Autor Tópico: Aplicativos para desfragmentar  (Lida 12263 vezes)

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Online: 10 de Agosto de 2005, 13:25 »
To querendo mesmo sem saber se tem ou se precisa, é que to qrendo instalar outro SO, o Slackware, mais fiquei pensando se o procedimento é que nem no windows que precisa desfragmentar e depois criar uma nova partição.

Offline cleuby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • http://www.cleuby.net
Re: Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #1 Online: 10 de Agosto de 2005, 15:36 »
Citação de: "Z1nhow"
To querendo mesmo sem saber se tem ou se precisa, é que to qrendo instalar outro SO, o Slackware, mais fiquei pensando se o procedimento é que nem no windows que precisa desfragmentar e depois criar uma nova partição.


Tipo, se você tiver um HD, sem outras partições, e quiser criar outra, a partir dessa, utilizando de um programa de particionamento como o Partition Magic, é recomendável que se desfragmente o HD antes de se utilizar tais ferramentas, você pode usar o Defrag do Windows mesmo, depois de particionado, você vai poder instalar qualquer distribuição nessa nova partição.
 :D

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #2 Online: 10 de Agosto de 2005, 17:07 »
O problema é que não tem mais espaço pra particionar a partição win, to qrendo particionar uma partição linux, qro saber se tenho q desfragmentar e que programa eu posso pra desfragmentar já que o windows não enchegar a partição linux

Offline cleuby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • http://www.cleuby.net
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #3 Online: 10 de Agosto de 2005, 17:17 »
Citação de: "Z1nhow"
O problema é que não tem mais espaço pra particionar a partição win, to qrendo particionar uma partição linux, qro saber se tenho q desfragmentar e que programa eu posso pra desfragmentar já que o windows não enchegar a partição linux


Ai, fica mais complicado, particionar uma partição linux sem perder dados, nunca ouvi nenhum caso de sucesso, bem como se é possivel, tenho certeza que o Partition Magic não faz isso não. Agora desfragmentar o sistema de arquivos do linux, não é necessário não, pois a fragmentação do sistema é minima e não terá problemas com fragmentação.

Ví um post do Fórum do Guia do Hardware, sobre isso, mas ninguém conseguiu dar uma resposta satisfatória. Se você quiser procurar a mensagem lá, o endereço é:
www.forumgdh.net

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #4 Online: 10 de Agosto de 2005, 17:26 »
Valeu, como nunca soube de uma resposta satisfatória vou fazer um backup e rezar pra q não de erro.

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #5 Online: 10 de Agosto de 2005, 20:03 »
Citação de: "Z1nhow"
Valeu, como nunca soube de uma resposta satisfatória vou fazer um backup e rezar pra q não de erro.



Por favor. Depois mande notícias pra gente, para gente saber se funcionou.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #6 Online: 11 de Agosto de 2005, 17:29 »
Usei o Partition Magic, não perdi nada.
Primeiro diminuir o tamanho da partição que utlizo ubuntu, não tive perda de dados, mais fiz pesquisas e tem gente que perde dados.
Segundo Formatei o espaço que tava livre.

Minha única dor de cabeça foi pra configurar o grub, pq o Slack utiliza lilo como padrão.

Uma coisa que achei muito boa na instalação do Slack é que ele reconhece todas as partições que vc tem, tanto NTFS, FAT e EXT3 no meu caso, sendo que ele já atualiza o fstab, poderiam copiar isso pro ubuntu

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #7 Online: 11 de Agosto de 2005, 23:22 »
Z1nhow , você tá dizendo que o Partition Magic alterou a partição ext3 do Ubuntu? Que versão do Partition Magic você usa? Eu uso a 8 e não consegui fazer isso não.   Eu crio o espaço vazio pelo partition magic e depois com o CD de instalação do Linux eu formato o que quero.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #8 Online: 12 de Agosto de 2005, 17:25 »
Uso a mesma versão que a sua, basta clicar em cima e pedir pra formatar, ele format em fat, ntfs, ext2 e ext3 sem problemas

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #9 Online: 12 de Agosto de 2005, 18:38 »
Há, então você formatou a partição do Ubuntu, você não alterou a dimensão dela. Foi isso o que eu entendi, certo?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Z1nhow

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 201
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #10 Online: 12 de Agosto de 2005, 22:43 »
Primeiro diminuir o tamanho da partição (resize) depois formatei o espaço que sobrou, não o do ubuntu e sim a outra parte

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Aplicativos para desfragmentar
« Resposta #11 Online: 12 de Agosto de 2005, 22:49 »
Agora entendi. Blz.
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2