Autor Tópico: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!  (Lida 4282 vezes)

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Online: 13 de Fevereiro de 2009, 19:27 »
descobrir isso por acaso e m senti na obrigação de compartilhar com os leitores deste  fórum

é um dois em um

claro que a maioria sabe ativar a conta de root

Código: [Selecionar]
sudo passwd
 
essa senha não tem limitação de caracteres


primeiro por ser apenas eu que uso o computador nunca vi  necessidade de uma senha muito longa . porem o ubuntu no momento da instalação nos limita a no minimo 4 caracteres e se mudarmos nossa senha apos instalado o minimo sobre para 6 algo um tanto quanto chato para se digitar todas as vezes que é necessário  instalar algo ou alguma tarefa administrativa .


agora para fazer o msm com sua conta pegue o nome dela aquela que tu digita no login  exemplo rafael
 
 
Código: [Selecionar]
sudo passwd rafael

isso também pode ser usado para recuperar mudar  a senha de qualquer conta


esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #1 Online: 13 de Fevereiro de 2009, 21:57 »
Eu já não gosto de habilitar a senha do root, pois é uma quebra de segurança, ai agora ensinam como criar senhas pequenas.

Depois acontece algo de errado no PC e vem falar que o Linux não é seguro.

Nenhum sistema é seguro se o usuário não quiser, e a cada vez que "facilitam" mais a vida de vocês estão facilitando mais ainda a vida de alguém que quer quebrar sua senha, invadir seu PC, pegar dados pessoais, instalar algo indevido, etc, etc, etc.

Para ter idéia façam o teste, alterem a senha de vocês para "passw0rd", "amor", "Deus" (para ficar só nestas), e procurem na net programas para quebrar a senha e vão ver o quanto ele demora para fazê-lo...

Acho que uma das grandes vantagens do Linux é segurança, e quanto mais estudamos sobre o tema mais descobrimos que é algo utópico, então é importante (infelizmente) estar sempre preocupado com isto, porque se não fosse nenhum usuário windows usaria antivírus, e "anti" mais um monte de coisas.

Putz minha senha tem 16 caracteres, tendo números, letras minúsculas e maiúsculas misturadas, não habilito a senha do root e sempre mudo minha senha, e tem usuário que pensa que ter uma senha com 4 caracteres ou menos é uma boa. Que dica!
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 16:46 »
kra o objetivo não eh segurança , claro que uma senha longa da mais segurança  porem aqui eu suponho a ocasião (que é a minha) dual-boot o ubuntu com senha no grub  ou seja só eu tenho acesso  ao linux  os outro usuários nem sabem da existência do linux ,então pra que ficar com uma senha de 16 caracteres se somente eu que uso ? pra qualquer tarefa administrativa torna-se mais pratico entendeu ? o objetivo é praticidade!!!!!


alem de não ser obrigatorio o uso
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #3 Online: 17 de Fevereiro de 2009, 17:53 »
kra o objetivo não eh segurança , claro que uma senha longa da mais segurança  porem aqui eu suponho a ocasião (que é a minha) dual-boot o ubuntu com senha no grub  ou seja só eu tenho acesso  ao linux  os outro usuários nem sabem da existência do linux ,então pra que ficar com uma senha de 16 caracteres se somente eu que uso ? pra qualquer tarefa administrativa torna-se mais pratico entendeu ? o objetivo é praticidade!!!!!


alem de não ser obrigatorio o uso

Para mim ao criar um tópico assim você tem que falar também das conseqüências, pois se você tem uma senha no GRUB e só você tem acesso a ele não quer dizer que todos são assim.

Ai um desavisado, e que é iniciante,  pega sua dica e acha legal, faz o que você descreve e tem problemas na frente (porque leu a parte da praticidade mas não os prováveis "possíveis efeitos colateriais" - que ele não conhece).

Com isso adivinha de quem é o problema? O problema não é a dica, e sim o "Linux que não presta e não é seguro".

Entende o que quero dizer?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #4 Online: 20 de Fevereiro de 2009, 22:50 »
Geleka, só vc usa o linux, no micro só existe o seu usuário, ótimo, espero também que seu linux não acesse a internet e nem esteja numa rede, ou seja, que seu micro esteja isolado do mundo, sem placa de rede, sem nada, do contrário, você esta chamando, você esta pedindo, você esta procurando.

Utilizo uma senha de 14 dígitos, com letras (Algumas Maiúsculas), números e símbolos e assim como você, só eu uso o meu micro, mas faço isso por que já invadiram meu micro, assim como já invadi muitos outros pela web apenas para fazer bot de irc e colocar filmes para downloads, fossem os sistemas windows, linux, unix... (Freebsd era uma mãe de braços abertos).
 
Lembro de um fulano que, ao invadir sistema da microsoft, limpava o servidor, mas deixava o sistema de pé só para que as pessoas do outro lado pudessem ver o papel de parede de um travesti nú com o membro de elefante dele e a mensagem dizendo "violei o selinho do seu sistema".
Engraçado né! na verdade não, é besteira, idiotismo puro, e não falta idiotas desses na web.
PENSEM NISSO AO SEGUIR ESSA DICA E DEIXAR A SENHA DO USUÁRIO COM TRÊS DÍGITOS, MELHOR, DEIXEM "123" COMO SENHA E, PRA ENCERRAR, AO HABILITAR O ROOT, DEIXEM ELE COM A SENHA "123" TAMBÉM, e se um dia, ao chegar em casa ou no trabalho e ligar o computador, deparando-se com um travesti nú em sua tela, saibam que eu não tive nada a ver com isso, pois eu jamais danifiquei um sistema e nem tenho culpa se estavam apaixonados e definiram "amor" como senha do sistema.

Concordo com o clcampos, isso pra mim não é dica, não considero nem como algo que valha a pena saber.
Sempre achei que sistema nenhum  deveria aceitar senha menor que 8 dígitos, mas fazer o que.
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 22:57 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #5 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 05:47 »
raidicar, tu deu um bom exemplo de realidade. Espero que antes de algum iniciante siga a "dica", leia todo o tópico.

Offline geleka

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 60
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #6 Online: 21 de Fevereiro de 2009, 23:11 »
 acredito que o firewall + linux são bem seguros  ,  pow eu nunca fui invadido e minha senha eh "a"   desafio aos usuario  que me provem o contrario!!!!




se eh tão facil invadir dps deixem um tutorial 
esse jogo eh soda!!!!\\/\\/\\/\\/\\/\\/\\/

Editado pela moderação

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: Tenha uma senha do tamanho que quiser!!!
« Resposta #7 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 05:27 »
Bom, geleka, para não criar discussão interminavel nesse post, essa é minha ultima mensagem nele. Visto que temos visões diferentes.

Você pergunta se é facil invadir, a resposta é sim. Você diz que nunca foi invadido, assim como milhões não foram, utilizem eles Windows, Linux ou Mac, e  talvez nunca o sejam, pelo menos não todos. Mas milhões de outras foram invadidas, independente do sistema que elas usam.
Você fala como se hackers, crackers, etc... Fossem uma lenda, que não existem, como se fossem histórias criadas para que as pessoas passassem a gastar com segurança, como se fosse uma história americana.

A telefônica já foi invadida, a um tempo atrás, São Paulo ficou quase uma semana sem serviços de internet da telefônica. Assim como o Google já caiu, IBM, at&t e etc.
A Rede Globo de televisão já foi invadida, A UOL já caiu por causa da invasão de um hacker.
ACREDITEM, TODAS ESSAS EMPRESAS, ALGUMAS MULTINACIONAIS, TEM SISTEMAS MUITO MAIS SEGURO DO QUE UM LINUX E UM FIREWALL QUE MAL É CONFIGURADO.

Se você quer um tutorial de como invadir, de mim é que não vai ter, e pode falar o que quiser aqui no fórum que você não vai adquirir nada de ninguém, nem aqui e nem em qualquer lugar da internet, não se pode solicitar um tutorial de como cometer um crime. Acha que algum criminoso vai correr riscos de ter problemas com a justiça por auxiliar um desconhecido, pela internet, a como cometer um crime?

Quer que lhe provem o contrario, entre em pelo menos um desses links abaixo e leia e veja, espero que isso lhe prove do contrario, como voce citou acima.

Esse é de um hacker de 19 anos.
http://imasters.uol.com.br/noticia/1667/seguranca/hacker_brasileiro_e_condenado_por_invadir_sites_de_bancos/

Esse é um vídeo de um pateta se divertindo no trânsito.
http://www.youtube.com/watch?v=32JgSJYpL8o&feature=related

Esse é de um hacker que invadiu o pentagono, a nasa, a marinha norte americana e só deus sabe la maios o que.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3450672-EI4805,00.html
Fazer o que se o pentagono não usa linux e um firewall, o firestarter ou umas regrinhas de iptables teriam impedido isso.
Desculpe a irônia, não resisti, estamos falando do PENTAGONO, NASA..., sendo assim, por que facilitar com uma senha de 1 digito?
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2009, 06:16 por raidicar »
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.