Autor Tópico: Windows, Linux e, MacOS  (Lida 3072 vezes)

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Windows, Linux e, MacOS
« Online: 14 de Fevereiro de 2009, 18:20 »
O Windows (DOS) teve início em 1981, o Linux em 1991 e o MAc OS em 1994.
De cara dá pra ver que o Windows tem muito mais chão, o que é muito significativo se levarmos em conta o que está acontecendo hoje.
Só pra dar um exemplo : o fdisk do Windows (pelo DOS e, pra quem sabe o que estou falando) era o ponto básico para que vc tivesse seu HD nas mãos.
Quero dizer com isso : se vc não sabe como trabalhar o HD tá tudo perdido.
O Linux também tem o gparted que segue a mesma linha.
Ultimamente tentei instalar o MACOS no meu PC...isso é possível sim.
Gente, que coisa impressionante...baixei o DVD de 4,5 GB.
Gravei a imagem ISO e, coloquei no drive de DVD para dar boot.
A instalação continuou até a hora do particionamento (como não sou macaco novo, não me preocupei) aí mostrava todo os meus dois HDs e o que tinha neles.
As opções de  uso das partiçoes e formatação são muito confusas, motivo pelo qual resolvi voltar ao Ubuntu e deixar uma partição liberada  para a instalação.
Pois bem, voltei à instalação do MAC e na hora do particionamento mandei formatar a partição liberada, o que demorou mais ou menos 49 minutos (nunca vi isso antes) e não me deu deu a opção de instalação (na verdade não formatou p### nenhuma ou, melhor, passou a minha NTFS para FAT32).
Um sistema operacional que não sabe manipular o HD e que não tem um programa para trabalhar as suas partições de cara já não inspira confiança (na verdade o Ubuntu é o único  que faz isso muito bem e fiquei mal acostumado mas, nenhum outro SO (as distros Linux só conhecem o Windows) se preocupa com isso.
O WIndows não quer nem saber se existe outro sistema operacional na sua máquina e o MAC OS não sabe ainda nem separar uma partição para se instalar.
Mas, uma coisa é certa, se o MAC já tá liberando para instalar em PC e o Windows tá perdendo terreno, pode ser que muito breve a concorrência seja baseada realmente no melhor para cada usuário e não no que existe hoje.



« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 23:30 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Windows, Linux e, MacOS
« Resposta #1 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:40 »
Desculpe, mas tenho que te dizer umas coisa:

A Apple tem mais experiência que a Microsoft.

O Macintosh, da Apple, começou a ser comercializado em 1984, mas já tinha alguns anos de desenvolvimento e uma interface gráfica que não dependia do terminal para nada.

O MacOS X jamais será licenciado para rodar em computadores que não sejam os da Apple, se você conseguiu instalar, é porque o sistema foi hackeado para permitir tal instalação.

Justamente pelo fato do MacOS ser atrelado ao Hardware da Apple que ele não precisa de um particionador avançado, pois ele será instalado apenas num computador da Apple.

A Microsoft tem investido muitos milhões para tornar seu sistema bom e seguro. Não enxergar isso é não querer ver a realidade. Não é só pq o Windows não é Unix que ele será inseguro. Como eu sempre digo, o maior problema está no fato de que as pessoas usam o Windows em contas de administrador, mas se fosse diferente, como no Linux, os usuários iriam reclamar, como reclamaram do UAC do Vista, que reforça e muito a segurança. Então o problema do Windows não é o Windows, mas seus usuários. Sobre isso há um artigo interessante no Baboo

Eu não defendo sistema operacional algum, eu uso Windows, gosto do Ubuntu, já usei OpenSolaris e gostaria de experimentar o MacOS.

O que eu defendo é que escolham e avaliem qualquer software pela qualidade, e não pela licença nem por preconceito

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Windows, Linux e, MacOS
« Resposta #2 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 19:40 »
O OSX não está liberado para instalação em PC comum.

O que está acontecendo é a quebra da licença da Apple com hacks que permitem instalar o OSX em hardware não fabricado/distribuído por ela.

E se o OSX que vc baixou é um desses "hackintosh" (o nome diz tudo), não culpe a Apple.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Windows, Linux e, MacOS
« Resposta #3 Online: 14 de Fevereiro de 2009, 22:50 »
Seria interessante se a Apple disponibilizasse o seu SO para PC, também.
Ou pelo menos ter um Macintosh a um preço mais acessível.
Nada mais democrático e anti protecionista. Eu ainda acredito que isso possa acontecer.
Eu sei que o que instalei não é legal mas, foi apenas pelo interesse de conhecer e pelo que vi devo dizer que não gostei.
Se algum dia o Macintosh baixar o preço a um nível decente pode ser que eu mude de idéia e realmente conheça o verdadeiro MAC que muitos defendem.
A própria MS já lançou o Windows 7 (versão beta para teste - o Vista foi um total fiasco) e pelo visto já tá com outra filosofia.
Mesmo assim o Windows 7 não é nada muito diferente do Vista (já experimentei também) mas como é muito mais leve é provável que continue na frente de todos.
Eu só fico decepcionado por que o Linux que é muito bom, é grátis, não avança nessa disputa (me parece que o único jeito é deixar de ser grátis).
As pessoas preferem Windows pirata com todos os programas piratas.
E agora com com o MAC pirata é que eu quero ver no que vai dar.
Eu ainda prefiro continuar com o Ubuntu e sua filosofia ou, procurar outra se ela mudar (para o exemplo da MS e Apple).
E, uma breve lembrança para as pessoas que não conhecem informática, o sistema é binário (é só zero e um) mas, por incrível que possa parecer dentro disso, tudo é possível inclusive vc ter a sua conta bancária violada e seu saldo zerado.
Por isso usem Linux...é muito mais seguro (pelo menos por enquanto...hehehe!!!).
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2009, 23:06 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog