Autor Tópico: Proteger pasta compartilhada  (Lida 4751 vezes)

Offline actalarico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Proteger pasta compartilhada
« Online: 24 de Maio de 2009, 19:36 »
Ola galera, sou novo no Ubuntu, ja pesquisei um pouco no forum, mas não consegui nada parecido com a minha duvida.
O que eu tenho:
Maquina Administradora das maquinas clientes com WinXP com SP3.
Maquinas clientes com WinXp com SP3.
Ubuntu 9.04 Desktop instalado e funcionando como servidor de Arquivos e  BD Firebird 1.5 para um programa de gerenciamento de lan house. (Funcionando normalmente o BD).
Dentro deste servidor de arquivos na pasta home tenho 16 pastas criadas (vão de maq01 a maq16) para cada maquina, onde elas são compartilhadas no Samba e mapeada como unidade (z:) nas maquinas com WinXP e cada uma substitui o caminho da pasta Meus Documentos em cada Máquina cliente.
Dentro destas mesmas pastas tenho outras sub-pastas criadas, como Imagens e Musicas.

Nestas maquinas clientes pode-se ler e gravar arquivos normalmente nessas unidades mapeadas, como se fosse realmente a pasta Meus Documentos, mas ai é que eu tenho um problema, as vezes algum cliente apaga a sub-pasta Imagens ou Musicas e outros programas que necessitam dessas sub´s não salvam os arquivos, voltam para a pasta padrão do próprio programa, o qual é bloqueado o acesso. a pergunta é a seguinte, tem como evitar que estas sub-pastas (Imagens e Musicas) sejam apagadas, tem como permitir a exclusão apenas de arquivos criados dentro ou fora delas e proteger essas sub-pastas, para evitar que um usuario a apague por acidente ou mesmo intencionalmente?

Ja tentei mudar as permissões das mesmas, mas não deram em nada, protegiam apenas o conteudo da pasta e não a própria. Dentro do proprio Ubuntu, até que funciona, o meu problema é que as maquinas todas são Windows e não consegui mudar apenas isso.

Como sou novo no Universo Ubuntu e a maioria das coisas que faço são via Desktop, por isso peço a ajuda do pessoal com um conhecimento mais avançado na questão.

Agradeço qualquer orientação que puderem me passar, obrigado a todos...



« Última modificação: 24 de Maio de 2009, 20:42 por actalarico »

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Proteger pasta compartilhada
« Resposta #1 Online: 24 de Maio de 2009, 21:00 »
boa note,

uma gambiarra: crie um doc oculto e criptografado com permissoes somente para o root ler e apagar, assim a pessoa nao conseguirá apaga-lo e por consequencia nao conseguira apagar a pasta ;)

abs

Offline actalarico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Proteger pasta compartilhada
« Resposta #2 Online: 25 de Maio de 2009, 09:33 »
boa note,

uma gambiarra: crie um doc oculto e criptografado com permissoes somente para o root ler e apagar, assim a pessoa nao conseguirá apaga-lo e por consequencia nao conseguira apagar a pasta ;)

abs

Valeu, vou tentar e qq coisa volto aqui...

abs