Autor Tópico: ubuntu 8.10 desktop bloqueia uns segundos após iniciar..  (Lida 2820 vezes)

Offline rita.rita.rita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
ubuntu 8.10 desktop bloqueia uns segundos após iniciar..
« Online: 07 de Abril de 2009, 11:53 »
olá

tenho um portátil acer travelmate 8000 com placa gráfica de ati mobility radeon 9700 e... o ubuntu 8.10 bloqueia passado uns segundos de iniciar.

não dá tempo para iniciar sequer qualquer aplicação, parece-me que o bloqueio é mais ditado pelo tempo do que por outra coisa qualquer... (cerca de 10 segundos apos iniciar).

tal situação acontece quer em live-cd quer na instalação propriamente dita. no dito bloqueio o que se passa é que o ecrã esta perfeitamente normal, o rato mexe, mas simplesmente, nao consigo clicar em nada, nem abrir nenhum menu. noutras vezes o ecrã torna-se completamente negro. a única solução para sair dessa situação é reiniciar o computador...


já procurei noutros posts do fórum e na documentação, no entanto não consegui esclarecimento para isto... agradecia  imenso que me pudessem ajudar!!

:)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 desktop bloqueia uns segundos após iniciar..
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2009, 22:58 »
É provável que seja problema com a placa gráfica. Verifique se os divers estão instalados (tente em Sistema> Administração, uso uma versão mais antiga) e faça uma  busca por "ati mobility radeon 9700" aqui mesmo no forum, assim com no Google. Por favor, poste qualquer outro detalhe que achar importante, sempre ajuda...  Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rita.rita.rita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 desktop bloqueia uns segundos após iniciar..
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 08:31 »
obrigada pela resposta...

relativamente a outros detalhes... creio ser pertinente dizer que fiz os vários testes ao cd possíveis (quer o incluido no proprio cd quer o do programa md5sum) e em nenhum se detectaram erros do cd que uso.

o meu portatil tem as drivers todas devidamente instaladas, pelo menos as correspondentes ao xp, nomeadamente a da placa grafica. quando eu corro o live do ubuntu, tendo o windows a funcionar bem, também me bloqueia passado uns segundos.

nao dá tempo sequer para poder consultar essa sugestao de ir a sistema>administração, o pc bloqueia enquanto percorro a lista com o rato.

Portanto, tentando explicar melhor, o que se passa é que inicia normalmente (com a musiquinha e tudo;p) aparece a imagem de fundo, os menus, os atalhos no ambiente de trabalho (o do cd) tudo aparentemente normal. clico num qualquer menu, vou por exemplo ate aos jogos, ele abre o menu dos jogos e enquanto eu percorro a lista com o rato por cima dos varios itens, ele bloqueia aí a meio da lista. nao faz mais nada a partir daí.

o mesmo se passa se tentar por exemplo clicar numa pen que tenha colocada. até abre o explorador, mas depois bloqueia. assim simples.. sempre na ordem dos dez/quinze segundos após iniciar por completo.

a imagem literalmente congela, nao dá para interagir nada. o único pormenor é mesmo o facto do rato continuar a mexer...apesar de nao conseguir clicar em nada.


Será que poderia instalar alguma driver no xp especial que conseguisse ser "útil" ao linux?

(se for necessário algum detalhe importante que me esteja a esquecer de mencionar, agradeço que mo diga..)

Obrigada

Offline rita.rita.rita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ubuntu 8.10 desktop bloqueia uns segundos após iniciar..
« Resposta #3 Online: 09 de Abril de 2009, 07:13 »
sao conhecidas algumas incompatibilidades entre esta versão e as placas graficas?

será que outras versoes do ubuntu poderiam correr no pc?