Autor Tópico: programar em C pelo proprio terminal  (Lida 10300 vezes)

Offline linux jr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
programar em C pelo proprio terminal
« Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:19 »
Olá pessoal, eu queria saber se é possivel programar em C pelo proprio terminal do linux sem que eu precise instalar nenhum aplicativo, possuo instalado o ubuntu 6.06.
obrigado!

Obs: É possivel programar em outras linguagens no terminal?

Offline tjsneves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 10:53 »
pelo gedit deve dar e so criar um ficheiro vazio escrever o programa gravar com formato programa.c e depois ir a linha de comandos e compilares o ficheiro usando gcc e o nome do ficheiro ou seja neste caso programa.c ele vai criar um ficheiro ex:a.out.
depois e so usar /.a.out. isto sempre na directoria onde esta o ficheiro.

Offline linux jr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 13:56 »
sim tjsneves, mais como eu sou iniciante voce poderia me explicar passo a passo? aonde eu escrevo o programa, aonde eu compilo e como eu faço isso? como uso o gcc e como faço isso?
muito obrigado!

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 14:24 »
Recomendo o nano, basta digitar no terminal: nano nome-do-programa.c

E assim começar a programar, depois Salve-o com Ctrol + O e Feche-o com Ctrol + X. O Nano também possui suporte a coloração da sintaxe para diversas linguagens, para isto veja este artigo: http://wiki.forumdebian.com.br/index.php/Nano

O uso do nano é simples, possui legenda de seus principais comandos (todos combinando a tecla Ctrol mais uma letra do alfabeto).
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Offline tjsneves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #4 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 18:01 »
esse metodo nao conheço mas vou experimentar...mas de outra maneira também e simples e so ir ao ambiente de trabalho por exemplo e criar ai um ficheiro de texto e grava com o nome por exemplo Hello.c(tem de acabar sempre em .c).escreve o programa la dentro e fecha e guarde.depois vai ao terminal e escreve gcc Hello.c -o Hello(depende da directoria onde se encontra o programa,neste caso penso que seja assim senao mude a directoria) depois no terminal e so colocar /.Hello (n sei se e assim ou se é /.Hello.out experimenta das duas maneiras).e pronto assim certamente vais ter o resultado do que o programa faz.espero k tenhas entendido é que eu tambem sou um iniciante em ubuntu portanto posso faxer erros.

cumps 

Offline felipeborges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 651
    • Ver perfil
    • felipe@borges:~# Liberdade não tem Preço!
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #5 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 19:41 »
esse metodo nao conheço mas vou experimentar...mas de outra maneira também e simples e so ir ao ambiente de trabalho por exemplo e criar ai um ficheiro de texto e grava com o nome por exemplo Hello.c(tem de acabar sempre em .c).escreve o programa la dentro e fecha e guarde.depois vai ao terminal e escreve gcc Hello.c -o Hello(depende da directoria onde se encontra o programa,neste caso penso que seja assim senao mude a directoria) depois no terminal e so colocar /.Hello (n sei se e assim ou se é /.Hello.out experimenta das duas maneiras).e pronto assim certamente vais ter o resultado do que o programa faz.espero k tenhas entendido é que eu tambem sou um iniciante em ubuntu portanto posso faxer erros.

cumps 

Neste método estas compilando no Terminal, mas o Linux Jr deseja é digitar o programa no terminal e compila-lo ali mesmo. Tudo no Terminal!  ;)
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Darcamo

  • Visitante
Re: programar em C pelo proprio terminal
« Resposta #6 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 21:04 »
Para escrever o programa você pode usar qualquer editor de texto que rode sem interface gráfica, como o editor nano que foi sugerido.

Para compilar é só usar o gcc/g++ mas pode ser bem trabalhoso digitar o comando de compilação cada vez que fizer uma pequena modificação. Sugiro criar um Makefile. Assim apenas rodando o comando "make" você compila seu programa (inclusive se for composto de vários arquivos).

Aqui tem um pequeno tutorial sobre como criar um Makefile
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21155.0.html