Autor Tópico: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)  (Lida 515159 vezes)

Offline Recifense

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #345 Online: 12 de Fevereiro de 2013, 18:07 »
Olá pessoal não consigo estabelecer uma conexão DSL no meu Ubuntu. Ele fica tentando configurar mas não consegue e o ícone de conexão (applet) também desapareceu.
Já tentei as dicas do nosso colega Ceti, mas não deu certo.
Alguém pode me dizer se os códigos dos arquivos “peers” e “interfaces” estão corretos? Ou se possível dar alguma sugestão para solucionar o problema.

etc/ppp/peers

# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections
noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
#persist
#maxfail 0
#holdoff 20
plugin rp-pppoe.so eth0
user "usernamerecifense@asstelecom.com.br"
usepeerdns



etc/network/interfaces

# added by pppoeconf
auto eth0
iface eth0 inet manual
pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf
auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
provider dsl-provider

Offline duziteo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #346 Online: 20 de MAR?O de 2013, 07:35 »
Bom dia
Sou novo no forum e no ubuntu.

Formatei meu PC e instalei atraves de CD o ubuntu 10.04 sem qualquer problema. Quando tentei ligar a net (tenho net da MEO) não consegui nem por wireless nem por cabo. O meu pc é um asus recente. Sera que instalando a nova versão do ubuntu ja consigo?

Offline Arthur Bernardes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4.692
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #347 Online: 20 de MAR?O de 2013, 14:33 »
Amigo, o que faz com essa versão..? Tu deve gostar das pedras..! ;D

Instale a versão 12.04 que é LTS, recente e estável..!

==> http://releases.ubuntu.com/precise/ubuntu-12.04.2-desktop-i386.iso

Offline duziteo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #348 Online: 23 de MAR?O de 2013, 09:40 »
Obrigada pela dica. Resolveu meu problema!

Offline Wellington11

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 196
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #349 Online: 20 de Julho de 2013, 20:51 »
ATENÇÃO : A autenticação no Velox mudou, daí que editei esse tutorial, fazendo os ajustes necessários.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tantas dúvidas, tantos problemas, tantos palpites, tantas dicas... tudo espalhado por dezenas de milhares de posts...mas na verdade é mais fácil do que se supõe conectar na Internet usando ADSL.
O que se segue foi testado & aprovado com o Velox no Ubuntu 5.10 & 6.06, Kubuntu idem, Kanotix 2005.3, 2005.4 & 2006 Preview, MEPIS 6.0 e Kurumin 5.1 e 6.0 (Alphas variados, Betas 1 & 2 e Final). O Kalango 3.2 não precisou de nada disso. Por que? Porque usa um kernel mais antigo, o 2.6.11.

Notas :
1 - Usuários do Kubuntu precisam substituir todas as ocorrências de gedit por kate
2 - Você só precisa fazer isso uma vez; sempre que reiniciar o micro, você já estará automaticamente conectado.
3 - Como se pode ver, não há nada de pons e poffs....
4 - Ao invés de digitar os comandos e os textos abaixo, use sempre o Copiar & Colar, isto é, Ctrl + C & Ctrl + V, porque previne contra erros de digitação
4 - Uso o Velox, mas provavelmente vai funcionar com Speedy etc, pois o princípio é o mesmo.

Let's go:

1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfAnote o nome da placa encontrada pelo Concentrador de Acesso, pois você poderá precisar dela mais tarde. Se sua máquina tiver apenas uma placa, ela será sempre eth0, mas se houver mais de uma, o Concentrador poderá utilizar a eth1 ou eth2 etc.
Vá clicando em OK (ou Yes) e quando lhe for pedido seu login, digite-o neste formato: login@provedor. No meu caso, ficaria: jotabb@expresso.com, pois meu login é jotabb e meu provedor de acesso é o Expresso. Em seguida, ser-lhe-á pedida sua senha (password) no provedor. No meu caso, eu digitaria pinkFloyd17, pois esta é minha senha :). Note-se que antigamente esses campos eram preenchidos com seu DDD+telefone.
Continue clicando em OK (ou Yes) até o final.

2 - Abra seu navegador : se tudo correu bem, você já conseguirá navegar.

3 - Se nada acontecer e houver uma mensagem no canto inferior esquerdo dizendo "Localizando site (ou Looking up site)", feche o navegador, abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo route add default ppp0Esse comando fará com que a navegação seja feita pela placa virtual ppp0, e não pela sua placa física (não se preocupe, dá na mesma).

4- Reabra o navegador e veja se tudo está ok; se não estiver, rode novamente o pppoeconf, conforme explicado no passo 1. Se ainda assim a conexão não for estabelecida, reinicie o micro e refaça os passos 1, 2 e 3.

5 - Nada ainda? Muito bem, neste caso e nos casos em que você consegue navegar porém precisa rodar o pppoeconf cada vez que liga o micro, faça o seguinte:

5.1 - Abra um terminal e digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/network/interfacesSubstitua todo o texto do arquivo por este, respeitando os espaços e as linhas em branco; depois salve-o e feche-o:

# /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )


# The loopback interface
# automatically added when upgrading
auto lo
iface lo inet loopback


auto dsl-provider
iface dsl-provider inet ppp
     provider dsl-provider
# please do not modify the following line
     pre-up /sbin/ifconfig eth0 up # line maintained by pppoeconf



# added by pppoeconf
auto eth0
    iface eth0 inet manual


Obs: Se for seu caso, substitua todas as ocorrências (são 3) de eth0 por eth1, ou eth2, eth3 etc


5.2 - Ainda no terminal, digite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/ppp/peers/dsl-providerIgualmente, substitua todo o texto do arquivo por este; depois salve-o e feche-o: (obs: pode acontecer de esse arquivo estar vazio; nesse caso, você não vai substituir, vai incluir :))


# Minimalistic default options file for DSL/PPPoE connections
# /etc/ppp/peers/dsl-provider

noipdefault
defaultroute
replacedefaultroute
hide-password
#lcp-echo-interval 30
#lcp-echo-failure 4
noauth
persist
#mtu 1492
usepeerdns
plugin rp-pppoe.so eth0
user "login@provedor"


Obs :
1 - na penúltima linha, substitua eth0 por eth1 ou eth2, eth3 etc, se for o seu caso;
2 - na última linha, substitua login@provedor por...er... seu login em seu provedor, respeitando as aspas. Como já disse, no meu caso essa linha ficaria assim:
user "jotabb@expresso.com"


5.3 - Rode o pppoeconf ainda uma vez (provavelmente a última...)
Código: [Selecionar]
sudo pppoeconfVá clicando em OK (ou Yes) e forneça seu login & senha quando solicitado, no formato exposto no passo 1. Abra o navegador e...voilá!!!. Atenção: pode ser necessário reiniciar a máquina ainda uma vez :).


That's all, folks. Happy trails for you...
Cheers
[/quote
Aqui reconheceu tudo automaticamente!

Creto

  • Visitante
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #350 Online: 21 de Julho de 2013, 00:49 »
Que ressurreição hein?

Tem coisa muito mais atual rolando por ai companheiro...

T+

Offline Zer0c001

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: ADSL no Ubuntu/Kubuntu -> como proceder (ATUALIZADO)
« Resposta #351 Online: 22 de MAR?O de 2014, 12:16 »
Muito bom.
Parabéns pela iniciativa.
Best regards
Zer0c001