Autor Tópico: Microsoft lança site sobre Linux durante o LinuxWorld  (Lida 2642 vezes)

Offline cleriston

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
Microsoft lança site sobre Linux durante o LinuxWorld
« Online: 06 de Abril de 2006, 10:40 »
fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2006/04/06/idgnoticia.2006-04-06.7809134546/IDGNoticia_view

São Francisco - Companhia anuncia que o Port25 será um canal para promover esforços para a interação do Windows com aplicações abertas.
A Microsoft revelou durante a LinuxWorld que pretende lançar um site em que usuários poderão encontrar informações sobre os esforços e ações da empresa para melhorar a interoperabilidade de seus produtos com Linux e outros softwares de código livre, de acordo com um executivo responsável pelo projeto.
Bill Hilf, diretor geral de do grupo de estratégia para plataformas da Microsoft, discutirá o site - já estabelecido no endereço http://www.port25.technet.com - durante sua apresentação na conferência, realizada em Boston, na manhã desta quinta-feira. Hoje também o site se tornará acessível para os usuários.
Hilf, que trabalhou anteriormente no desenvolvimento de Linux na IBM é o responsável pela interoperabilidade do Linux e oturas aplicações de código livre nos laboratórios em Redmond, da Microsoft, pelos últimos dois anos. O executivo recentemente assumiu um posto de maior responsabilidade no lugar de Martin Taylor, que foi transferido para o time de Windows Live. Hilf agora é resposável por todos os esforços para compatibilidade do Windows com aplicações de código livre, incluindo a controversa campanha antiLinux "Get the Facts" e a iniciativa Shared Source, a ação da empresa para que usuários tenham acesso a certos códigos do Windows.
O objetivo do novo site é alardear os esforços da Microsoft neste sentido para assegurar que a interoperabilidade de sistemas proprietários com aplicativos de código livre, inclusive Linux, sejam transparentes. A companhia está aceitando conselhos de como melhorar essa divulgação, revelou Hilf.
"O site será a interface para todo o trabalho nos laboratórios de código aberto que a Microsoft faz, onde um leque de responsáveis publicam informações no blog - inclusive eu e outras pessoas do meu time", disse ele. "As pessoas na comunidade também podem dar respostas à ação e nos fornecer idéias para uma interoperabilidade melhor".
Mesmo o nome do site reflita a noção de um canal aberto de comunicação, ponderou Hilf. Port 25 é a porta em um servidor que envia e recebe e-mails, facilitando uma comunicação nos ambos sentidos, acrescentou.
Nos últimos anos, a Microsoft tem se mostrado mais amigável com iniciativas de código livre, mas apenas de uma perspectiva de mercado. Sem incluir o planejamento de código livre em sua estratégiam, a companhia percebeu que o Linux e outros software de código livre vieram para ficar. A partir de uma perspectiva de negócios, é importante que a tecnologia da Microsoft coexista pacificamente com a de outros produtos, revelou Hilf.
"A grande novidade é que, no mercado, já não existe a história de Davi e Golias. A realidade é que os clientes rodam diferentes tecnologias. Ainda somos uma companhia comercial de softwre, mas em alguns casos, as pessoas querem usar Linux, rodar o Windows virtualmente ou gerenciar seu sistema Linux usando a tecnologia da Microsoft. Nessas situações, nós podemos achar uma maneira de operar", ponderou Hilf.
Para este fim, a Microsoft lançou, durante o LinuxWorld, o Virtual Server 2005 R2, a última versão do seu ambiente de virtualização para o Windoes que também suporta as versões para clientes e servidores das distribuições de Linux da Novell e da Red Hat. A Microsoft anunciou também que ofereceria o produto gratuitamente.