Autor Tópico: Tutorial - Como resolver problema de CPU acelerada! (Atualizado)  (Lida 9761 vezes)

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Pessoal,

I (Ubuntu acelerado na inicialização)

Várias pessoas têm reclamado que o Ubuntu, logo ao iniciar, fica acelerado. O consumo de CPU aumenta muito.

Procurando na internet descobri que em alguns casos trata-se de um bug do kernel que acontece em alguns tipos de hardware.

Nesse caso a resolução seria adicionar a linha abaixo no final do arquivo /etc/rc.local _antes_ do comando exit 0 e reiniciar o computador:

Código: [Selecionar]
echo 1 > /sys/module/processor/parameters/max_cstate
Fontes:
https://launchpad.net/ubuntu/+source/linux-meta/+bug/30570
https://launchpad.net/ubuntu/+source/linux-meta/+bug/30570/comments/18
https://launchpad.net/ubuntu/+source/linux-meta/+bug/30570/comments/33



II (Versões do Kernel - i386 x i686)

Em outros casos, muitas pessoas também têm optado por usar versões 386 do kernel, em vez da 686 que se não me engano é padrão.

Como a troca de kernel pode ser arriscada se não for feita corretamente, recomendo adicionar um kernel 386 e no GRUB selecionar qual usar. Caso o 386 não funcione é só reiniciar o computador, e selecionar o kernel antigo.



III (Tracker Index)

Também existe um bug do Tracker Index que causa um alto consumo de CPU (este foi o meu caso). Neste caso tem que desabilitar o Tracker. Segue o link:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50255.msg291072.html#msg291072



IV (Aumento "desconhecido" de consumo de CPU)

Podem existir outros casos sem ser os citados acima, como aplicativos que consomem muita CPU. Neste caso cabe a cada um verificar qual é o aplicativo. Basta digitar no terminal o comando:

Código: [Selecionar]
top e verificar qual aplicativo utiliza maior % de CPU.



V (Drivers de Placas de Vídeo)

Problemas com drivers de Placas de Vídeo também podem gerar este tipo de erro.



VI (Flash Player)

Vi também que o Firefox quando usa o plugin do Gnash, em algumas máquinas ele consome muita CPU. Nestes caso aconselho usar o Adobe Flash Player. Para usar o Flash:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html via terminal
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49763.msg289022.html#msg289022 pelo site da Adobe



VII (Firefox Travando) (Novo)

Recentemente navegando na internet tentei executar alguns vídeos no formato mpeg, avi, etc... Não consegui. Além disso o consumo de processador aumentou muito e o Firefox travou algumas vezes. Verifiquei que estava usando o plugin totem-mozilla para exibir esses vídeos. Porém, pelo que já vi no fórum, vários usuários reclamam deste plugin e dizem que nem todos os sites são compatíveis com ele. A maioria recomenda o mozilla-mplayer. Bom, resolvi testar e para minha supresa funcionou perfeitamente. Além de conseguir exibir os vídeos, não tive o alto consumo de CPU.

Por padrão o totem-mozilla já vem instalado com o Firefox no Ubuntu. Para resolver isso basta fazer o seguinte:

Feche todas as janelas do Firefox:
Código: [Selecionar]
killall firefoxRemova o Plugin do Totem:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude remove totem-mozillaInstale o Plugin do MPlayer:
Código: [Selecionar]
sudo aptitude install mozilla-mplayer
Obs.: Caso você use o Totem (Gstreamer ou Xine) para exibir vídeos que estejam no hd, esse procedimento não irá alterar em nada (eu particularmente, prefiro usar o Totem-xine para exibir vídeos offline). Entretanto para vídeos on-line, infelizmente, o Plugin do Totem não é uma boa escolha por enquanto!

Boa sorte a todos.
« Última modificação: 28 de Junho de 2009, 23:58 por gcclt »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
excelente, dica, gcclt devida/ salva nos favoritos
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline ph_swordman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
cara gostei viu..... muto boa.. a minha foi o tracker e o firefox...
vlw ae viu :D

Offline faragao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 81
    • Ver perfil
Comigo acontece de maneira intermitente e fica dificil pra descobrir qual acausa. Essa dica é grande importancia, parabéns!

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como resolver problema de CPU acelerada! (Atualizado)
« Resposta #4 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 16:51 »
Olá! Muito boa dica!
Comigo está acontecendo algo muito estranho com o Firefox. Ele roda vídeos e vários aplicativos Flash pesados sem grandes problemas, da maneira como deveria ser. Mas o curioso é que ao usar uma ferramenta aparentemente boba e simples, o gerenciador de fotos do UOL, o consumo do processador aumentou absurdamente, chegando a 100%. O plugin responsável por essa ferramenta é o Adobe Flash Player, que segundo o tópico é o aconselhável. Alguém ta com o mesmo problema?
Abraço.

Offline Alyscom

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 774
  • Apenas me dê o feijão!
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como resolver problema de CPU acelerada! (Atualizado)
« Resposta #5 Online: 08 de Fevereiro de 2010, 17:50 »
Olá! Muito boa dica!
Comigo está acontecendo algo muito estranho com o Firefox. Ele roda vídeos e vários aplicativos Flash pesados sem grandes problemas, da maneira como deveria ser. Mas o curioso é que ao usar uma ferramenta aparentemente boba e simples, o gerenciador de fotos do UOL, o consumo do processador aumentou absurdamente, chegando a 100%. O plugin responsável por essa ferramenta é o Adobe Flash Player, que segundo o tópico é o aconselhável. Alguém ta com o mesmo problema?
Abraço.
Olá!! :)
Veja se estas dicas podem lhe ajudar de alguma forma
3 dicas para melhorar o desempenho do Flash em Linux

Como limitar o uso de CPU do firefox


[]'s


Alyscom
O álcool é o photoshop da vida real
 

Offline mateusdr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Tutorial - Como resolver problema de CPU acelerada! (Atualizado)
« Resposta #6 Online: 09 de Fevereiro de 2010, 16:23 »
Olá! Muito boa dica!
Comigo está acontecendo algo muito estranho com o Firefox. Ele roda vídeos e vários aplicativos Flash pesados sem grandes problemas, da maneira como deveria ser. Mas o curioso é que ao usar uma ferramenta aparentemente boba e simples, o gerenciador de fotos do UOL, o consumo do processador aumentou absurdamente, chegando a 100%. O plugin responsável por essa ferramenta é o Adobe Flash Player, que segundo o tópico é o aconselhável. Alguém ta com o mesmo problema?
Abraço.
Olá!! :)
Veja se estas dicas podem lhe ajudar de alguma forma
3 dicas para melhorar o desempenho do Flash em Linux

Como limitar o uso de CPU do firefox


[]'s


Alyscom

Olá, valeu pela ajuda. Mas sem querer ser chato, nem um dos "work-arounds" do primeiro tópico funcionou e quando segui a dica do segundo tópico, o que eu consegui foi quase acabar com o todo o meu sistema. O boot ocorreu normalmente, mas depois que o sistema iniciou minha sessão ela ficava com um loading infinito e nada mais acontecia. A solução foi reiniciar o computador pelo botão e entrar em modo de segurança, dessa maneira desfiz todos os procedimentos indicados no segundo tópico e reiniciei o computador. Parece que não ficou nenhuma sequela.
Mas enfim, continuo com o mesmo problema...  ???

Abraço.