Autor Tópico: Fn + F5/6 (volume) trava teclado  (Lida 24295 vezes)

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Online: 20 de Fevereiro de 2009, 17:05 »
Olá, sou usuário do Ubuntu desde o Hardy Heron, hoje uso o Intrepid Ibex, e sempre tive esse problema, mas agora estou disposto a resolvê-lo e não consigo fazê-lo sozinho.

Tenho um notebook CCE NCL C2H4, e quando eu tento aumentar ou diminuir o volume o teclado trava como vou detalhar.

Se eu tento abaixar o volume, ele abaixa tudo de uma vez mesmo que eu tenha dado um leve toque, e aquele desenho do auto falante com o gráfico do volume fica piscando na tela muito tempo, depois disso, as letras do teclado não funcionam, só o CTRL+ALT+Backspace, quando eu reinicio o X tudo volta ao normal. A combinação Fn+F7/8 responsável pelo brilho funciona muito bem. Tudo funciona bem aqui, só me falta isso. Espero contar com a ajuda dos membros do fórum.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 18:19 por vfontanela »

Offline vfontanela

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #1 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 18:19 »
Mais uma informação que talvez possa ajudar, descobri que quando saio para o modo texto com Ctrl+Alt+F2, por exemplo, e volto para o modo gráfico, sem nem logar, o teclado volta a funcionar. Mas o volume, ainda, ou fica mudo de uma vez ou aumenta de uma vez.

Offline gontijobh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #2 Online: 04 de MAR?O de 2009, 20:07 »
Tenho um Kernex U50SA T2370 e tenho o mesmo problema.
E não foi so no Ubuntu não...
Varias distribuições, a única que não deu esse erro de travar o notebook foi o mandriva 2009 e assim mesmo porque aparentemente ele viram o erro e desabilitaram essa função.
Alguém (que saiba inglês) poderia fazer um favor, reportar esse bug, para galera do ubuntu arruma :)
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline caiomacedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #3 Online: 15 de Junho de 2010, 20:49 »
[Resolvido]

Cara... Penei para resolver este bug no meu laptop... Mas depois de várias idas e vindas em vários sites por aí a fora consegui.

O grande problema é que o comando do teclado não lê o release, ou seja, ele só lê o apertar mas não o soltar...

A solução é editar o arquivo 95-keyboard-force-release.rules, da seguinte maneira:

> sudo gedit /lib/udev/rules.d/95-keyboard-force-release.rules

Você ter que adicionar o nome do fabricante, o produto e a regra para o release, na forma:

ENV{DMI_VENDOR}=="OEM", ATTR{[dmi/id]product_name}=="I42IL1", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="Dell Inc.", ATTR{[dmi/id]product_name}=="Studio 1557|Studio 1558", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FUJITSU SIEMENS", ATTR{[dmi/id]product_name}=="AMILO Si 1848+u", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FOXCONN", ATTR{[dmi/id]product_name}=="QBOOK", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="MTC", ATTR{[dmi/id]product_version}=="A0", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"


No caso do meu cce, a primeira linha foi o que consertou o problema.

Pronto. Só não lembro se precisa reiniciar...

Ainda pode haver o problema do tipo do seu teclado não ter os valores do release do arquivo common-volume-keys. Se isto acontecer, você terá que criar um arquivo, do tipo common-volume-keys, contendo os códigos com os release. Mais informações podem ser obtidas no arquivo README.keymap, que pode ser encontrado no diretório /usr/share/doc/udev/ (No próprio Ubuntu 10.04 tinha como resolver este problema!! Que legal! :D)

Espero que ajude...

Offline malvescardoso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Linux... Para quem não tem preguiça de aprender!
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #4 Online: 16 de Junho de 2010, 08:03 »
Uma "solução técnica temporária" (leia-se: gambiarra! ;D) para casos como esse, é ir em Sistema/Preferências/Atalhos de Teclado e substituir os atalhos padrão. Eu, por exemplo, para não complicar, apenas troco o "Fn" por "Ctrl". Assim, a combinação, que antes era Fn+F6, por exemplo, fica Ctrl+F6.

Fiquem com Deus.
:: Acima de tudo, Deus! ::

Offline cmr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #5 Online: 26 de Junho de 2013, 21:44 »
[Resolvido]

Cara... Penei para resolver este bug no meu laptop... Mas depois de várias idas e vindas em vários sites por aí a fora consegui.

O grande problema é que o comando do teclado não lê o release, ou seja, ele só lê o apertar mas não o soltar...

A solução é editar o arquivo 95-keyboard-force-release.rules, da seguinte maneira:

> sudo gedit /lib/udev/rules.d/95-keyboard-force-release.rules

Você ter que adicionar o nome do fabricante, o produto e a regra para o release, na forma:

ENV{DMI_VENDOR}=="OEM", ATTR{[dmi/id]product_name}=="I42IL1", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="Dell Inc.", ATTR{[dmi/id]product_name}=="Studio 1557|Studio 1558", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FUJITSU SIEMENS", ATTR{[dmi/id]product_name}=="AMILO Si 1848+u", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FOXCONN", ATTR{[dmi/id]product_name}=="QBOOK", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="MTC", ATTR{[dmi/id]product_version}=="A0", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"


No caso do meu cce, a primeira linha foi o que consertou o problema.

Pronto. Só não lembro se precisa reiniciar...

Ainda pode haver o problema do tipo do seu teclado não ter os valores do release do arquivo common-volume-keys. Se isto acontecer, você terá que criar um arquivo, do tipo common-volume-keys, contendo os códigos com os release. Mais informações podem ser obtidas no arquivo README.keymap, que pode ser encontrado no diretório /usr/share/doc/udev/ (No próprio Ubuntu 10.04 tinha como resolver este problema!! Que legal! :D)

Espero que ajude...



Muito obrigado!!!  Aqui funcionou, notebook CCE NXK-73C porém ficou assim:

 
ENV{DMI_VENDOR}=="OEM",  RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"


ou seja, sem o "ATTR{[dmi/id]product_name}=="I42IL1"", pois o product_name está vazio no meu caso.

Para saber qual vendor e qual product_name faça:

 cat /sys/class/dmi/id/sys_vendor
 cat /sys/class/dmi/id/product_name

Se o product_name estiver vazio, como no meu caso, basta omitir o trecho ATTR{[dmi/id]product_name} da linha.




 




Offline glessim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #6 Online: 13 de Novembro de 2013, 12:09 »
Olá amigos sou novo aqui e tenho um CCE ILP332, fiz o procedimento e parou de funcionar as combinações com a tecla function...
Alguém pode me ajudar??
Obs.: Encontrei o arquivo common-volume-keys mas não tinha a opção de Vendor=OEM... nem o produto que I42LI, se não me engano.

Offline DiegoCavalo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Fn + F5/6 (volume) trava teclado
« Resposta #7 Online: 10 de Maio de 2014, 21:09 »
[Resolvido]

Cara... Penei para resolver este bug no meu laptop... Mas depois de várias idas e vindas em vários sites por aí a fora consegui.

O grande problema é que o comando do teclado não lê o release, ou seja, ele só lê o apertar mas não o soltar...

A solução é editar o arquivo 95-keyboard-force-release.rules, da seguinte maneira:

> sudo gedit /lib/udev/rules.d/95-keyboard-force-release.rules

Você ter que adicionar o nome do fabricante, o produto e a regra para o release, na forma:

ENV{DMI_VENDOR}=="OEM", ATTR{[dmi/id]product_name}=="I42IL1", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="Dell Inc.", ATTR{[dmi/id]product_name}=="Studio 1557|Studio 1558", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FUJITSU SIEMENS", ATTR{[dmi/id]product_name}=="AMILO Si 1848+u", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="FOXCONN", ATTR{[dmi/id]product_name}=="QBOOK", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"

ENV{DMI_VENDOR}=="MTC", ATTR{[dmi/id]product_version}=="A0", RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"


No caso do meu cce, a primeira linha foi o que consertou o problema.

Pronto. Só não lembro se precisa reiniciar...

Ainda pode haver o problema do tipo do seu teclado não ter os valores do release do arquivo common-volume-keys. Se isto acontecer, você terá que criar um arquivo, do tipo common-volume-keys, contendo os códigos com os release. Mais informações podem ser obtidas no arquivo README.keymap, que pode ser encontrado no diretório /usr/share/doc/udev/ (No próprio Ubuntu 10.04 tinha como resolver este problema!! Que legal! :D)

Espero que ajude...



Muito obrigado!!!  Aqui funcionou, notebook CCE NXK-73C porém ficou assim:

 
ENV{DMI_VENDOR}=="OEM",  RUN+="keyboard-force-release.sh $devpath common-volume-keys"


ou seja, sem o "ATTR{[dmi/id]product_name}=="I42IL1"", pois o product_name está vazio no meu caso.

Para saber qual vendor e qual product_name faça:

 cat /sys/class/dmi/id/sys_vendor
 cat /sys/class/dmi/id/product_name

Se o product_name estiver vazio, como no meu caso, basta omitir o trecho ATTR{[dmi/id]product_name} da linha.




 





Boa noite pessoal. Estou tendo um problema semelhante com este citado. Quando teclo Fn+F4 para habilitar o wireless, se eu nao fizer isto num determinado exato momento o sistema para. Usando o comando xev verifiquei que o conjunto Fn+F4 nao é mapeado pela bios, ou seja, nada aparece ao apertar Fn+F4 no terminal, logo nao consigo mapear qual o valor para este conjunto de teclas. Alguma ideia de como resolver isto? No setup da bios não encontrei nenhuma opção para ativar teclas de funçao(obs: ela funciona para a tecla de volume por exemplo Fn+F9, Fn+F10). Para a tecla de camera, tambem nao pode ser mapeada pelo xev, porem funciona normalmente.
Obrigado.