Autor Tópico: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)  (Lida 17461 vezes)

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Online: 31 de Maio de 2009, 02:18 »

Apesar da versão 3.5 ainda estar na fase final de desenvolvimento e ser bastante estável, os utilizadores do Ubuntu Jaunty Jackalope ainda utilizam o Firefox com a versão 3.0.10 por ser , teoricamente, a versão mais estável e, por isso, que menos compromete a segurança do Sistema Operativo. Ora, este artigo tem como objectivo ajudar os utilizadores mais aficionados pelas últimas versões dos programas. Assim, através dele poderá instalar a versão mais actual do Firefox, que actualmente é o Firefox 3.6.

Antes de mais, tenha em atenção que isto é uma versão ainda em inicio de desenvolvimento de tal forma que espera-se que a versão final saia apenas em 2010. No entanto, neste momento estou a utilizar esta versão e não tenho qualquer queixa relativa a esta versão, excepto o facto de ainda não haver compatibilidades para muitos add-ons. De salientar, também, que esta instalação não afecta em nada o seu Firefox actual, ou seja, pode utilizar os dois ao mesmo tempo.



Por ser uma versão tão nova e como, na minha opinião, acho que a versão 3.0 é já uma versão um pouco antiga, de seguida apresento uma forma de instalar a versão 3.5 do Firefox que é, talvez, a versão mais aceitada pelos seus benefícios ao nível de funcionalidades. Assim, se utiliza o Ubuntu Jaunty Jackalope e quer ter o Firefox 3.5 digite em seu navegador
Código: [Selecionar]
apt:firefox-3.5 ou escreva o seguinte no terminal:
Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firefox-3.5
Quanto ao Firefox 3.6, o utilizador poderá esperar desta versão um programa bastante mais eficiente na utilização do processador, que utiliza o motor TraceMonkey e que ainda inclui um novo modo de navegação privativo, que permitirá os utilizadores navegarem nas páginas web sem haver registos no histórico.

Instalação do Firefox 3.6

Para ter acesso às versões mais actuais do Firefox é necessário adicionar um repositório próprio. Por isso, em primeiro lugar o utilizador deve adicionar um dos repositórios seguintes, conforme a versão do seu Ubuntu

Ubuntu Jaunty Jackalope (Ubuntu 9.04)

   
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu jaunty main
Ubuntu Intrepid Ibex (Ubuntu 8.10)

Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu intrepid main
Ubuntu Hardy Heron (Ubuntu 8.04)

   
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu hardy main
Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10)

   
Código: [Selecionar]
deb http://ppa.launchpad.net/ubuntu-mozilla-daily/ppa/ubuntu karmic main
Vá em Sistema ->Administração ->Canais de software  e na aba "Programas de terceiros" clique em adicionar e adicione o link acima de acordo com sua versão, depois quando fechar o canais de software recarregue.

Depois de adicionar o repositório, deve, também, adicionar a chave de autenticação de forma a tornar a ligação entre o seu Ubuntu e o repositório mais segura. Para tal abra o terminal e escreva o seguinte:
Código: [Selecionar]
sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com b34505ea326feaea07e3618def4186fe247510be
Depois de ter o repositório pronto, pode proceder à instalação do Firefox 3.6 ara instalar escreva em seu navegador
Código: [Selecionar]
apt:firefox-3.6 ou então escreva no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install firefox-3.6
Na primeira vez que abrir esta nova versão do Firefox será criado um novo perfil com base no actual, ou seja, o novo Firefox continuará com as mesmas opções que já tinha antes. Como existe essa operação de transferência de perfil na primeira vez que abrir o Firefox, então você deve abrir através do terminal para ver se foi bem sucedido. Se for bem sucedido o output no terminal será o mesmo da imagem a seguir.

Transferencia de perfil bem sucedida


Como pode ver pela imagem, para abrir esta nova versão no terminal basta escrever:
Código: [Selecionar]
firefox-3.6
fonte de matéria:
http://ubuntued.info/2009/05/instale-o-novo-firefox-36.html
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #1 Online: 31 de Maio de 2009, 16:52 »
Estou usando a versão 3.5 do Firefox já a mais de 10 dias e estou adorando.

Ele é muito rápido, mas já deu umas travadas, sem contar umas duas vezes que ficou com 100% de uso de CPU.

Agora tem que se entender que o uso do firefox aqui é alto, neste momento tenho aberto automaticamente 6 janelas do firefox, totalizando 48 abas!

E para instalá-lo usei a dica abaixo, do Hamacker:

Gostaria de experimentar a nova versão 3.5?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #2 Online: 31 de Maio de 2009, 16:59 »
6 janelas = 48 abas?

o

E depois dizem que eu sou exagerado... continuo afirmando que o clcampos é um bot...

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #3 Online: 31 de Maio de 2009, 17:46 »
6 janelas = 48 abas?

o

E depois dizem que eu sou exagerado... continuo afirmando que o clcampos é um bot...

ixi... o tópico é bom, o firefox 3.5 é bem mais rápido que a versão dos repositórios, não vamos discutir se sou um bot... hehehe...

E o problema das 6 janelas com 48 abas é que algumas coisas não consigo fechar, ficam lá para consulta futura.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #4 Online: 31 de Maio de 2009, 19:03 »
6 janelas = 48 abas?

o

E depois dizem que eu sou exagerado... continuo afirmando que o clcampos é um bot...

ixi... o tópico é bom, o firefox 3.5 é bem mais rápido que a versão dos repositórios, não vamos discutir se sou um bot... hehehe...

E o problema das 6 janelas com 48 abas é que algumas coisas não consigo fechar, ficam lá para consulta futura.


Que extensões você usa? As que necessito mais são as de desenvolvimento web, tipo firebug, web developer, etc... sabe se já são compatíveis?

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #5 Online: 31 de Maio de 2009, 19:46 »
Adblock Plus
DownloadHelper
Download Statusbar
DownThemAll!
PDF Download
Print Preview
User Agent Switcher
Web Developer
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #6 Online: 01 de Junho de 2009, 20:26 »
 :o

Shiretoko Web Browser?

Aaff!

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #7 Online: 04 de Junho de 2009, 08:45 »
Não entendo de onde esse pessoal tira esses nomes estranhos para o Firefox, já vi isso acontecer algumas vezes usando diferentes distribuições e ambientes gráficos do Linux.


Shiretoko - Firefox 3.5

"Shiretoko é uma península no nordeste de Hokkaido, no Japão." Wikipédia


Estou usando agora e realmente parece mais rápido. Estou gostando. Também acho legal poder usar duas versões paralelamente.

Interessante como qualquer tópico está sujeito a virar uma discussão sobre o clcampos ser um bot.  ;D
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline ucastrobr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 693
  • Usa Ubuntu 11.10 (Oneiric Ocelot)
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #8 Online: 04 de Junho de 2009, 17:14 »
O que é bot..., não entendi?
Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

alarcon

  • Visitante
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #9 Online: 04 de Junho de 2009, 17:26 »
O que é bot..., não entendi?

bot é um programa capaz de se programar automaticamente. + ou - isso bot = robô = automação

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #10 Online: 04 de Junho de 2009, 21:03 »
Adblock Plus
DownloadHelper
Download Statusbar
DownThemAll!
PDF Download
Print Preview
User Agent Switcher
Web Developer

Aproveitando, Clcampos uma dúvida: assim como vc eu também uso uma qtd razoável de extensões no Firefox, mesmo tendo ele otimizado p/ menor consumo de memória e demais recursos.
Fica na dúvida se ele fica instável c/ tanta extensão, pois pelo menos é o que noto em comparação c/ o Epiphany, que até prefiro usar.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #11 Online: 04 de Junho de 2009, 21:12 »
Aproveitando, Clcampos uma dúvida: assim como vc eu também uso uma qtd razoável de extensões no Firefox, mesmo tendo ele otimizado p/ menor consumo de memória e demais recursos.
Fica na dúvida se ele fica instável c/ tanta extensão, pois pelo menos é o que noto em comparação c/ o Epiphany, que até prefiro usar.

Normalmente noto alguma lentidão/"mais pesado"  com mais extensões, lógico, mas nunca observei problemas de instabilidade por conta delas.

Na versão 3.5beta eu posso até estar enganado, mas ele tem consumido recursos demais da máquina quando salvo muitas coisas (imagens e etc) a partir dele, e ao clicar no menu Histórico a primeira vez o browser trava por segundos consideráveis (claro que estas coisas não devem ter nada haver com as extensões, é apenas algo que tenho notado).

Mas que é mais rápido ele é.

Por falar em rapidez hoje eu brinquei a tarde toda com o chromium, e ele é absurdamente mais rápido (até que o 3.5), porém as fontes ficam piores e não consegui assistir nada que precisasse de flash player.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #12 Online: 05 de Junho de 2009, 19:11 »
Obrigado Cristiano pela resposta.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #13 Online: 06 de Junho de 2009, 17:13 »
Obrigado Cristiano pela resposta.

Tranquilo...  ;)
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instale o Firefox 3.6 (versão em desenvolvimento)
« Resposta #14 Online: 16 de Junho de 2009, 18:54 »
rjbgbo só para constar meu firefox fez upgrade sozinho para versão 3.5b99 e não tem travado mais quando vou no menu histórico, e continua bastante rápido.

Não penso mesmo em usar outro browser por enquanto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!