b07 conflicts with OpRegion 0x0000000000000b00-0x0000000000000b0f (\_SB_.PCI0.SMBS.SMB0) (20141107/utaddress-258)

Item 3) vou precisar ver outra hora, porque pelo jeito vai demorar pra abrir sozinho.

Item 4)
Código: [Selecionar]
sudo lshw -C disk | grep -i cdrom -A5
*-cdrom
       descrição: DVD-RAM writer
       produto: DVDRAM GT31N
       fabricante: hp
       ID físico: 0.0.0
       informações do barramento: scsi@2:0.0.0
       nome lógico: /dev/cdrom
       nome lógico: /dev/cdrw
       nome lógico: /dev/dvd
       nome lógico: /dev/dvdrw
       nome lógico: /dev/sr0
       versão: NMR0

Item 5) É um HP DV6-6B47DX
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #6 Online: 30 de Maio de 2015, 22:41 »
Citar
Item 3) vou precisar ver outra hora, porque pelo jeito vai demorar pra abrir sozinho.

É uma boa tentativa procurar ver daquele modo referido no item 3 do post #4, quando puder faça, mas tem mesmo que aguardar até que o evento pesquisado ocorra, não tem jeito.

Adicionalmente, pode ainda olhar no arquivo dmesg para ver se acha alguma coisa.

Numa janela de terminal (use simultaneamente as teclas Ctrl Alt T para abrir)  basta digitar:

Código: [Selecionar]
dmesg

Para uma visão extensiva daquele arquivo é melhor abrir num editor de texto:

Código: [Selecionar]
gedit /var/log/dmesg

Uma procura seletiva pode ser:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i cd-rom -A7
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #7 Online: 02 de Junho de 2015, 22:50 »
Creio que ele ficou com vergonha de aparecer agora... vai saber o que da nessa maquina.

Estou ate com problemas maiores, o chrome treme todo as vezes, pensei que fosse o plugin flash mas tem mais problemas que creio ser do Catalyst da amd e tenho que parar pra encontrar a solução.

Agora vamos ver se o drive resolve abrir sozinho, porque parece estar me dando uma folga.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 09:35 por linux-admin »
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline edson_spbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #8 Online: 03 de Junho de 2015, 01:04 »
Pior que aconteceu comigo umas 3 vezes também. Ubuntu 14.04.
Até me assustei!

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #9 Online: 03 de Junho de 2015, 12:01 »
Para detalhar um pouco mais o que há aí, execute o seguinte comando e traga o resultado:

Código: [Selecionar]
eject -vn
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #10 Online: 03 de Junho de 2015, 12:47 »
Segue:


Código: [Selecionar]
eject -vneject: utilizando dispositivo padrão `cdrom'
eject: o nome do dispositivo é `cdrom'
eject: o nome expandido é `/dev/cdrom'
eject: `/dev/cdrom' é um link para `/dev/sr0'
eject: `/dev/sr0' não está montado
eject: `/dev/sr0' não é um ponto de montagem
eject: o dispositivo é `/dev/sr0'
eject: saindo devido a opção -n/--noop
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #11 Online: 03 de Junho de 2015, 13:08 »
Chegou a fazer aquela pesquisa que mencionei no post #6 para ver se aparece algo relevante relativo à unidade de cdrom na carga do sistema?

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i cd-rom -A7
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline linux-admin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #12 Online: 03 de Junho de 2015, 13:16 »
Chegou a fazer aquela pesquisa que mencionei no post #6 para ver se aparece algo relevante relativo à unidade de cdrom na carga do sistema?

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i cd-rom -A7


Aqui:

Código: [Selecionar]
dmesg | grep -i cd-rom -A7 [    2.337039] scsi 4:0:0:0: CD-ROM            hp       DVDRAM GT31N     NMR0 PQ: 0 ANSI: 5
[    2.359220] sr 4:0:0:0: [sr0] scsi3-mmc drive: 24x/24x writer dvd-ram cd/rw xa/form2 cdda tray
[    2.359227] cdrom: Uniform CD-ROM driver Revision: 3.20
[    2.359563] sr 4:0:0:0: Attached scsi CD-ROM sr0
[    2.359942] sr 4:0:0:0: Attached scsi generic sg1 type 5
[    2.373225]  sda: sda1 sda2 sda3 sda4
[    2.374622] sd 2:0:0:0: [sda] Attached SCSI disk
[    2.377131] hid-generic 0003:0603:1605.0001: input,hidraw0: USB HID v1.10 Keyboard [USB Device HID Compliant Device] on usb-0000:00:12.0-1/input0
[    2.378493] input: USB Device HID Compliant Device as /devices/pci0000:00/0000:00:12.0/usb7/7-1/7-1:1.1/0003:0603:1605.0002/input/input7
[    2.379012] hid-generic 0003:0603:1605.0002: input,hiddev0,hidraw1: USB HID v1.10 Mouse [USB Device HID Compliant Device] on usb-0000:00:12.0-1/input1
[    2.472505] usb 8-2: new full-speed USB device number 2 using ohci-pci
Os mundos eletrônicos tem razões que a propria razão desconhece.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #13 Online: 03 de Junho de 2015, 13:41 »
Pois é, pelo menos pelo extrato do dmesg nada de anormal.
É esperar para ver se quando acontecer de novo aparece alguma informação que possa ajudar pegando no ato em que acontece usando o tail:

Código: [Selecionar]
tail -f /var/log/syslog
Teve um cara que resolveu um idêntico problema ao seu também num HP voltando para uma anterior versão do BIOS.

(Veja principalmente o último post da página: "Have found no other solution than remaining with the old BIOS which seems to work just fine.")

Cd/dvd rom drive keeps opening by itself

http://h30434.www3.hp.com/t5/Notebook-Hardware/Cd-dvd-rom-drive-keeps-opening-by-itself/td-p/2277663

Em todo caso, entre no site da HP e partir do serial e/ou modelo da máquina e veja se há alguma atualização de BIOS e qual o release e se existiram releases anteriores do BIOS.

Isso ajuda a identificar a sua versão atual do BIOS (também aparece na tela inicial do boot do computador):

Citar
sudo dmidecode -t0

Entretanto, lendo o texto vê-se que o suporte da HP sugeriu levar para a assistência técnica, pois poderia ser um problema de hardware e aí só mesmo trocando.
« Última modificação: 03 de Junho de 2015, 14:03 por druidaobelix »
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Offline druidaobelix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5.552
    • Ver perfil
Re:Gravador de DVD abrindo sozinho!
« Resposta #14 Online: 03 de Junho de 2015, 13:56 »
Mais algo que pode experimentar com um workaround (contornar o problema) é tentar travar a gaveta do cdrom.

Nem sempre funciona o comando, depende do modelo e fabricante do dispositivo funcionar ou não, mas enfim...

Código: [Selecionar]
eject -i on
Aparece uma mensagem: CD-Drive may NOT be ejected with device button

Se estiver funcionando para o seu computador a gaveta não deveria abrir acionando o botão.

Para destravar:

Código: [Selecionar]
eject -i off
Aparece: CD-Drive may be ejected with device button

A ideia central desse comando é essa:

This option controls locking of the hardware eject button. When enabled, the drive will not be ejected when the button is pressed. This is useful when you are carrying a laptop in a bag or case and don't want it to eject if the button is inadvertently pressed.

Mas também, é claro, pode ser usado para outras coisas, por exemplo, evitar acesso externo pelo dispositivo em uma máquina qualquer.
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.