Autor Tópico: Proteger pasta compartilhada  (Lida 4751 vezes)

Offline actalarico

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Proteger pasta compartilhada
« Online: 24 de Maio de 2009, 19:36 »
Ola galera, sou novo no Ubuntu, ja pesquisei um pouco no forum, mas não consegui nada parecido com a minha duvida.
O que eu tenho:
Maquina Administradora das maquinas clientes com WinXP com SP3.
Maquinas clientes com WinXp com SP3.
Ubuntu 9.04 Desktop instalado e funcionando como servidor de Arquivos e  BD Firebird 1.5 para um programa de gerenciamento de lan house. (Funcionando normalmente o BD).
Dentro deste servidor de arquivos na pasta home tenho 16 pastas criadas (vão de maq01 a maq16) para cada maquina, onde elas são compartilhadas no Samba e mapeada como unidade (z:) nas maquinas com WinXP e cada uma substitui o caminho da pasta Meus Documentos em cada Máquina cliente.
Dentro destas mesmas pastas tenho outras sub-pastas criadas, como Imagens e Musicas.

Nestas maquinas clientes pode-se ler e gravar arquivos normalmente nessas unidades mapeadas, como se fosse realmente a pasta Meus Documentos, mas ai é que eu tenho um problema, as vezes algum cliente apaga a sub-pasta Imagens ou Musicas e outros programas que necessitam dessas sub´s não salvam os arquivos, voltam para a pasta padrão do próprio programa, o qual é bloqueado o acesso. a pergunta é a seguinte, tem como evitar que estas sub-pastas (Imagens e Musicas) sejam apagadas, tem como permitir a exclusão apenas de arquivos criados dentro ou fora delas e proteger essas sub-pastas, para evitar que um usuario a apague por acidente ou mesmo intencionalmente?

Ja tentei mudar as permissões das mesmas, mas não deram em nada, protegiam apenas o conteudo da pasta e não a própria. Dentro do proprio Ubuntu, até que funciona, o meu problema é que as maquinas todas são Windows e não consegui mudar apenas isso.