Autor Tópico: Problema com hibernar e suspender  (Lida 21200 vezes)

Offline fluizp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Problema com hibernar e suspender
« Online: 26 de MAR?O de 2009, 07:59 »
Pessoal, venho experimentando um problema muito estranho com o Ubuntu 8.10. Eu uso esse SO no meu notebook e deixo-o ligado 24 hs por dia. Após usá-lo à noite, vou dormir e ao acordar vou utilizá-lo de novo e o SO não responde à nenhum comando do teclado ou mouse. O monitor fica desligado e não sai do modo dormir! E a tecla Caps lock fica piscando! O único jeito é desligar o notebook pelo botão liga/desliga, e então ele liga corretamente. Isso acontece com bastante frequência, tipo dia sim, dia não. Quando uso o suspender ou hibernar o problema também acontece! Minha primeira hipótese foi que há algum problema de hardware, mas então resolvi testar no Windows Vista (tenho os dois SOs em dual boot): liguei o Windows e deixei o computador ligado por uns 10 dias sem desligar, e no Windows o gerenciamento de energia funcionou muito bem, sem travar nenhuma vez. Tudo indica ser um problema de software! Ainda mais pelo fato de que eu sempre tive problemas referentes ao gerenciamento de energia com as versões do Ubuntu que utilizei. Sempre na instalação eu tinha que desabilitar o controle APCI pra poder rodar o live-cd no meu notebook antigo. Um amigo meu sugeriu que eu desabilite todas as opções de gerenciamento de energia, mas não estou afim de fazer isso porque todos sabemos que se o monitor ficar ligado 24 hs por dia sua vida útil será dastricamente reduzida. Então galera, alguma sugestão?
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2009, 08:04 por fluizp »
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits

Offline cesarramina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #1 Online: 26 de MAR?O de 2009, 08:29 »
O problema é na BIOS do notebook, basicamente no gerenciamento de energia (ACPI), mais especificamente no DSDT (Differentiated System Description Table). Há uma falha de programação (bug) que precisa ser corrigida em certas BIOS (com certeza as Phoenix e mais algumas). O software da Microsoft desconsidera esse tipo de bug na programação da BIOS, porém, o kernel do Linux não, e as implementações Sleep e Hibernate não funcionam adequadamente. Existem algumas maneiras de contornar o problema reprogramando o initram.x.x.x.x, porém não são garantidos (eu nunca consegui corrigir uma Phoenix de um Toshiba A70).

Para contornar o problema, eu desabilitava qualquer uso de sleep e  hibernate e programava para desligamento total do monitor quando fosse fechado ou ultrapassasse um certo tempo.

Aqui você poderá ter algumas referências (inglês):
http://www.lesswatts.org/projects/acpi/
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2009, 08:31 por cesarramina »
___________
Cesar

Offline fluizp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #2 Online: 26 de MAR?O de 2009, 10:12 »
Como posso programar para o monitor desligar após um certo tempo?

Na aba de gerenciamento de energia configurei assim (tanto usando tomada quanto bateria:

Ações:
   Fazer computador dormir quando inativo por: Nunca
   Quando a tampa do laptop for fechada: Desligar

Exibir:
   Fazer monitor dormir quando inativo por: Nunca
   Ajustar brilho do monitor para: 100%

Esmaecer monitor quando ocioso (não habilitado)

Pelo que entendi o problema é se na opção "Fazer monitor dormir quando inativo por" eu colocar um valor em minutos. Mas como configurei ele vai ficar com o monitor sempre ligado, e não quero deixar assim.
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits

Offline cesarramina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #3 Online: 26 de MAR?O de 2009, 10:26 »
Eu deixava assim:

Ações:
   Fazer computador dormir quando inativo por: Nunca (nem Repouso nem Hibernar)
   Quando a tampa do laptop for fechada: Desligar

Exibir:
   Fazer monitor dormir quando inativo por: 15
   Ajustar brilho do monitor para: 90%

Esmaecer monitor quando ocioso (habilitado)

Você disse que o problema só ocorria quando ficava muito tempo parado ou usando bateria. Nessas horas ele tenta entrar em Sleep (repouso) e depois Hiberna. É só desativar qualquer referência de repouso e hibernação. Obviamente, se seu monitor também não está conseguindo se desligar ou esmaecer, o problema pode ser outro ("driver" da placa gráfica). No próximo Ubuntu (9.04) com o novo kernel, muitas dessas coisas já foram corrigidas, mas nem todas....
___________
Cesar

Offline fluizp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #4 Online: 26 de MAR?O de 2009, 14:45 »
Pois é, mas a única coisa que mudei foi o campo "Fazer monitor dormir quando inativo por", que estava com 40 minutos e coloquei nunca.
Deixei o computador ligado por 6 horas e quando cheguei tava ok, passando a proteção de tela. Em todo caso vou deixar ele ligado direto pra ver se o problema persiste.

Mas a princípio acho que terei que deixar essa opção marcada como "nunca".
GNU/Linux Mint 17.2 Xfce 64 bits

Offline clebson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 249
    • Ver perfil
    • Clébson Santiago Blog
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #5 Online: 27 de MAR?O de 2009, 11:25 »
Amigos,

Estou tendo o mesmo problema com o Notebook do meu pai, que é um Login Advance Dual Core. Eu já estava vindo para poder colocar um tópico parecido e para minha surpresa já tinha um... Só com o novo Kernel para poder fazer isto?

Offline cesarramina

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
  • Ubuntu64 - MacOSX
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #6 Online: 27 de MAR?O de 2009, 11:57 »
Não exatamente.
Eu NUNCA consegui fazer funcionar o Sleep e Hibernate no Toshiba A70.
Vai depender muito da sua BIOS.
Eu mencionei a próxima versão do Ubuntu porque instalei-a em um MacBook e pela primeira vez os sensores de temperatura e ventoinhas começaram a funcionar.
Pode ser que o novo kernel consiga resolver seu problema (e do fluizp), mas não é garantido.
___________
Cesar

Offline wbh16

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com hibernar e suspender
« Resposta #7 Online: 19 de Maio de 2009, 22:48 »
Depois de muito teste e resetar meu Dell vostro 1310 inúmeras vezes e quase desistir do ubuntu, resolvi o problema de não voltar o vídeo depois de suspender o micro. Tirei o Drive da nvidea version 180 e instalei o version 173, uso a versão 8.10 do ubuntu. Outra dica se tem o mesmo notebook sai fora da versão 9.04, pelo menos por enquanto (20/05/09), toda vez que botava para login automatico não iniciava mais, até formatar ou editar via console o arquivo /etc/gdm/gdm.conf-custom. Espero que isso ajude a comunidade.